Timo Juohki: O Super-Agente do WRC, Sr. 50%
No futebol é Jorge Mendes, nos ralis, é finlandês, chama-se Timo Juohki, e cobra 50% dos salários dos ‘seus’ pilotos. O mercado é bem mais pequeno, e calmo, mas…
Não é nada habitual, mas desta feita Timo Juohki deu uma entrevista à agência estónia, Delfi, onde fez revelações muito interessantes e que ajudam a explicar muito do que se passa nos ralis. Há muito que Timo Juohki faz a gestão de carreira de pilotos de ralis, e o seu trabalho tem uma particularidade. Só ganha dinheiro se tiver sucesso, mas quando o tem cobra… 50%.
Explicando melhor, Jouhki cobra 50% do valor que os seus pilotos ganham quando chegam a uma equipa oficial do Mundial de Ralis, mas se não conseguir colocar os seus pilotos aí… não ganha nada. Se os pilotos não progredirem, seja qual for a razão, o seu investimento neles é perdido.
Talvez por isso, escolhe muito bem com quem trabalha: “Pilotos talentosos há em todo o lado, França, Espanha, Grã-Bretanha, mas outra coisa completamente é eles desenvolverem-se. Por isso escolho com quem trabalho”, disse.
Falando um pouco dos seu pilotos, deixou claro que Kalle Rovanpera estará numa equipa oficial do WRC quando tiver 20 anos (neste momento tem 17 anos e 10 meses, faz 18 a 1 de outubro). Portanto, se for levado à letra, Rovanpera ascende a uma equipa oficial em 2021. Será?
Timo Juohki revelou ainda que ‘descobriu’ Ott Tanak ainda no Pirelli Star Driver, e lamenta ter perdido a hipótese de trabalhar com Thierry Neuville, oportunidade que surgiu quando ainda estava com Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala, ao mesmo tempo. Revelou ainda considerar que as hipóteses de Latvala ser Campeão se esfumaram devido à questão mental, que há muito se sabe, atrapalha Latvala: Coloca demasiada pressão em si próprio, criando as condições… para falhar. Disse ainda que Hirvonen perdeu a hipótese de ser Campeão do Mundo de Ralis porque Malcolm Wilson, ao contrário do seu colega da Citroen, não estabeleceu ordens de equipa no Rali da Sardenha de 2009, quando Latvala venceu na frente de Hirvonen.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI