GP Mónaco F1: Vitória de Daniel Ricciardo no 250º GP da Red Bull
Apesar dos problemas de motor no seu Red Bull, Daniel Ricciardo confirmou na corrida o ascendente que a sua equipa vinha a mostrar desde o primeiro treino livre e venceu na 250ª corrida da história da Red Bull na F1.
Apesar de ter tido Sebastian Vettel constantemente a ‘cheirar’ os escapes do seu Red Bull RB14, o piloto australiano esteve irrepreensível e venceu com todo o merecimento, numa corrida em que nos primeiros seis lugares todos os pilotos terminaram exatamente nas mesmas posições em que iniciaram a corrida, e só aquando das idas às boxes para a única troca de pneus é que houve alterações.
Nem um Safety Car Virtual já na fase final da corrida alterou o que quer que fosse, exceção feita a Charles Leclerc que bateu na traseira do Toro Rosso de Brendon Hartley, que com problemas nos travões quase parou na chicane após a saída do túnel. Nada podia fazer Leclerc que bateu violentamente na traseira do Toro Rosso.
Portanto, Daniel Ricciardo venceu, Sebastian Vettel foi segundo na frente de Lewis Hamilton, com Kimi Raikkonen em quarto na frente de Valtteri Bottas, com Esteban Ocon a terminar em sexto. Grande sétimo lugar para Pierre Gasly, que foi o primeiro piloto a melhorar face à sua posição de partida. O piloto da Toro Rosso, partiu de 10º e terminou três posições acima.
A fechar o top 10, dois Renault a ensanduichar Max Verstappen. Nico Hulkenberg foi oitavo, na frente do holandês, que arrancou em 20º. A fechar o top 10, Carlos Sainz.
“Estou a perder potência!.” Quando se ouviu Daniel Ricciardo reportar esta frase para a sua boxe, temeu-se o pior, mas apesar de ter perdido cerca de 25 por cento da potência do seu monolugar, a verdade é que sendo no Mónaco isso acabou por ser um mal menor. De qualquer forma, tendo em conta o que a Red Bull fez desde o primeiro treino livre, seria um castigo demasiado pesado para a equipa, ainda mais depois do que sucedeu com Max Verstappen. Se Ricciardo tivesse perdido novamente uma vitória quase certa, seria a segunda vez em três anos! Dentro do azar, houve alguma sorte.
O australiano fez uma corrida magistral, controlou sempre bastante bem na frente e a volta que lhe deu a pole é digna de Ayrton Senna ali naquele mesmo circuito. Só ao alcance de alguns.
A Mercedes ainda tentou uma jogada tática ao chamar Hamilton muito cedo na corrida, mas no Mónaco tudo é difícil para quem não vai à frente. Vettel e Ricciardo foram às boxes separados por uma volta, tudo ficou como estava e a corrida ficou no ‘bolso’. O que não era mesmo preciso, foi o susto da avaria…
Raikkonen cruzou a linha de chegada à frente de Bottas, com Esteban Ocon a converter uma boa qualificação num também bom sexto lugar. Pierre Gasly foi um dos pilotos do dia, com uma prestação excelente com o seu Toro Rosso.
Lá atrás, a corrida foi interessante, pois Max Verstappen foi sempre recuperando, até ficar no meio dos dois Renault, já não tendo tempo para chegar a Nico Hulkenberg, depois de Carlos Sainz tudo ter feito para atrasar a recuperação do holandês, no que foi um jogo de equipa perfeito por parte do espanhol.
Perto do final houve confusão, quando Charles Leclerc ‘entrou’ pelo monolugar de Brendon Hartley, à saída do túnel, antes da chicane. Um pouco antes, Fernando Alonso abandonava devido à quebra da caixa de velocidades, desistindo pela primeira vez este ano.
Na Williams, mais um mau dia. Sergey Sirotkin partiu de 12º mas a equipa começou logo a errar na grelha, quando não lhe montou os pneus no monolugar a tempo do sinal de três minutos estipulado pelo regulamento, o russo apanhou uma penalização de 10 segundos. Lance Stroll sofreu dois furos, um dos quais devido a uma colisão com Marcus Ericsson na primeira volta.
Com estes resultados, Vettel recuperou três pontos a Hamilton, e dista agora 14 pontos do líder do campeonato. Com este triunfo, Daniel Ricciardo passou de quinto para terceiro, passando Raikkonen e Bottas. Nos construtores, a Ferrari recuperou cinco pontos à Mercedes, mas ainda está a 22 de distância.
Pilotos | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | Pts | |
AUS | BHR | CHN | AZE | ESP | MCO | CAN | FRA | AUT | GBR | DEU | HUN | BEL | ITA | SGP | RUS | JPN | USA | MEX | BRA | ABD | |||
1. | L. HAMILTON | 18 | 15 | 12 | 25 | 25 | 15 | 110 | |||||||||||||||
2. | S. VETTEL | 25 | 25 | 4 | 12 | 12 | 18 | 96 | |||||||||||||||
3. | D. RICCIARDO | 12 | – | 25 | – | 10 | 25 | 72 | |||||||||||||||
4. | V. BOTTAS | 4 | 18 | 18 | – | 18 | 10 | 68 | |||||||||||||||
5. | K. RAIKKONEN | 15 | – | 15 | 18 | – | 12 | 60 | |||||||||||||||
6. | M. VERSTAPPEN | 8 | – | 10 | – | 15 | 2 | 35 | |||||||||||||||
7. | F. ALONSO | 10 | 6 | 6 | 6 | 4 | – | 32 | |||||||||||||||
8. | N. HULKENBERG | 6 | 8 | 8 | – | – | 4 | 26 | |||||||||||||||
9. | C. SAINZ | 1 | – | 2 | 10 | 6 | 1 | 20 | |||||||||||||||
10. | K. MAGNUSSEN | – | 10 | 1 | – | 8 | – | 19 | |||||||||||||||
11. | P. GASLY | – | 12 | – | – | – | 6 | 18 | |||||||||||||||
12. | S. PEREZ | – | – | – | 15 | 2 | – | 17 | |||||||||||||||
13. | C. LECLERC | – | – | – | 8 | 1 | – | 9 | |||||||||||||||
14. | E. OCON | – | 1 | – | – | – | 8 | 9 | |||||||||||||||
15. | S. VANDOORNE | 2 | 4 | – | 2 | – | – | 8 | |||||||||||||||
16. | L. STROLL | – | – | – | 4 | – | – | 4 | |||||||||||||||
17. | M. ERICSSON | – | 2 | – | – | – | – | 2 | |||||||||||||||
18. | B. HARTLEY | – | – | – | 1 | – | – | 1 | |||||||||||||||
19. | R. GROSJEAN | – | – | – | – | – | – | 0 | |||||||||||||||
20. | S. SIROTKIN | – | – | – | – | – | – | 0 | |||||||||||||||
Construtores | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | Pts | |
AUS | BHR | CHN | AZE | ESP | MCO | CAN | FRA | AUT | GBR | DEU | HUN | BEL | ITA | SGP | RUS | JPN | USA | MEX | BRA | ABD | |||
1. | Mercedes | 22 | 33 | 30 | 25 | 43 | 25 | 178 | |||||||||||||||
2. | Ferrari | 40 | 25 | 19 | 30 | 12 | 30 | 156 | |||||||||||||||
3. | Red Bull | 20 | – | 35 | – | 25 | 27 | 107 | |||||||||||||||
4. | Renault | 7 | 8 | 10 | 10 | 6 | 5 | 46 | |||||||||||||||
5. | McLaren Renault | 12 | 10 | 6 | 8 | 4 | – | 40 | |||||||||||||||
6. | Force India Mercedes | – | 1 | – | 15 | 2 | 8 | 26 | |||||||||||||||
7. | Haas Ferrari | – | 10 | 1 | – | 8 | – | 19 | |||||||||||||||
8. | Toro Rosso Honda | – | 12 | – | 1 | – | 6 | 19 | |||||||||||||||
9. | Sauber Ferrari | – | 2 | – | 8 | 1 | – | 11 | |||||||||||||||
10. | Williams Mercedes | – | – | – | 4 | – | – | 4 |
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