10h de Suzuka: festa dos GT´s na terra do sol nascente
Depois das 24h de Spa, o Intercontinental GT Challenge regressa às pistas, em mais um grande palco do automobilismo mundial… Suzuka.
A pista da Honda tem sido palco de uma das melhores provas de endurance, os 1000Km de Suzuka. Nomes como Henri Pescarolo (1981), Derek Warwick (1992), Yannick Dalmas (1992), JJ Lehto (1996), Benoît Tréluyer (2006), André Lotterer (2007), Loïc Duval (2011), Alessandro Nannini (1997), Mark Webber, Bernd Schneider (1998) e André Couto (2005) ficaram na história da prova que se realiza desde os anos 60.
Este ano a SRO de Stéphane Ratel, que continua a dominar cada vez mais a cena GT3, incluiu a prova japonesa na sua competição internacional, dando-lhe agora o formato de 10h. E tal como nas 24h de Spa, são muitos os grandes nomes que estarão presentes em pista.
Serão 35 máquinas em pista, 17 das quais competirão no IGTC, juntamente com os carros dos JAF-GT300 japoneses. No IGTC teremos Audi, Mercedes, Porsche, Bentley, McLaren na luta pelos pontos de um campeonato liderado pela Audi.
A marca de Ingolstadt terá três máquinas em sua representação nesta competição que não contará com o actual líder do campeonato Robin Frijns, que estará no DTM em Misano, Ainda assim teremos nomes como Christopher Haase, Markus Winkelhock, Kelvin van der Linde, Frederic Vervisch Dries Vanthoor e Christopher Mies.
Na Mercedes serão quatro os carros que poderão marcar pontos pelos flechas de prata. Álvaro Parente é o nosso óbvio destaque no #43, que contará com um novo colega de equipa Lewis Williamson, numa reorganização da Strakka que terá duas máquinas na categoria Pro. Maxi Buhk trocou o #43 pelo #44 e terá a companhia de Adrien Tambay e Oliver Rowland. Kamui Kobayashi também estará presente, tal como Rafaelle Marciello, Tristan Vautier e Maro Engel, entre outros.
A Porsche também colocará 4 máquinas em disputa no IGTC com Romain Dumas, Dirk Werner, Frederic Makowiecki. Mathieu Jaminet (em estreia), Laurens Vanthoor, Kevin Estre e Earl Bamber na lista dos mais notáveis. A McLaren traz o #59 para a pista com a tripulação do costume tal como a Bentley que traz as duas habituais máquinas.
Lista de inscritos IGTC aqui
De salientar também a presença da Nissan com o novo GT-R, da Honda com uma aposta 100% caseira mas com homens experimentados do GT500 e com qualidade para vencer, e a Lamborghini que não será representada pela Grasser Racing Team uma das equipas mais fortes da actualidade mas sim pela Team JLOC.
Lista de entrada completa aqui
Horários:
24 Agosto
5:50 – 7:50: TL 1
10:30 – 12:00: TL 2
25 Agosto
5:00 – 5:15: Qualifying 1
5:30 – 5:45: Qualifying 2
6:00 – 6:15: Qualifying 3
6:45 – 7:00: Pole Shootout
26 Agosto
00:00 – 00:20: Warm-up
2:00 – 12:00: Corrida
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI