FIA muda regras da Power Stage no WRC

Por a 4 Abril 2018 14:29

A FIA mudou as regras da da Power Stage já com efeito a partir deste Rali da Córsega. Inicialmente pensava-se que a mudança só seria efetivada em maio, devido às complexidades da consulta a todos os membros do Conselho Mundial da FIA, mas o processo decorreu de forma mais rápida do que foi inicialmente previsto e por isso a FIA mudou de imediato as regras.

Assim, e já no Rali da Córsega, um concorrente que não iniciar a PowerStage na sua ordem normal de partida não será elegível para somar pontos, se ficar entre os cinco primeiro classificados da especial.

A FIA não justificou o facto com o que fizeram Sébastien Ogier no Rali da Suécia e Ott Tanak e Thierry Neuville no México, que não só partiram fora da sua ordem normal, mas também incrementaram a margem para quem arrancou à sua frente, cirando assim melhores condições para as suas prestações.

A entidade que gere o desporto automóvel preferiu alegar razões de segurança, referindo que pretende desta forma minimizar o possível movimento de espetadores nos troços, caso se deparem com diferenças grandes de passagem entre concorrentes. Resta saber se, tendo em conta o pretexto alegado para a mudança da regra, a irá estender a outros troços, pois se fosse só essa a questão, a segurança, ela também se coloca noutros troços e não só na PowerStage.

Martin Holmes

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
hlc
hlc
6 anos atrás

Mais uma cedência às tv’s e interesses comerciais. Partir atrasado ou penalizar propositadamente à entrada de cada classificativa sempre fez parte dos ralis. Por esta ordem de ideias então acabe-se com o sistema de rali 2, quem desistir seja em qual for a classificativa acaba ligo ali a sua prestação. Infelizmente, na minha opinião, as decisões que têm sido tomadas relativamente aos ralis só os têm vindo a prejudicar a modalidade. Fala-se muito dos ralis nos anos 70 e 80, especialmente as máquinas dos 80’s, mas os carros de hoje em dia são também espetaculares, são mais eficientes e mais… Ler mais »

Miguelgaspar
Miguelgaspar
6 anos atrás

Parece-me mais que justo… alguem que desiste não deve de pontuar na Powerstage.

Billy Bob
Billy Bob
6 anos atrás

A meu ver a PS existe pelo espectáculo, pois senão, com geralmente tudo decidido nas ultimas pecs, essas, pouco interesse suscitariam. Será importante isso recordar. Também pode ser importante para alguns dos azarados nesse determinado rali minimizarem o perdido e através do «braço» levarem uns pontitos para casa. As novas regras surgem depois a esperteza de Ogier na Suécia, replicada logo de seguida por Tanak no México. É um género de anti-esperteza-saloia. Por mim, tal como dou a minha concordância total á existência da PS, também concordo com este…. pikeno ajuste.

hlc
hlc
Reply to  Billy Bob
6 anos atrás

Na minha opinião o seu comentário não é sobre espectáculo na Power Stage, mas sim tendencioso. Vou lembra-lo de que o que Ogier fez na Suécia não foi inédito e no México, se calhar por esquecimento seu o Neuville fez o mesmo que Tanak. E já agora que tal fazerem como no ERC em que se faz uma classificativa que não conta para a geral, mas que permite aos 15 pilotos mais rápidos escolherem a ordem de saída para a estrada no primeiro dia? Não seria muito mais interessante até mesmo para as tv’s e interesses comerciais? Devo realçar que… Ler mais »

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado

Instale a APP AutoSport

aqui
×