GP Azerbaijão F1: E a vitória foi para… Lewis Hamilton

Por a 29 Abril 2018 15:06

A Fórmula 1 é, por vezes uma caixinha de surpresas e esta corrida teve um epílogo digno de Alfred Hitchcock, já que quando tudo indicava para uma vitória mais ou menos fácil de Sebastian Vettel, um rol incrível de acontecimentos permitiu, primeiro, que Valtteri Bottas passasse para a frente da corrida, saindo de lá devido a um furo, sendo que antes disso, Vettel, quando era segundo e o tentava ultrapassar, falhou uma travagem no final da reta da meta e caiu para quarto, atrás de Sergio Perez e Kimi Raikkonen. Quem aproveitou foi Lewis Hamilton que viu a vitória na corrida cair-lhe do céu. Resultado, Vettel, nem ao pódio foi…

Quem diria que seria Lewis Hamilton a vencer esta frenética corrida! É certo que quase tudo pode acontecer numa corrida de F1, mas a verdade é que quando esperávamos por uma luta entre Valtteri Bottas e Sebastian Vettel, que iria ter lugar, devido aos incidentes resultantes da ‘implosão’ da Red Bull (quando os seus dois pilotos se eliminaram mutuamente), a corrida sofreu um grande volte-face.

O carro de segurança entrou em pista para que os detritos deixados pelos Red Bull fossem limpos, e enquanto isso sucedia, Grosjean bateu numa parede quando tentava aquecer os pneus do seu Haas, prolongando significativamente a estadia em pista do Safety Car.

Antes, e devido ao facto de Bottas ainda não ter trocado pneus, o finlandês aproveitou para ir às boxes, montando pneus ultra macios, e a Ferrari, que tinha Vettel na frente, preferiu fazê-lo vir às boxes para poder montar o mesmo tipo de pneus no carro do alemão, de modo a que estivesse em condições semelhantes, mesmo perdendo o primeiro lugar para o piloto da Mercedes.

Só que a permanência em pista do Safety Car reduziu a três voltas o tempo de luta em pista, e quando Vettel tentava recuperar o primeiro lugar a Bottas, falhou a travagem e perdeu três posições, para Lewis Hamilton, Kimi Raikkonen e Sergio Pérez.

Logo a seguir, Bottas furava e perdia a liderança para Hamilton e Vettel tentava desesperadamente recuperar pelo menos uma posição. Ficou sem tempo, sem pódio e com menos pontos do que se antevia. O que poderia ter sido uma vitória confortável, converteu-se num pequeno pesadelo. Contudo, fica a certeza que é a Ferrari que está agora na mó de cima na F1… mesmo que por vezes as coisas não corram tão bem como sucedeu nestas duas últimas corridas… que lhe valem ter perdido a liderança do campeonato para Lewis Hamilton, que lidera agora com quatro pontos de avanço.

Para Bottas, a corrida foi injusta, pois o mínimo que deveria ter levado era um segundo lugar. Poderia ter ganho, pois ficou na frente a três voltas do fim da corrida, mas detritos na pista e um furo tramaram-no. O próprio Hamilton disse no fim que quem merecia vencer era Bottas e tem alguma razão. Mas nas corridas, não ganha sempre quem merece, porque senão teria sido Vettel o vencedor…

Depois de um começo de época difícil para a Force india, surge agora em Baku, um circuito muito propício a surpresas, um pódio para Sergio Pérez, que… pontuou pela primeira vez este ano, e logo nos lugares de honra.

Sebastian Vettel não soube ter paciência e ao querer ultrapassar Bottas logo na primeira volta depois da saída do Safety Car, ou seja, à primeira oportunidade, excedeu-se e quase saía de pista. Salvou-se disso, mas caiu de segundo para quinto. Foi quarto porque Bottas abandonou.

Filme da corrida

A corrida de Baku foi frenética, e desde cedo teve incidentes. Logo na primeira volta, Esteban Ocon atacou Kimi Raikkonen, quis passá-lo por fora na curva dois mas o finlandês em nada facilitou e o francês da Force India ficou lá. O incidente vai ser investigado pelos Comissários.

Nessa mesma altura, mais atrás, Sergey Sirotkin ficou ensanduichado entre o McLaren de Fernando Alonso e o Renault de Nico Hulkenberg, abandonando. Alonso teve que ir às boxes com dois pneus furados. Mais tarde, também Hulkenberg desistia depois de um toque num muro.

Vettel abriu uma boa margem na frente, Hamilton teve que ir às boxes depois de danificar pneus numa travagem exagerada e a Mercedes manteve Bottas em pista com super macios. Com muitas voltas pela frente, Hamilton teve que montar pneus mais duros, e ficou sem ritmo para a frente da corrida, perdendo terreno.

Depois de vários capítulos, a novela Red Bull teve um final quando Max Verstappen deambulava na reta da meta na frente de Ricciardo e quando esteve o tentava passar, o australiano foi surpreendido e bateu na traseira do Red Bull do seu colega de equipa, ficando lá os dois. Antes já se tinham tocado na saída da curva 1, numa das defesas nos limites de Verstappen que saiu largo e tocou no monolugar do seu colega de equipa.

O Safety Car entrou em pista, e algum tempo depois, Romain Grosjean perdeu o carro e bateu na parede. Faltavam quatro voltas. O resto já contámos mais acima…

Carlos Sainz foi quinto e assegurou o seu melhor resultado do ano com a Renault, isto depois duma boa fase inicial de corrida, com os dois Renault em luta acérrima com os dois Red Bull. Charles Leclerc somou os seus primeiros pontos na F1, com o sexto lugar.

Já perto do fim, Lance Stroll caiu para oitavo atrás de Fernando Alonso, que furou dois pneus na caótica primeira volta ficando ainda com danos no fundo plano do seu McLaren. Stoffel Vandoorne ofereceu à McLaren mais uma corrida com os dois carros nos pontos, com o seu nono lugar enquanto Brendon Hartley assegurou o último ponto.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
77 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado