GP Bahrein F1: Vitória suada de Sébastian Vettel

Por a 8 Abril 2018 17:53

Sebastian Vettel venceu o GP do Bahrein de F1 mas muito pressionado por Valtteri Bottas, fruto duma excelente jogada tática da Mercedes, que permitiu que o finlandês chegasse às derradeiras 10 voltas com pneus bem melhores do que o homem da Ferrari. Outro grande destaque desta corrida é o quarto lugar de Pierre Gasly, um resultado fantástico para o jovem francês e para a Toro Rosso. Lewis Hamilton fechou o pódio.

Uma grande jogada tática da Mercedes. Ao arrancar cá de trás, já se sabia que a Mercedes iria dar uma tática diferente a Lewis Hamilton que ao arrancar com pneus macios, chegou depressa ao quarto lugar. subiu a terceiro com o abandonou de Kimi Raikkonen e por aí ficou, mas o que a Ferrari não esperava foi a tática da Mercedes utilizada com Valtteri Bottas, que na fase inicial da corrida deixou fugir Vettel, mas com um trunfo na manga, já que começou a corrida com pneus macios, fê-los durar, foi às boxes, montou macios outra vez e ‘apertou’ Vettel, que chegou ao fim da corrida com os pneus nas ‘lonas’ enquanto Bottas ainda tinha muito para dar…

Lewis Hamilton recuperou duma penalização na grelha, partiu de nono e completou o pódio, dado que Kimi Raikkonen abandonou depois duma incrível paragem nas boxes, em que é permitido ao finlandês sair sem sequer a roda traseira esquerda ter sido tirada do lugar. Atropelou um mecânico, que partiu uma perna.

A jogada tática da Mercedes contou também com a ajuda de Hamilton, já que depois de Vettel ter trocado para pneus macios, Bottas permaneceu mais duas voltas em pista, e quando trocou colocou pneus médios. Nessa altura, Vettel rodava oito segundos na frente e Raikkonen tinha-se chegado a Bottas.

Mais tarde, Vettel apanhou Hamilton, e levou algum tempo até conseguir passar o Mercedes.

Raikkonen podia ter entrado na luta, mas como já referimos ficou por ali.

Percebendo a tática da Mercedes, Vettel permaneceu em pista com os pneus mais macios, que já se sabia iriam chegar ao fim, nas ‘lonas’.

Mas Bottas também não esteve perfeito, embora tenha recuperado significativamente e feito mesmo uma única tentativa a uma volta do fim.

Não conseguiu, e Vettel pode descansar, pois o finlandês ficou sem voltas para nova tentativa.

Acidente feio na boxe da Ferrari

Kimi Raikkonen abandonou a corrida na sequência de um incidente na boxe, em que um mecânico foi atropelado. A roda traseira esquerda nem sequer foi retirada do monolugar, quando foi dada ordem para o finlandês sair, o que fez de imediato, atropelando nesse momento o mecânico que estava à frente da roda esquerda, que partiu uma perna.  Um erro enorme da Ferrari num caso que que certamente irá ser investigado pela FIA.

Red Bull de fora

Numa tentativa de ultrapassagem a Lewis Hamilton, Max Verstappen acabou por ficar a perder, já que apesar de ter inicialmente conseguido suplantar o seu adversário, na manobra ficou com o pneus traseiros esquerdo furado, e teve que rumar lentamente às boxes, acabando por abandonar pouco depois com demasiados danos no carro. Outro incidente, até aqui na corrida foi o pião que Sergio Pérez fez na primeira volta. Daniel Riccardo também abandonou, com problemas mecânicos no seu Red Bull. Um dia muito mau para a Red Bull.

Pierre Gasly fez uma corrida incrível, manteve-se na frente de Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg, terminando em grande estilo, mais de 10 segundos na frente dos seus adversários.

Fernando Alonso foi sétimo, vindo de 13º um resultado positivo, tendo em conta a péssima qualificação. O seu colega de equipa na McLaren, Stoffel Vandoorne, foi oitavo, na frente de Marcus Ericsson, que somou os primeiros pontos da Alfa Romeo Sauber este ano e os seus primeiros pontos desde o GP de Itália de 2015, depois de um longo stint com pneus macios, beneficiando duma estratégia duma só paragem.

Esteban Ocon foi décimo, na frente de Carlos Sainz, que por sua vez terminou na frente do segundo Force india, o de Sergio Pérez. Os dois Williams ficaram na cauda do pelotão.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
28 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado