F1: 2018 uma excelente colheita até agora

Por a 2 Julho 2018 13:35

A ideia de que na F1  “antigamente é que era”  e as corridas são aborrecidas, está ter dificuldade em persistir na época 2018. Os deuses do automobilismo têm nos dado corridas muito boas de seguir, em que o vencedor nem sempre é aquele que se espera e onde as lutas são interessantes. Na Áustria tivemos uma nova amostra, depois de um fim de semana em França, onde a corrida não entusiasmou tanto (talvez o traçado francês não o mais empolgante, embora seja sempre uma opinião pessoal).

A Mercedes chegou à casa da Red Bull com um upgrade aerodinâmico e parecia ter as operações controladas, mas falhas mecânicas ambas as máquinas levou a um muito raro duplo abandono, abrindo portas à vitória de Verstappen  que teve de ser muito inteligente na gestão das borrachas que deram dores de cabeça inesperadas. A  Red Bull continua sem argumentos na qualificação mas em corrida voltou a mostrar-se muito forte e tornou a vencer. Entre este par temos a Ferrari, que está a 0.2 da Mercedes em qualificação (mas melhor que os Mercedes em corrida) mas que aos domingos vê a Red Bull aproximar-se muito. Este trio de equipa promete continuar a animar as corridas e para já os números são de um equilíbrio saudável:

Cada uma das três equipas da frente tem… três vitórias  ( Vettel (3), Hamilton (3), Ricciardo (2) e Verstappen (1). Só por aqui podemos ver que 2018 tem sido um ano em que o equilíbrio é nota dominante. Nas pole position o cenário não muda muito e Vettel (4) tem uma ligeira vantagem sobre  Hamilton (3), seguidos de Ricciardo (1) e Bottas (1).  Nas melhores voltas em corrida, Ricciardo (3) tem tantos prémios DHL quanto  Bottas (3), seguidos de Verstappen (2) e Raikkonen(1). Quanto aos pódios, Hamilton foi o senhor que mais vezes apareceu para ser regado com champanhe (6),  seguido de Vettel (5), Raikkonen (5), Bottas (4), Verstappen (4), Ricciardo (2) e Perez (1).

Outras estatísticas que valerão a pena ser observadas: Vettel é o piloto que mais voltas tem na liderança (207) seguido de Hamilton (161) e Ricciardo (90) e Vettel lidera também no número total de voltas dadas (558), seguido de Sainz (554), Hamilton (549), Leclerc (545) e Perez (527).

 

Numa altura em que se fala muito do rumo da F1 e do que deve ser mudado para termos um grande circo ainda melhor, temos felizmente motivos para sintonizar aos fins de semana a categoria rainha do automobilismo. Temos grandes pilotos, jovens talentos a despontar, equipas que regressam das cinzas (outras que de lá não conseguem sair) boas lutas e uma dose de incerteza que nos vai prendendo. 2018 está a revelar-se para já uma óptima colheita e pelo que temos visto, tem tudo para ficar ainda melhor.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado