VW com dificuldades face ao WLTP

Por a 3 Agosto 2018 15:49

A verdadeira sangria que o departamento de engenharia da Volkswagen, desde o Dieselgate, espoletado em setembro de 2015. Os custos desse escândalo foram elevados e por isso a VW não preencheu, de forma célere, as vagas criadas o que agora está a funcionar como o tiro que sai pela culatra.

A marca já anunciou que a falta de massa cinzenta no seu departamento de pesquisa e desenvolvimento está a emperrar os seus esforços para fazer os seus carros cumprirem as novas regras de homologação em ciclo WLTP. As alterações necessárias obrigam a muito trabalho e poderá obrigar ao fecho das fábricas de Wolfsburg cerca de 1 a 2 dias por semana, para que recursos humanos sejam desviados para a resolução deste problema. Contas feitas pela Volkswagen, podem ser mais de um quarto de milhão de unidades a serem atrasadas para poderem cumprir as normas WLTP.

Markus Dussmann, ex-BMW

“A qualidade de engenharia no desenvolvimento dos motores foi perdida” referiu Herbert Diess, o CEO da Volkswagen, ao explicar que fazer os motores serem homologados pelo protocolo WLTP é, agora, muito mais complicado, leva mais tempo e isso está a perturbar o funcionamento da VW. Foi por isso mesmo que a marca de Wolfsburg recrutou, na BMW, Markus Duesmann (ex-reponsável pelo desenvolvimento de motores na marca bávara) para que o problema fosse mitigado, mas a verdade é que em Wolfsburg estão a ser encontrados estrangulamentos nos processos de homologação que, dificilmente, estarão homologados até setembro.

“Os impactos desta situação na capacidade de utilização das nossas fábricas, levam-nos a fechar durante alguns dias a produção. Uma coisa é evidente: será uma tarefa titânica para cumprir nesta segunda fase do ano” disparou Diess, no cargo de CEO da VW desde abril deste ano. E acrescentou, na conferência de imprensa que decorreu na passada quarta feira, para discutir os resultados do segundo trimestre do ano, que a mudança do NEDC para o WLTP coloca “o volume de vendas e os lucros da Volkswagen no maior risco de que há memória.”

Convirá recordar que a aceleração da introdução do protocolo WLTP foi provocada pelo Dieselgate da Volkswagen nos EUA. E que esta situação acabou por prejudicar toda a indústria, já que a VW poderá gastar mais de um milhão de euros para conseguir homologar os seus modelos (disse Frank Witter, o responsável das finanças da VW) e a Daimler e a Valeo já alteraram as suas previsões para o final do ano fiscal, devido à introdução do WLTP.

Lembramos que os custos do Dieselgate continuam a ser pesados nas contas da Volkswagen que, passados três anos, ascendem já a 27,4 mil milhões de euros e ainda este ano, no segundo trimestre, “roubou” 1,6 mil milhões de euros aos lucros para aprovisionar multas e custas legais de vários processos ainda a decorrer. É verdade que um aumento de vendas de 5,5% ajudaram o grupo VW a subir o lucro operacional no segundo trimestre para 5,58 mil milhões de euros, um bom ganho face aos 4,55 mil milhões de euros de 2017. Depois terá de ser acomodado o tal valor para aprovisionar as multas e custas de processos e, desta forma, o lucro acaba por cair para os 3,95 mil milhões de euros.

Apesar de não alterar a perspetiva de lucro operacional entre 6,5 e 7,5 por cento, a Volkswagen alerta para a dificuldade de atingir todas as metas financeiras propostas no inicio do ano fiscal.

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