TCR Italy: Portugueses com sensações mistas
Mugello recebeu a quarta ronda do TCR Italy. Na lista de 24 pilotos inscritos tínhamos José Rodrigues, que tem estado desde o início do campeonato e César Machado, um regresso à competição.
Rodrigues voltou às pistas depois da meritória prestação no WTCR, em Vila Real. O piloto de Braga tem apostado na sua internacionalização e depois da experiência no TCR Germany, ingressou no campeonato italiano de turismos. Tem estado regularmente nos pontos, excepto em Misano, num fim de semana nada positivo. Mugello era uma pista desconhecida e apresentava-se como mais um desafio à capacidade do piloto.
César Machado regressou à competição, depois de vários meses de paragem. Considerado por muito um dos bons talentos a nível nacional, não competiu ainda no TCR Portugal em 2018 e estava sem correr desde Outubro do ano passado, por altura do último Racing Weekend de 2017, em Portimão.
O fim de semana foi de altos e baixos, mas começou da melhor maneira com o quarto tempo nos treinos livres para ambos os pilotos. Foram o Honda mais rápido em pista e com margem para melhorar, o sentimento era de optimismo por parte da dupla lusa. Na frente, Salvatore Tavano colocava o seu Cupra TCR na pole, seguido de perto por Nicola Baldan enquanto o líder do campeonato, Luigi Ferrara, ficou pela quarta posição. No entanto a pole foi retirada a Tavano por penalização (paragem na pista no final da qualificação) o que o fez cair duas posições. José Rodrigues também foi penalizado e caiu para o décimo posto.
A corrida 1 foi muito animada com a luta pela vitória a prender as atenções até ao final. Tavano quis “vingar” a penalização e ofereceu uma luta renhida com Nicola Baldan, numa corrida decidida ao “sprint”. Luigi Ferrara ainda esteve na frente da corrida, mas as elevadas temperaturas não eram as mais favoráveis para os pneus e o Alfa Romeo claudicou nas últimas voltas, primeiro com os pneus a darem de si e depois com um furo no radiador que acabou com a corrida. Tavano e Baldan lutaram muito mas a vitória sorriu a Tavano, a primeira vitória do Cupra no TCR Italy. José Rodrigues recuperou dois lugares na largada, mas cedo percebeu que os pneus não iam ajudar na sua tentativa de recuperação e por isso optou por uma estratégia mais conservadora, que ainda assim lhe rendeu mais duas posições, terminando em sexto.
Para a corrida 2, as expectativas eram elevadas para as cores nacionais. Machado largava de terceiro e pelo andamento que já tinha evidenciado, estava com legítimas aspirações ao pódio. Infelizmente essa luta durou pouco tempo. Na largada, o piloto de Famalicão lutou muito para manter a sua posição, mas um toque com Matteo Greco atirou Machado para fora de pista o que acabou demasiado cedo com a corrida do português. Edoardo Cappello arrancou melhor e ficou com a liderança da corrida à frente do detentor da pole, Federico Paolino. Capello manteve a liderança até ao final, aguentando a pressão de Baldan que novamente levou a luta pela vitória até ao limite com Tavano em terceiro (depois de passar Greco). Tavano herdou mesmo a liderança do campeonato, destronando Ferrara.
Foi um fim de semana com grandes corridas, boas lutas em pista e uma prestação lusa positiva, mas que podia ter sido ainda melhor. Rodrigues voltou a mostrar qualidade e bom andamento, embora tenha sido obrigado a jogar pelo seguro. Já César Machado teve um regresso agridoce. Logo nos testes que fez antes desta prova, mostrou um andamento muito bom e apenas aquele toque no início da corrida roubou a possibilidade de um bom resultado. Mas foi bom ver o jovem piloto de regresso às pistas.
A próxima corrida está agendada para 29 de Agosto, na mítica pista de Imola.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI