Rali da Suécia, PE10: Tripla Toyota na limitação de danos
A primeira passagem por Hagfors foi totalmente dominada pela Toyota. A marca japonesa colocou os três carros que inscreve no WRC nos três primeiros lugares do troço com a vitória a cair, uma vez mais, para Ott Tanak. Curiosamente, o estónio é o pior classificado da marca. O piloto mais rápido deixou Latvala a 4,3 segundos e Esapekka Lappi a 4,4 segundos. Na geral, Tanak continua em nono, enquanto Lappi é sexto. O único que viu a sua posição melhorar foi Latvala que subiu a sétimo por troca com Teemu Suninen (Ford).
Nos lugares da frente há movimentações de destaque. Thierry Neuville continua em primeiro, apesar de ter sido, apenas, sétimo. Mas já não tem Andreas Mikkelsen como principal rival. O norueguês fez um pião depois de bater num banco de neve e perdeu muito tempo. “Foram cerca de 15 segundos”, disse no final. O cronómetro somou, no total, 18,5s, o que lhe valeu o 11º registo. Resultado? Caiu para quarto, está a 14,4 segundos de Neuville e viu Craig Breen (Citroën) e Hayden Paddon (Hyundai) passarem-no na classificação.
O irlandês foi quarto na especial e ganhou tempo a todos os adversários directos. Está a 4,2 segundos de Neuville mas no final nem tinha bem noção do feito alcançado. “É difícil perceber se a velocidade no carro é boa”, explicou. Já Neuville concluiu o troço sem os problemas na transmissão do seu i20 WRC que tinha sentido na especial anterior. Mas nem tudo foi positivo. “Fiz um pião de 360º. Nada que pudesse evitar”, disse.
Mads Ostberg continua em quinto mas não estava nada satisfeito. “Horrível. Não tenho confiança e não sei porquê. Fizemos algumas mudanças mas não há mais a fazer antes da assistência”, explicou. Ostberg continua, ainda assim, à frente da armada da Toyota. Teemu Suninen, em Ford, está a pagar a falta de experiência com um WRC. Agora foi 12º e caiu para oitavo. Ainda assim, continua a ser o melhor dos M-Sport. Sébastien Ogier foi nono e subiu ao 11º posto, por troca com Elfyn Evans. Tem Kris Meeke à sua frente que está, apenas, à “procura de diversão” e de se manter à frente do campeão do mundo.
No WRC2, Katsuta voltou aos comandos e Tidemand caiu de primeiro para terceiro. Entre os dois está Veiby. Os três estão separados por 6,5 segundos.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI