Campeonato da Madeira de Ralis arranca no fim de semana
Tem início esta semana, com a realização do Rali de São Vicente, mais um Campeonato da Madeira de Ralis. A organização do CD Nacional precede outras sete provas, as mesmas de 2017 mas por ordem distinta, num regulamento com alterações de pormenor apesar dalgumas das mesmas terem provocado reações negativas tanto dos concorrentes como dos clubes organizadores. O calendário de 2018 começa no norte da ilha e contém ainda os ralis do Porto Santo em abril, Calheta em maio, Santa Cruz em junho, Marítimo em julho, Vinho Madeira em agosto, Nacional em setembro e terminando novamente na costa norte, no Faial em outubro.
Após alguns anos com números abaixo do que era normal no arquipélago, as listas de inscritos deverão voltar a crescer em 2018 beneficiando não só da chegada de novos pilotos e máquinas como também pelo regresso dalguns concorrentes há algum tempo inativos. Se em São Vicente o rol de participantes contará co cerca de 35 equipas, na segunda ou terceira prova a caravana poderá já conter mais cerca duma dezena de pilotos.
O principal protagonista ao cetro volta a ser Alexandre Camacho. O piloto que defende o título com as cores das Vespas surge este ano com um novo carro, Skoda Fabia R5, que, contudo, é sempre alugado à italiana Delta Rally com que já vinha trabalhando num passado recente. Camacho contará esta época com dois navegadores pois Pedro Calado, vice-presidente do governo regional, não tem disponibilidade total e será substituído nalguns eventos por Jorge Pereira, co-piloto ausente há alguns anos da estrada após um violento acidente com João Magalhães.
Um dos principais adversários do campeão em 2017 foi João Silva que volta a ser um dos candidatos às vitórias tanto nas provas como no campeonato. O piloto da FX surge novamente ao volante do Citroën DS3 R5 com que já competiu o ano passado mas também ouvirá as notas doutro navegador, Victor Calado, com quem já fez equipa em 2013. Noutro carro da casa do ‘double chevron’, aquele que anteriormente pertencia a Gil Freitas, regressa a tempo inteiro à competição outro campeão, Miguel Nunes. Com a desvantagem de descobrir o carro na primeira prova, o campeão de 2010, 2012 e 2014 volta a ter a seu lado João Paulo.
Candidato ao título é também Rui Pinto que agora está muito mais familiarizado com o seu Ford Focus WRC. O piloto que este ano terá como co-piloto Rui Rodrigues, que vinha acompanhando João Silva, apenas poderá desejar uma maior regularidade nos pontos para chegar ao final da temporada em posição de poder suceder a Alexandre Camacho e obter um cetro que há muito falha no seu palmarés. Luta interessante deverá igualmente voltar a haver pela vitória no grupo RC2N em que se espera novo empolgante duelo entre Filipe Pires, atual campeão em título, e o mais jovem Vasco Silva, ambos em Mitsubishi Lancer Evo X.
Para além da disputa do sempre emocionante grupo RC4 em que competem vários pilotos com Citroën C2, grande parte das listas de inscritos deverá ser assegurada por competições monomarca como a DMack Yaris Cup ou o Challenge DS3 Remax Elite, um novo troféu em que competem alguns nomes sonantes do automobilismo regional com os Citroën DS3 R1 fornecidos pela PT Racing. Paulo Nunes, que vinha competindo com um Citroën Saxo, é um dos pilotos que aderiu a esta fórmula a que também não resistiram Pedro Mendes Gomes, Alexandre Jesus e Américo Gouveia, para também regressarem à competição, ou ainda os jovens João Sousa e Márcio Nóbrega. Quem também volta à atividade, mas só lá para maio, é o antigo campeão Filipe Freitas que estará ao volante dum dos seus carros de sonho, Lancia Delta Integrale 16v.
HORÁRIO
DIA 1 SEXTA-FEIRA, 16 DE MARÇO
Partida 21h30
PE 1, SE Ponta Delgada (4,10 km) 21h43
DIA 2 SÁBADO, 17 DE MARÇO
Assistência A 10h18
PE 2, Vila 1 (6,95 km) 10h52
PE 3, Lameiros (14,45 km) 11h10
PE 4, São Vicente (8,15 km) 11h58
Reagrupamento 12h23
PE 5, Boaventura (8,30 km) 13h58
Assistência B 14h28
PE 6, Encumeada 1 (14,45 km) 15h19
PE 7, Vila 2 16h01
PE 8, Encumeada 2 16h42
Assistência C 17h12
Reagrupamento 17h25
Pódio 18h11
João Freitas Faria
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI