F1: Todt pouco satisfeito com as críticas ao Halo
O presidente da FIA mostrou-se o seu desagrado com as recentes críticas ao Halo. Para Jean Todt, os recentes comentários sobre o novo sistema de segurança da FIA são “infantis” e a FIA seguiu o pedido dos pilotos.
“As pessoas têm memória curta. Foram os pilotos que pediram um sistema de protecção para a cabeça no final do ano de 2015. Recebi uma carta assinada pelos directores da associação de pilotos (Sebastian Vettel, Jenson Button e Alex Wurz) a pedir que algo fosse feito. Avançamos imediatamente para um estudo e em julho de 2016, data de uma reunião, os pilotos voltaram a insistir que eu fizesse força para que fossem tomadas as medidas necessárias.”
Todt não escondeu a sua surpresa em relação aos recentes comentários:
“Estou surpreendido. Amo a F1 mas odeio esta parte quando há pessoas que não cumprem a sua palavra. Estamos a falar de lealdade e respeito pelo trabalho que foi feito. Nós respeitamos isso mas parece que há pessoas que se esqueceram.”
As discussões sobre as mudanças dos motores também causaram surpresa a Jean Todt que continuou com o mesmo tom, relembrando o que se passou até agora:
“Infelizmente há uma memória muito selectiva . Há alguns meses atrás, sentamo-nos todos à mesma mesa e chegamos a acordo para que fossem feitas certas mudanças no motor para o futuro. Espero que cumpram com o que foi dito. Falei com alguns potenciais interessados em entrar na F1, mas querem saber quais são as regras do jogo. Acho que é um pedido justo e precisamos de esclarecer esta situação o mais rápido possível. Estou optimista de que possamos encontrar uma solução “.
E quanto à ameaça da Ferrari em sair, caso os novos regulamentos para 2021 não agradem… :
“Claro que não queremos perder ninguém. Honestamente, a escolha é deles. Eles são livres. Espero que eles permaneçam no campeonato, mas a saída é uma possibilidade. Já vimos grandes nomes saírem e outros entrarem.”
Todt defendeu que a Ferrari deveria perder o poder de veto, e que na última negociação do acordo comercial, quis acabar com isso, mas as restantes equipas não se importaram e assim, tudo ficou como estava. No entanto, aceita que a Ferrari receba mais que as outras equipas:
“Para mim, é normal que Leonardo DiCaprio ganhe mais dinheiro do que um actor da série de TV. Quanto melhor fores, mais dinheiro deves receber”.
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E eu pouco satisfeito com Todt em muitos aspectos. Em relação ao que acima é dito, concordo com ele que a Ferrari devia perder o direito de veto, mas em relação à distribuição de dinheiros pelas equipas, e sendo claro que esse dinheiro é um “prémio” por resultados e como tal quem obtém os melhores deve receber mais, não concordo de maneira nenhuma com os chamados bónus históricos, que considero um absurdo principalmente o caso da Ferrari que recebe 100 milhões, ou ainda a Renault que recebe 50 milhões anuais como exigência para o seu regresso… Será que esses valores… Ler mais »
Eu até podia dar razão a Todt, porque os pilotos foram quem mais exigiu regras de segurança (e muito bem, diga-se), mas a verdade é só uma – o halo é um aborto! Espero que seja transitório e que a F1 copie as ideias da IndyCar e da PPG para o ‘para-brisas’, que estava ainda muito pouco desenvolvido quando o Vettel o testou no ano passado.
Eu meto halo até na minha bicicleta, estou todo borrado de apanhar com uma pedrinha de 1cm na tola e ir para o hospital!