Jean-Éric Vergne: o novo campeão da Fórmula E
O francês Jean-Éric Vergne é o mais recente campeão FIA, tendo conquistado no último fim de semana o campeonato de Fórmula E. Vergne é o quarto campeão da categoria que se iniciou em 2014 e juntou-se assim a Nelson Piquet Jr. Sebastien Buemi e Lucas di Grassi. Curiosamente foi a primeira vez que não foi a Reault e-Dams a vencer no campeonato por equipas, caindo para a Audi a vitória nesse campeonato.
Vergne atravessa provavelmente uma das melhores fases da sua carreira. A competir na Formula E e no endurance, começa agora a acumular bons resultados e este é o quarto título que junta ao seu currículo.
Vergne começou a competir desde cedo, e aos quarto anos já andava de karts, onde teve sucesso em França nas categorias de iniciação. Em 2007 mudou-se para os monolugares e continuou a mostrar o seu talento, vencendo à primeira tentativa a Formula Campus Renault, tornando-se membro da Red Bull Junior Team. Em 2008 começou a competir na Formula Renault 2.0, mas só no ano seguinte chegou às vitórias, conseguindo o vice-campeonato quer no Eurocup como no WEC (West European Cup) e campeão na Formula Renault 2.0 France.
Em 2010, venceu a Fórmula 3 britânica e nesse ano, com um calendário preenchido, ainda correu no GP3 e na Formula Renault 3.5, onde permaneceu em 2011, conquistando o vice-campeonato. Convenceu os responsáveis da Red Bull e passou de piloto de testes em 2011 para piloto da Toro Rosso em 2012.
Esteve de 2012 a 2014 na F1. Correu em 58 GP e marcou 51 pontos nas três épocas em que competiu, sendo que o seu melhor resultado foi um sexto lugar (por duas vezes). Disputou de forma acesa com Ricciardo a vaga na Red Bull, aquando da saída de Webber, mas perdeu o lugar para o australiano sorridente. Foi ainda colega de equipa de Kvyat em 2014, mas a motivação já era pouca e não mostrou ser uma alternativa forte para os Bull´s. Vergne alternou excelentes momentos com alguns mais apagados. A irregularidade sempre foi o seu ponto fraco, mas o seu talento ficou demonstrado em várias ocasiões, especialmente à chuva, onde costumava destacar-se.
Em 2014 começou a sua aventura na Fórmula E. Começou na Andretti e passou para a DS Virgin (em 2015 e 2016 ainda foi piloto de testes da Ferrari). Em 2016 mudou-se para a Techeetah onde conquistou a sua primeira vitória na Fórmula eléctrica. Em 2017/2018 fez a sua época mais forte e somou mais 4 vitória e 6 pódios que lhe valeram o título.
Fora dos monolugares já participou no WEC em 2017 onde conquistou um pódio e em 2018 já participou no ELMS e nas 24h de Le Mans que venceu para no dia seguinte ser desclassificado, por uma irregularidade no restritor de combustível do seu carro.
No total, tem em seu nome 242 provas, 39 vitórias, 84 pódios e 34 poles. Depois de uma fase menos fulgurante após a desilusão da Red Bull, parece agora ter superado essa fase e este título pode bem ser a prova disso.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI