WRC, Rali da Argentina: Muita incerteza num grande desafio
A 38ª edição do Rali da Argentina é a quinta ronda do WRC em 2018, e o segundo de três ralis fora da Europa. A prova está sediada, mais uma vez, em Villa Carlos Paz. Existem várias mudanças no percurso este ano, desde logo na especial de abertura, uma vez que a zona habitual em Córdoba está em obras, sendo agora em Villa Carlos Park.
Outra novidade é que as três especiais finais vão ser disputadas no sentido inverso ao habitual. A especial de Copina desta vez vai ser feita a subir enquanto a Guilio Cesare, famosa pelas enormes pedras lunares, será feita a descer. Este é o segundo de três ralis em seis semanas. O principal desafio do evento é evitar estragos de pedras presas e evitar problemas nos vários cursos de água.
O evento é baseado na província de Córdoba desde 1984, com excepção de 1992 e com excepção de 2010, onde esteve no IRC, faz parte do calendário do WRC desde 1980. É sempre um evento difícil de prever. Nos últimos cinco anos, cinco vencedores diferentes e três marcas diferentes a vencer, tendo já acontecido muitos momentos históricos. 1981: primeira e única vitória no WRC para Guy Frequelin (e a última vitória no WRC para um Grupo 2), 1986 primeira vitória no WRC para Biasion, 1988 a única vitória no WRC de um piloto sul-americano (Jorge Recalde), 1989 primeira de duas vitórias no WRC para Michael Ericsson, 2004 a última vitória no WRC de Carlos Sainz, entre 2005 e 2013 foi sempre ganho por Sebastien Loeb, 2016 foi ganho por Hayden Paddon, a sua única vitória até agora. E, claro, o rali de 1981 foi a última vez que Jean Todt venceu no WRC, como co-piloto. O presidente da FIA, já tinha ganho o rali em 1979, na altura prova candidata ao WRC.
A lista de inscritos para 2018 aumentou 33% em relação ao ano passado, passando de 22 para 30 os pilotos presentes. Serão 12 WRC, 10 WRC2, mas nenhum WRC3. Teemu Suninen regressa ao terceiro carro da M-Sport, na Citroen Racing Craig Breen está de regresso, ao lado de Kris Meeke e o Sheikh Khalid Al Qassimi também participa. Na luta entre R5, a Skoda inscreveu Pontus Tidemand e Kalle Rovanpera, Ole Christian Veiby, ainda que não pontue no campeonato, e o cinco vezes campeão da FIA Codasur, Gustava Saba do Paraguai. A M-Sport vai contar com Gus Greensmith e Nil Solans. Não há nenhum R5 da Citroen e da Peugeot e o único Hyundai R5 é para Diego Dominguez, vencedor por duas vezes da FIA Codasur e também paraguaio. Apenas cinco pilotos argentinos estão incritos, no entanto, apenas Alejandro Cancio está inscrito com as regras FIA, os restantes quatro contam apenas para o Nacional.
Além do WRC, o rali conta para mais duas categorias. É o segundo de cinco ralis do FIA Codasur, o que junta mais 15 pilotos, incluindo seis inscritos com as regras do WRC, e depois temos mais 10 inscritos da Copa ACA. O Rali da Argentina acontece uma semana depois do Rali do Chile, prova candidata ao WRC.
Martin Holmes
Horário
5ª Feira, 26 de Abril | |||
Shakedown (Villa Carlos Paz) | 6.01 km | 12:00 | |
1. etapa | |||
PE1 | SSS Ciudad de Cordoba | 1.90 km | 23:08 |
6ª Feira, 27 de Abril | |||
PE2 | Las Bajadas / Villa del Dique 1 | 16.65 km | 12:13 |
PE3 | Amboy / Yacanto 1 | 33.58 km | 13:00 |
PE4 | Santa Rosa / San Agustin 1 | 23.85 km | 16:13 |
PE5 | SSS FERNET BRANCA 1 (2 Laps) | 6.04 km | 16:08 |
Service B – Carlos Paz – 30 Min | 16:48 | ||
PE6 | Las Bajadas / Villa del Dique 2 | 16.65 km | 18:51 |
PE7 | Amboy / Yacanto 2 | 33.58 km | 19:38 |
PE8 | Santa Rosa / San Agustin 2 | 23.85 km | 20:51 |
Flexi Service C – Carlos Paz – 45 Min | 22:41 | ||
Total da etapa | 156.10 km | ||
2. etapa | |||
Sábado, 28 de Abril | 11:30 | ||
PE9 | Tanti – Mataderos 1 | 13.92 km | 12:23 |
PE10 | Los Gigantes – Cuchilla Nevada 1 | 16.02 km | 13:08 |
PE11 | Cuchilla Nevada – Rio Pintos 1 | 40.48 km | 13:35 |
PE12 | SSS FERNET BRANCA 2 (2 Laps) | 6.04 km | 15:38 |
Service E – Carlos Paz – 30 Min | 16:15 | ||
PE13 | Tanti – Mataderos 2 | 13.92 km | 17:23 |
PE14 | Los Gigantes – Cuchilla Nevada 2 | 16.02 km | 18:08 |
PE15 | Cuchilla Nevada – Rio Pintos 2 | 40.48 km | 18:35 |
Flexi Service F – Carlos Paz – 45 Min | 20:35 | ||
Total da etapa | 146.88 km | ||
3. etapa | |||
Domingo, 29 de Abril | 11:50 | ||
PE16 | Copina – El Condor | 16.43 km | 13:08 |
PE17 | Giulio Cesare – Mina Clavero | 22.41 km | 13:55 |
PE18 | El Condor (Power Stage) | 16.43 km | 16:18 |
Service H – Carlos Paz – 10 Min | 18:01 |
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI