F1, Testes de Barcelona: Vettel liderou dia muito produtivo
Foi um excelente dia para todas as equipas. Toda a gente conseguiu fazer mais de 100 voltas, o que terá proporcionado uma quantidade significativa de dados para os engenheiros analisarem. Vettel foi o mais rápido do dia e para já é o mais rápido de 2018.
O dia começou com muitas nuvens e uma pista mais fria, o que poderia fazer pensar que os tempos de ontem dificilmente seriam batidos, mas depois de Vettel se ter começado a aplicar, rapidamente chegamos à conclusão que afinal um novo recorde estava à vista.
Vandoorne foi o primeiro a colocar um tempo digno de registo na tabela e manteve-se líder durante algum tempo. A McLaren e a Haas foram aquelas que mais cedo começaram a acumular voltas e depressa tiveram a companhia de Bottas que fez a manhã toda com pneus médios, em simulação de corrida. Os trabalhos decorreram de forma tranquila e via-se uma Renault a mostrar mais andamento do que até então (o foco da equipa nessa fase era a performance e não stints longos como nos dias anteriores), Mas a estrela do dia vestia de vermelho e chamava-se Vettel. Mais uma vez, perto da hora do almoço (a mais indicada para este tipo de trabalhos) o alemão começou a colocar voltas rápidas na tabela, de forma sucessiva, até chegar ao número mágico… 1m17.182s, um novo recorde não oficial da pista catalã e o piloto que mais se aproximou dos 1:16, tempo que teoricamente se esperava que estes monolugares fossem capazes de fazer. Magnussen, que também andava a fazer stints curtos e com pouco combustível, fez o segundo melhor tempo e Hulkenberg fechou o top3. Gasly era o quarto mais rápido logo seguido por Vandoorne que esteve duas horas parado nas boxes, acumulando ainda assim mais de 40 voltas.
Na parte da tarde esperava-se que as equipas fizessem simulações de corrida e o esperado aconteceu. O número de voltas por equipa continuou a subir e as equipas focaram-se na preparação das corridas e na afinação de tudo o que uma corrida implica (desgaste de pneus, comunicação, paragens nas boxes, etc). Voltamos a ver stints muito interessantes por parte da Mercedes, Ferrari e Red Bull, todas a rodarem ao mesmo nível ou abaixo da volta mais rápida de do GP de Espanha 2017 e de forma muito regular.
Quando faltavam 90 minutos para o final da sessão, todas as equipas tinha mais de 100 voltas feitas, graças a níveis de fiabilidade notáveis e um dia sem bandeiras vermelhas até essa altura. Mas Ericsson tratou de borrar a pintura e teve uma saída de pista a uma hora do final, numa fase em que todas as equipas já tinham terminado as simulações de corrida ou estavam em vias de o fazer.
A última hora poderia trazer mais alguma surpresa e Gasly tratou de apimentar as coisas colocando o seu Toro Rosso na terceira posição da tabela de tempos. Mais um dia sem mácula para a STR que além de muitas voltas, conseguiu mostrar competitividade. Mas foi a única mudança significativa da última hora. O resto da tabela manteve-se como estava.
Amanhã teremos o último dia de testes antes da primeira prova do ano.
Tempos de hoje:
1 | Vettel | Ferrari | 1m17.182s | ||
2 | Magnussen | Haas | 1m18.360s | ||
3 | Gasly | Toro Rosso | 1m18.363s | ||
4 | Hulkenberg | Renault | 1m18.675s | ||
5 | Sainz | Renault | 1m18.725s | ||
6 | Vandoorne | McLaren | 1m18.855s | ||
7 | Ericsson | Sauber | 1m19.244s | ||
8 | Bottas | Mercedes | 1m19.532s | ||
9 | Hamilton | Mercedes | 1m19.575s | ||
10 | Kubica | Williams | 1m19.629s | ||
11 | Perez | Force India | 1m19.634s | ||
12 | Verstappen | Red Bull | 1m19.842s | ||
13 | Stroll | Williams | 1m20.262s |
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
O Vettell deixa a concorrência a mais de 1 segundo !
Independentemente de como esse tempo tenha sido obtido, é um sinal de grande força. E a Ferrari vai acumulando centenas de voltas. Penso que é um sério aviso à Mercedes. Pode parecer que neste momento o Ferrari já seja bem superior ao Mercedes.( com o Vettell). Vamos a ver,embora, haja sempre jogo escondido…e o primeiro milho seja sempre para os pardais claro.
Fazer o melhor tempo e um número enorme de voltas é muito bonito, mas o que importava era saber os tempos por volta em simulação de corrida. Neste aspecto, e pela pouca informação existente, parece-me que os Mercedes ainda estão um passo à frente da Ferrari (e esta, por sua vez, à frente da Red Bull). No resto do pelotão, parece que a Renault evoluiu e espero bem que a Force India dê um salto qualitativo em Melbourne com a prometida nova evolução. Os dois pilotos merecem um bom carro. A Toro Rosso parece muito bem, mas esta é daquelas… Ler mais »
Foi o dia mais intenso até ao momento, todas as equipas fizeram muitas voltas e certamente reuniram muito informação útil para ser estudada ao longo dos próximos dias. Tenho dito que Mercedes e Ferrari estão numa classe diferente, mas talvez a RB não esteja assim tão distante, confiança não falta aos membros da equipa, isso é certo. Depois seguem Renault a Mclaren à espreita do pódio, com uma surpreendente Toro Rosso mesmo ali ao lado, sem dúvida a grande surpresa pela positiva até ao momento. Mas é claro que ainda se está esconder muito jogo, principalmente nas equipas de topo,… Ler mais »
Essa ideia de colocar a McLaren à espreita é no mínimo temerária, tendo em conta o que mostraram até agora.
Não acho que seja, à espreita não quer dizer que estão nessa posição. Os tempos têm dito que a Mclaren, juntamente com a Renault e talvez a Toro Rosso, são aquelas equipas que surgem imediatamente atrás do trio da frente.
Há muito jogo escondido, estes tempos não devem de ser levados a sério, só estão a testar, nunca ligo muito aos testes de pré temporada em Melbourne é que veremos.
Bem, isto é bom, só falta a RB também melhorar e teremos um campeonato renhido, que é o que interessa.
Por Espanha já vi comentários de que a Ferrari poderá ter algum tipo de difusor diferente, que lhes dá alguma vantagem, devido a um buraco nas regras. Mas como em Espanha detestam o Vettel por ter “roubado” o lugar ao tão amado Alonso (e ainda por cima agora ter monolugares menos inferiores) então vale o que vale…