Rali de Monte Carlo: Outra ‘quinta’ para Sébastien Ogier… no WRC
Sébastien Ogier já tinha uma ‘quinta’ em Portugal, que ‘comprou’ em maio passado, agora foi a vez de adquirir também uma ‘quinta’ no Mónaco, com este quinto triunfo no Rali de Monte Carlo. Um triunfo muito merecido num piloto que soube sempre atacar, ou resguardar-se, mostrando mais uma vez que é exímio nesse particular. contudo, este é o sexto triunfo de Ogier no Monte, já que ganhou também em 2009 quando a prova pertencia ao IRC.
Pode já não parecer o piloto mais rápido, muito menos o mais espetacular, mas é o mais eficiente, apesar duma concorrência que lhe dá cada vez mais trabalho. Vê-lo vencer troços na fase inicial do rali e o primeiro do último dia, em que era preciso dar um sinal que não valia a pena atacarem-no, diz muito do piloto que é.
Grande rali para Ott Tanak, que foi segundo na sua estreia pela Toyota, sendo claramente o melhor piloto da equipa. Teve um momento mau na prova, na PE9, em que teve demasiado receio do estado do troço, e esse minuto que perdeu aí para Ogier foi o momento chave da prova. Estava a 14.9s, ficou a 1m18s. Perdeu aí o rali. Mas termina a prova com quase um minuto de avanço para Jari-Matti Latvala, que foi terceiro, mostrando que se pode tornar rapidamente no ponta de lança da equipa nipo-finlandesa. A primeira vez que mostrou alguma coisa numa especial foi com o segundo lugar na PE8, para trás tinham ficado apenas posições entre o 4º e o 7º lugares nos troços, e isto mostra o que para Latvala significa hoje em dia a palavra consistência.
Azar para Esapekka Lappi que no último troço perdeu o quarto luga,r depois duam saída de estrada, não ocnseguindo depois ‘meter’ a marcha atrás, caindo de quarto para sétimo na classificação geral.
Quem aproveitou foi Kris Meeke, que herdou a quarta posição, um prémio para quem tanto lutou, mas que ainda assim não apaga mais um fim de semana difícil para a Citroën. Thierry Neuville ganhou duas posições no último troço, a Evans e Lappi, ganhando ainda mais quatro pontos de bónus com a PowerStage. O quinto lugar do belga acaba por ser um mal menor.
De registar o facto também de termos as quatro equipas no top 5, ficando claro pelos andamentos que a Hyundai vai fazer muito melhor, a Toyota já o está a fazer e a Citroën terá que se ver. Como se sabe, o Monte Carlo nunca é muito fidedigno quanto a ‘andamentos’…
Rali de Monte Carlo
25 a 28 de janeiro de 2018
Distância 1642.40 km
17 troços 388.59 km
1 Sébastien OGIER/Julien Ingrassia Ford Fiesta WRC 4:18:55.5
2 Ott TANAK/Martin Jarveoja Toyota Yaris WRC +58.3
3 Jari-Matti LATVALA/Miikka Anttila Toyota Yaris WRC +1:52.0
4 Kris MEEKE/Paul Nagle Citroen C3 WRC +4:43.1
5 Thierry NEUVILLE/Nicolas Gilsoul Hyundai i20 Coupe WRC +4:53.8
6 Elfyn EVANS/Daniel Barritt Ford Fiesta WRC +4:54.8
7 Esapekka LAPPI/Janne Ferm Toyota Yaris WRC +4:57.5
8 Bryan BOUFFIER/Xavier Panseri Ford Fiesta WRC +7:39.5
9 Craig BREEN/Scott Martin Citroen C3 WRC +9:06.7
10 Jan Kopecky/Pavel Dresler Skoda Fabia R5 +16:43.0
11 Kalle Rovenpera/Jonne Halttunen Skoda Fabia R5 +21:58.3
14 Andreas MIKKELSEN/Anders Jaeger Hyundai i20 Coupe WRC +36:52.3
Abandonos
Dani SORDO acidente PE8
Eric Camilli acidente PE11
Kevin Abbring Motor PE9
Líderes
S. Ogier PE1 a 17
Vencedores de PE
Neuville 5
Ogier 4
Tanak 4
Evans 2
Mikkelsen 1
Meeke 1
1 | Ogier Sébastien | 26 | 26 | ||||||
2 | Tänak Ott | 18 | 18 | ||||||
3 | Latvala Jari-Matti | 17 | 17 | ||||||
4 | Meeke Kris | 17 | 17 | ||||||
5 | Neuville Thierry | 14 | 14 | ||||||
6 | Evans Elfyn | 8 | 8 | ||||||
7 | Lappi Esapekka | 6 | 6 | ||||||
8 | Bouffier Bryan | 4 | 4 | ||||||
9 | Mikkelsen Andreas | 3 | 3 | ||||||
10 | Breen Craig | 2 | 2 | ||||||
11 | Kopecký Jan | 1 | 1 | ||||||
Construtores | |||||||||
1 | M-Sport Ford WRT | 33 | 33 | ||||||
1 | Toyota Gazoo Racing WRT | 33 | 33 | ||||||
3 | Citroën Total Abu Dhabi WRT | 18 | 18 | ||||||
4 | Hyundai Shell Mobis WRT | 14 | 14 | ||||||
WRC2 | |||||||||
1 | Jan Kopecký | 25 | 25 | ||||||
2 | EddieSciessere | 18 | 18 | ||||||
3 | Teemu Suninen | 15 | 15 | ||||||
4 | Guillaume de Mevius | 12 | 12 |
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Infelizmente vou ter que lhe dar os parabéns mais uma vez. Foi quem ganhou logo foi o melhor piloto no fim de semana. Excelente resultado para o Tanak e Jari, grande rally. Enorme prestação do EP, pena aquela saída mas faz parte. Cuidado com a Toyota este ano. Gostei do Meeke, sempre muito trabalhador, grande esforço e espero que lhe traga motivação. Inqualificável atitude do Thierry, nunca desistiu e de 21 acabou em 5, esta manhã foi incrível, parabéns a ele. Elfyn foi uma pena, tanto batalhou, tendo tido tempos brilhantes, estou muito entusiasmado com a sua pilotagem em piso… Ler mais »