Acção de formação para comissários e directores de prova em Vila Real
Decorreu no último fim de semana uma acção de formação para comissários e directores de prova, organizada pela FPAK e pelo Clube Automóvel de Vila Real.
Esta formação juntou elementos de vários clubes do norte do país, responsáveis pela organização desportiva de provas a nível nacional e internacional, tendo como objectivo criar uma base de formação comum a todos os elementos inseridos das provas.
Estiveram presentes grandes nomes da cena do desporto nacional e internacional, entre os quais Rui Marques e Eduardo Freitas, assim como outros representantes FPAK, que tiveram como missão passar os seus conhecimentos à atenta plateia.
A formação foi dividida em duas partes: a primeira, focada nos directores de prova das várias modalidades do desporto automóvel, com especial atenção nas alterações feitas na regulamentação nacional e internacional para 2018, assim como uma visão do que poderá ser o futuro a curto prazo. A segunda parte, virada para os comissários, teve uma forte componente teórica onde, foram transmitidos conhecimentos e experiências por parte dos palestrantes assim como demonstrações práticas, com um exercício de extracção, seguido de um exercício de um extinção de incêndio com a ajuda dos bombeiros de Vila Real, de forma a dar as noções básicas de combate a um fogo.
Eduardo Freitas realçou que é vontade da FPAK envolver-se mais na formação dos comissários, algo que até agora era essencialmente feito pelos clubes. A FPAK pretende assumir essa responsabilidade de forma de estabelecer um mínimo comum a todos e assim garantir um nível de qualidade superior. Eduardo Freitas enalteceu ainda a qualidade dos comissários que existem em Portugal, afirmando que o nível que existe cá é tão bom quanto o que vemos lá fora.
Tiago Fernandes, do CAVR, não escondeu a satisfação e o orgulho em receber um evento deste calibre:
“É um orgulho receber um evento FPAK com a chancela da FIA que faz parte de um plano mundial de formação em que a nossa federação também está integrada. É acima de tudo uma das primeiras acções no cumprimento do compromisso assumido perante os associados. É a primeira iniciativa que pretende dotar os nossos colaboradores de uma formação actual e dar formação a novos elementos e acima de tudo continuar a credibilizar o CAVR que é um dos grandes objectivos destes corpos sociais”.
Paulo Magalhães, da FPAK fez um balanço muito positivo dos trabalhos
“O objectivo é melhorar a qualidade das provas e a melhoria no aspecto da segurança passa por dar formação às pessoas envolvidas e alerta-las para procedimentos básicos. Queremos ter um desporto motorizado mais seguro e cativar gente nova que também é um dos nossos objectivos. O balanço é extremamente positivo.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI