Fórmula E: Vergne vence, boa recuperação de Félix da Costa
Jean Eric Vergne assegurou no Chile o seu segundo triunfo na Fórmula E, numa corrida que foi um grande espetáculo, com os cinco primeiros separados por pouco mais de dois segundos no último quarto da corrida, com muitas lutas por posições à mistura.
Apesar de alguns sustos, especialmente da direção da equipa nas boxes, pela primeira vez a mesma equipa, a Techeetah logrou colocar os seus carros nos dois primeiros lugares, com Andre Lotterer a realizar uma excelente corrida, para quem é um rookie na Fórmula E, e nunca tinha sequer pontuado até aqui.
Sébastien Buémi foi terceiro, ‘venceu’ a batalha com os aguerridos pilotos que terminaram atrás de si, mas não estava nada contente no final, já que perdeu dois lugares na partida, e mais algum tempo na troca de carro, pois teve de esperar pela via das boxes desimpedida.
Com este resultado, três pilotos diferentes venceram nas quatro corridas até aqui realizadas, sendo Felix Rosenqvist, precisamente o quarto classificado, o único a bisar. Com este triunfo, Jean Eric Vergne passa agora a liderar o campeonato.
A corrida foi muito interessante, o vencedor aguentou bem a pressão atrás de si, pois apesar de Andre Lotterer não ter muito tempo ‘disto’, tem vindo a fazer uma magnífica aprendizagem, apesar de até aqui ter somado uma desclassificação, um 13º lugar, e um abandono em Marrocos. Aqui, foi segundo. Notável corrida.
Para António Félix da Costa e depois duma qualificação complicada, com os dois carros da equipa MS&AD Andretti Formula E a serem apenas 16º (Félix da Costa) e 18º (Tom Blomqvist), o piloto luso fez uma boa recuperação, isto mesmo depois de ter ficado ficado preso atrás na confusão inicial que redundou no abandono de José Maria López.
Esta situação levou à entrada do Safety Car de Bruno Correia em pista, onde ficou quatro voltas. Após o recomeço, Félix da Costa depressa passou Edoardo Mortara para 14º, depois foi a vez do seu colega de equipa, Tom Blomqvist, chegando a 13º, depois duma má paragem nas boxes, ainda assim surgindo em 12º. Pouco depois surgia em 10º após desistência Alex Lynn, passou Nico Prost para nono, numa altura em que ficou algum tempo sem rádio e na luta pelo sétimo lugar, num grupo de três pilotos que rodavam muito juntos. Félix da Costa ainda passou Jerôme D’ambrosio mas o belga passou-o novamente, com o português a terminar uma boa corrida em nono.
Lá na frente, a corrida começou com a ascensão de Nelson Piquet de sexto para segundo, mas o brasileiro estragaria a sua prova com uma travagem falhada, caindo de terceiro para sexto, depois de ter sido passado por Lotterer na luta pelo segundo lugar.
Grande operação de passagem pelas boxes, de Felix Rosenqvist, que subiu de 11º para 5º, mantendo depois uma forte pressão em Buémi depois da saída de pista de Piquet.
Lá na frente, Vergne e Lotterer ‘torravam’ os nervos ao seu chefe de equipa, por causa da luta pelo primeiro lugar, mas apesar de alguns sustos e encostos, tudo terminou em bem para ambos e para descanso do chefe de equipa.
A luta entre os cinco primeiros foi fabulosa, já que rodaram bastante tempo separados por cerca de três segundos, com Lotterer na última volta a ter que se defender fortemente o seu segundo lugar face a Buémi, Rosenqvist e Sam Bird, que vinha logo atrás.
A Fórmula E regressa no início de março com a corrida da Cidade do México.
Classificação
1 | 25 J. VERGNE P | TECHEETAH | 37 voltas |
2 | 18 A. LOTTERER | TECHEETAH | 1.154 |
3 | 9 S. BUEMI | RENAULT E.DAMS | 1.959 |
4 | 19 F. ROSENQVIST | MAHINDRA RACING | 2.793 |
5 | 2 S. BIRD FL | DS VIRGIN RACING | 4.490 |
6 | 3 N. PIQUET JR. | PANASONIC JAGUAR RACING | 6.364 |
7 | 20 M. EVANS | PANASONIC JAGUAR RACING | 7.099 |
8 | 7 J. D’AMBROSIO | DRAGON RACING | 13.308 |
9 | 28 A. DA COSTA | MS&AD ANDRETTI FORMULA E | 14.811 |
10 | 8 N. PROST | RENAULT E.DAMS | 21.092 |
11 | 27 T. BLOMQVIST | MS&AD ANDRETTI FORMULA E | 32.924 |
12 | 68 L. FILIPPI | NIO FORMULA E TEAM | 44.127 |
13 | 4 E. MORTARA | VENTURI FORMULA E TEAM | 49.398 |
14 | 16 O. TURVEY | NIO FORMULA E TEAM | +1:12.282 |
NT | 36 A. LYNN DNF | DS VIRGIN RACING | – |
NT | 23 N. HEIDFELD DNF | MAHINDRA RACING | – |
NT | 1 L. DI GRASSI DNF | AUDI SPORT ABT SCHAEFFLER | – |
NT | 66 D. ABT DNF | AUDI SPORT ABT SCHAEFFLER | – |
NT | 6 J. LOPEZ DNF | DRAGON RACING | – |
NT | 5 M. ENGEL DNF | VENTURI FORMULA E TEAM | – |
CAMPEONATO
POS | Equipa/Piloto | R1 | R2 | R3 | R4 | R5 | TOTAL |
1 | TECHEETAH | 25 J. VERGNE | 21 P | 12 | 10 | 28 P | 71 |
2 | MAHINDRA RACING | 19 F. ROSENQVIST | 0 | 29 P, FL | 25 | 12 | 66 |
3 | DS VIRGIN RACING | 2 S. BIRD | 25 | 10 | 15 | 11 FL | 61 |
4 | RENAULT E.DAMS | 9 S. BUEMI | 0 | 1 | 21 P | 15 | 37 |
5 | PANASONIC JAGUAR RACING | 3 N. PIQUET JR. | 12 | 0 | 13 FL | 8 | 33 |
6 | VENTURI FORMULA E TEAM | 4 E. MORTARA | 6 | 18 | 0 | 0 | 24 |
7 | PANASONIC JAGUAR RACING | 20 M. EVANS | 0 | 15 | 0 | 6 | 21 |
8 | MAHINDRA RACING | 23 N. HEIDFELD | 15 | 0 | 6 | 0 DNF | 21 |
9 | TECHEETAH | 18 A. LOTTERER | 0 DNF | 0 | 0 DNF | 18 | 18 |
10 | AUDI SPORT ABT SCHAEFFLER | 66 D. ABT | 11 FL | 0 DNF | 1 | 0 DNF | 12 |
11 | MS&AD ANDRETTI FORMULA E | 28 A. DA COSTA | 8 | 0 | 0 | 2 | 10 |
12 | NIO FORMULA E TEAM | 16 O. TURVEY | 0 | 8 | 0 DNF | 0 | 8 |
13 | DRAGON RACING | 6 J. LOPEZ | / | / | 8 | 0 DNF | 8 |
14 | DS VIRGIN RACING | 36 A. LYNN | 4 | 2 | 2 | 0 DNF | 8 |
15 | RENAULT E.DAMS | 8 N. PROST | 2 | 4 | 0 | 1 | 7 |
16 | VENTURI FORMULA E TEAM | 5 M. ENGEL | 0 | 6 | 0 | 0 DNF | 6 |
17 | MS&AD ANDRETTI FORMULA E | 27 T. BLOMQVIST | / | / | 4 | 0 | 4 |
18 | DRAGON RACING | 7 J. D’AMBROSIO | 0 DNF | 0 | 0 | 4 | 4 |
19 | NIO FORMULA E TEAM | 68 L. FILIPPI | 1 | 0 DNF | 0 | 0 | 1 |
20 | AUDI SPORT ABT SCHAEFFLER | 1 L. DI GRASSI | 0 | 0 | 0 DNF | 0 DNF | 0 |
21 | MS&AD ANDRETTI FORMULA E | 27 K. KOBAYASHI | 0 | 0 | / | / | 0 |
22 | DRAGON RACING | 6 N. JANI | 0 | 0 | / | / | 0 |
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Foi, talvez, uma das melhores corridas desde que surgiu este campeonato, e foi, certamente, a melhor esta época. Loterer, o grande maluco, que quase deu a vitória a Bird. Quanto ao AFC, fez uma boa corrida, atendendo ao chasso que lhe deram. ( e à qualidade do trabalho das boxes)
AFC, uma vez mais, a perder pontos nas boxes.
Essa é a parte visível da (falta de) eficiência da equipa. Se nas restantes áreas forem tão maus como nesta, então o rapaz até está a fazer um bom trabalho.