WRC, Rali da Finlândia, PE11: Tanak 5.8s na frente de Ostberg…

Por a 27 Julho 2018 19:51

Com Martin Holmes

Neste rali, Sébastien Ogier (Ford) e Thierry Neuville (Hyundai) só surgiram no top 3 dos troços na super especial de Harju, num dia em que ambos sofreram muito com a ordem de partida. Num Rali da Finlândia com o piso mais seco do que há memória, andar na frente foi ainda mais penalizador, mas Ogier encontrou melhor antídoto que Neuville, pois enquanto o francês é sexto a 58.9s da frente, o belga é apenas 10º a quase dois minutos. Arrisca-se a perder uma boa maquia de pontos para Ogier caso não tenha um dia bem diferente amanhã. É que Ogier pode perfeitamente chegar bem mais à frente e nesse aspeto Neuville está bem mais ‘apertado’…

Na frente do rali está Ott Tanak (Toyota), 5.8s na frente de Mads Ostberg (Citroën), com Jari-Matti Latvala (Toyota) já a 23.1s. 13.3s mais atrás roda Hayden Paddon (Hyundai) com Teemu Suninen a cair para o quinto posto, ficando à mercê de Ogier.

Em condições normais, o trio que vai lutar na frente está encontrado, mas este rali ainda pode dar muita volta, sendo por isso bem mais prudente esperar pelo meio do dia de amanhã para se perceber a tendência. Mads Ostberg ficou sem pneus e por isso teve que diminuir o ritmo, mas amanhã volta tudo à estaca zero e o piloto da Citroën nada tem a perder. Nem Tanak, por isso, talvez voltem à mesma luta de hoje. Os adeptos agradecem…

Filme do Rali

O único drama da super especial de ontem sucedeu quando Ogier danificou uma roda num passeio. Tanak ficou 0.7s na frente de Neuville com Ogier em 3º.

Todos as 67 equipas recomeçaram o rali na manhã de hoje, as estradas estavam secas como nunca, pois não é habitual temperaturas tão altas na Finlândia, mesmo sendo em julho.

Ott Tanak começou o dia ao ataque, e esteve bem mais competitivo que os dois pilotos à sua frente na estrada, Thierry Neuville e Sebastien Ogier. O primeiro drama sofreu-o Craig Breen, que furou, depois de bater numa rocha. O vencedor do ano passado, Esapekka Lappi perdeu tempo ao deixar o motor do Toyota Yaris WRC calar-se

Mads Ostberg forçou o andamento, mostrando que os tempos do shakedown não surgiram por acaso, e colocou-se em segundos atrás de Tanak.

O primeiro melhor finlandês foi Teemu Suninen, Osterg foi forçando o andamento até que na PE4 passou Tanak. Latvala foi melhorando com o passar dos troços e chegou ao terceiro lugar. Na PE4, Neuville queixava-se que o carro “não se porta como devia” e depois, o drama afetou Andreas Mikkelsen, que ouviu mal uma nota e capotou, perdendo três minutos.

Na última especial antes da assistência, Neuville fez um pião, Suninen teve uma saída de estrada e quase lá ficava. Teve sorte e voltou à estrada sem grandes danos, mas com muita vegetação agarrada ao Ford.

Nesta altura, Tanak rodava 1.1s na frente de Ostberg. 11º na estrada, Hayden Paddon chegou ao quarto posto, o melhor dos Hyundai. Elfyn Evans era o melhor Ford em sexto, três segundos na frente de Ogier.

De tarde, com seis troços pela frente, assistiu-se a uma luta intensa pela liderança entre Tanak e Ostberg. No final da manhã, estavam separados por 1.1 segundos, com Tanak à frente de Ostberg, na primeira especial da tarde Ostberg passou a liderar por 0.1 segundos, no troço seguinte, empataram.

No terceiro Tanak deixou o motor do Yaris ir abaixo num cruzamento e Ostberg dilatou a margem para 1.9s. Logo de seguida, Ostberg diminuiu o ritmo, pois as estradas estavam a ficar cada vez mais difíceis.

Tanak disse que maneabilidade do carro estava a ficar pior desde de manhã. Suninen subiu para o terceiro lugar no troço de abertura da tarde, mas logo de seguida voltou a cair para trás de Latvala.

Paddon aproximou-se do terceiro lugar de Latvala, mas na especial seguinte o neozelandês teve um mau troço e caiu para trás de Suninen.

Evans diminuiu deliberadamente a velocidade perto do final da tarde e isso permitiu que o seu companheiro de equipa, Ogier passasse para a sua frente, oferecendo desta forma melhores condições ao francês quando a ordem na estrada for revertida para o Dia 2.

Depois do capotanço da manhã, Mikkelsen penalizou 40 segundos, mas estava com pouca confiança no carro, “estou a lutar para ter um melhor feeling do carro”.

Depois de uma manhã infeliz, Lappi achou o carro mais confiável de tarde, mas o vencedor da prova do ano passado manteve-se no oitavo lugar, que a um minuto do líder.

No terceiro troço, Breen registou o melhor crono, mas manteve-se em nono.

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