WRC: CRAIG BREEN FAZ VOAR O C3 WRC
Autores de uma fantástica prestação na Etapa, pontuada com um novo melhor tempo numa das classificativas, Craig Breen e Scott Martin terminam o penúltimo dia do Rali da Suécia no 2º lugar, estando mais perto do que nunca de assegurar um primeiro pódio do presente ano ao Citroën Total Abu Dhabi WRT. Por seu turno, Mads Østberg e Torstein Eriksen seguem no 5º lugar, enquanto Kris Meeke e Paul Nagle tiveram de abandonar devido a uma avaria no turbo, resultante de uma incursão num muro de neve.
Etapa clássica do Rali da Suécia, com as tradicionais Especiais de Hagfors e Vargasen, este segundo verdadeiro dia de prova permitiu ver Craig Breen alcançar uma das melhores performances da sua carreira, naquela que é a sua sexta participação neste atípico evento. Lutando com os seus rivais pelos lugares do pódio e beneficiando de uma ordem de saída para a estrada favorável, o piloto irlandês, quarto na ordenação desta manhã, começou por alcançar um 2º melhor tempo no troço de abertura do dia, ascendendo ao 2º lugar provisório, a apenas 4,2 segundos do líder.
Fruto da menor quantidade de neve nas estradas, Breen aproveitou os bons conselhos da equipa técnica, apostando por levar consigo apenas um pneu extra para a segunda ronda do dia, enquanto a concorrência, provavelmente preocupada pelo anormal desgaste dos pregos, com o surgimento de zonas em terra, levava dois pneus consigo. A aposta do irlandês acabou por dar frutos: plenamente confiante no seu C3 WRC, Breen alcançou o melhor tempo no troço de Torntop (ES 12), o seu terceiro do presente fim de semana, seguindo-se dois 3ºs tempos, prestação que permitiu reforçar a sua 2ª posição, terminando o dia com 9,3 segundos para o seu adversário mais directo.
Ainda em fase de descoberta do C3 WRC, Mads Østberg teve um dia de uma enorme regularidade entre os homens da frente, conseguindo conservar o seu 5º lugar, depois de realizar um fantástico salto no famoso Colin’s Crest, alcançando uma distância 42 metros na sua primeira passagem!
Em condições de aderência cada vez mais constantes e apesar de uma posição na estrada que n~~ao lhe era benéfica – o britânico era o 4º a entrar para os troços – Kris Meeke realizava tempos de acordo com essa realidade, até que um comum contacto com um muro de neve danificava o turbo do seu C3 WRC, obrigando a um abandono. O piloto voltará amanhã ao rali, em Rally 2.
Em luta por um pódio que lhe foge desde 2014 na Suécia, o Citroën Total Abu Dhabi WRT tem amanhã pela frente 3 Especiais (51,94 km) para enfim concretizar o seu nível de performance do fim de semana com um bom resultado.
Pierre Budar, Diretor da Citroën Racing
“Foi um dia muito positivo para nós, com o Craig a subir ao 2º lugar depois de uma performance sólida, que confirma tudo o que de bom se pensa dele. Há também que salientar a entrega do Mads, piloto que permaneceu no 5º posto, apesar da sua falta de experiência com o carro. Estou, no entanto, desalentado pelo infortúnio do Kris, que não merecia tal desfecho, dada a dedicação que estava a ter até então. Há agora que continuar e pensar no dia de amanhã porque as diferenças permanecem muito curtas entre os cinco primeiros classificados.”
Kris Meeke
“Inicialmente, pensei que só tinha perdido 20 segundos naquela parede de neve, mas quando voltei a arrancar, vi que não tinha potência no carro, que a neve se tinha infiltrado no motor e danificado o turbo. Estávamos, então, empenhados em tentar subir do 10º lugar que ocupávamos, pelo que até é preço demasiado elevado a pagar por este erro. Com a neve fresca que se prevê para amanhã e a nossa posição a abrir a estrada, infelizmente não há qualquer hipótese de conquistar um ponto que seja na Power Stage.”
Craig Breen
“Estou encantado com o meu dia e a velocidade de ponta registada. É algo de novo, para mim, poder lutar pelos lugares da frente numa prova do Campeonato do Mundo, mas rapidamente se ganha esse gosto! A parte da tarde foi incrível, mesmo que não tenha podido bater-me com o Thierry até ao fim. Mas podem contar comigo na luta para manter este 2º lugar.”
Mads Østberg
“Ainda me falta algum conhecimento sobre o C3 WRC, pelo que nessas circunstâncias só posso estar satisfeito com o que alcancei até agora. Em vez de mudar o set-up, algo que é sempre arriscado fazer a meio de uma prova, preferimos preservar as configurações definidas nos testes, tentando melhorar a minha performance com o carro à medida que acumulo mais quilómetros.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI