F1: Santino Ferrucci continua na Haas F1 Team
– O americano Santino Ferrucci continuará como piloto de desenvolvimento da Haas F1 Team em 2018 enquanto, simultaneamente, compete na sua primeira temporada completa do Campeonato FIA de Fórmula 2 com o Team Trident. O piloto de 19 anos natural de Woodbury, Conneticut, competirá e testará ao longo do ano.
Ferrucci entrou na Haas F1 Team em 2016 e participou em dois dias de testes com a equipa americana, em Silverstone, Inglaterra, nos dias 12 e 13 de Julho, tornando-se no primeiro piloto americano aos comandos de um carro americano desde que, em 9 de Outubro de 1977, Danny Ongais pilotou um Penske PC4 no Grande Prémio do Canadá, que se disputou na Mosport International Raceway, em Bowmanville, Ontario. Ferrucci pilotou novamente para a Haas F1 Team em 2017, nos dias 1 e 2 de Agosto em Hungaroring, Budapeste. Entre os dois testes, Ferrucci registou mais de 1900 quilómetros.
“Estamos satisfeitos por voltar a ter Santino na Haas F1 Team e estamos ansiosos por continuar o seu desenvolvimento na F2”, disse Guenther Steiner, o chefe de equipa da Haas F1 Team. “O Santino é um jovem piloto americano com muito potencial e apoiamo-lo no seu desejo de chegar à Fórmula 1”.
Ferrucci competiu nas dez últimas corridas da temporada de F2 de 2017 com a Trident, depois de ter iniciado o ano com a GP3 Series. A primeira corrida Ferrucci da temporada de F2 de 2018 realizar-se-á no Bahrain International Circuit, em Sakhir, nos dia 7 e 8 de Abril.
“Disse quando integrei pela primeira vez a Haas F1 Team que, o meu objectivo, desde que comecei a competir, era tornar-me num piloto de Fórmula 1 e ser um americano no seio de uma equipa americana, o que me daria muito orgulho”, disse Ferrucci. “O meu período com a Haas F1 Team preparou-me verdadeiramente para a primeira temporada completa na F2 com a Trident, e entre as duas equipas sinto que estou numa boa posição para ser bem-sucedido e, no fim, alcançar a Fórmula 1”.
A F2 é a antecâmara da Fórmula 1, tendo vinte e quatro corridas concomitantes com a Fórmula 1: 7-8 de Abril no Bahrain, 28-29 de Abril no Baku City Circuit, no Azerbaijão, 12-13 Maio no Circuit de Barcelona – Catalunya, em Espanha, 25-26 de Maio no Circuit de Mónaco, Monte Carlo, 23-24 de Junho no Circuit Paul Ricard, em Le Castellet, França, 30 de Junho-1 de Julho no Red Bull Ring, em Spielberg, Áustria, 7-8 de Julho no Silverstone Circuit, Grã-Bretanha, 28-29 de Julho em Hungaroring, Hungria, 25-26 de Agosto no Circuit de Spa-Francorchamps, na Bélgica, 1-2 de Setembro no Autodromo Nazionale Monza, em Itália, 29-30 de Setembro no Sochi Autodrom, na Rússia e 24-25 de Novembro no Yas Marina Circuit, em Abu Dhabi, EAU.
Como muitos pilotos, o Ferrucci iniciou a sua carreira no karting. Com cinco anos já viajava pelos Estados Unidos da América e pela Europa. Com onze anos Ferrucci era já multi-campeão.
Em 2013, Ferrucci estreou-se nos monolugares, ao competir na Fórmula 2000 e na Skip Racing Barber Racing Series. Ferrucci venceu a sua corrida de estreia na Skip Barber Racing Series, realizada na Speedway de Homestead-Miami, e conquistou cinco vitórias, duas pole-positions e três voltas mais rápidas até à conclusão da época. Na Fórmula 2000, Ferrucci nunca terminou fora dos quatro primeiros nas seis corridas que disputou, que ostentavam grelhas de trinta e sete ou mais carros.
A temporada de 2014 viu Ferrucci realizar o Campeonato Britânico de Fórmula 3. Venceu duas corridas, ambas em Brands Hatch, tornando-se no mais jovem vencedor da competição, quando tinha dezasseis anos, dois meses e trinta dias.
Em 2015, Ferrucci continuou a evoluir nos monolugares, competindo na Toyota Racing Series New Zeland e no Campeonato da Europa FIA de Fórmula 3. Ferrucci terminou a Toyota Racing Series New Zeland no terceiro lugar, conquistando uma vitória e cinco pódios, naquele que foi o primeiro campeonato de monolugares que completou.
A ascensão de Ferrucci na escada do automobilismo continuou em 2016, com a sua primeira temporada de GP3 Series, que foi sublinhada com um terceiro lugar em Spa-Francorchamps no dia 27 de Agosto. Estreou-se também nos GT, vencendo a sua primeira corrida no the Lamborghini Blancpain Super Trofeo América do Norte, a 15 de Setembro no Circuit of the Americas, Austin, Texas.
Ferrucci iniciou a temporada de 2017 na GP3, disputando seis corridas para depois se mudar para a F2, com a Trident, completando a restante época.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI