24 Horas de Daytona: Portugueses entre os favoritos

Por a 24 Janeiro 2018 12:06

A Daytona International Speedway vai ser o palco da 56ª edição da prova americana que desde 1991 é conhecia como Rolex24.

2018 é uma das edições mais aguardadas pela elevada competitividade e pela extensa lista de pilotos. Os melhores pilotos de endurance, irão ter a companhia dos melhores nos GT´s assim como de algumas estrelas da F1. Serão 20 protótipos, 9 GTLM e 21 GTD. Este ano, os portugueses estão em destaque já que ‘temos’ a nossa maior representação de sempre. Em artigos separados falaremos dos ‘outros’, neste, somente de João Barbosa, Filipe Albuquerque e António Félix da Costa.

Assim sendo, na classe principal, os protótipos, teremos 10 LMP2 e 10 DPi, que celebram o primeiro aniversário desde a sua introdução, na prova de Daytona do ano passado. Correm na mesma classe pois os DPi não são mais do que LMP2 a quem foi dada a liberdade de fazer algumas alterações no chassis, de forma a que os fãs possam identificar mais facilmente a marca a que pertencem, além de terem a possibilidade de usarem motores próprios, ao contrário das regras mais estritas dos LMP2. Esta miscelânea de máquinas já competiu em conjunto no IMSA do ano passado e os Cadillac DPi mostraram ser as máquinas mais competitivas.

Para este ano, teremos 4 “Caddy´s” (mais um que no ano passado) e dado o andamento evidenciado no ROAR, serão os teóricos candidatos ao triunfo. Em 2017 foi o Cadillac #10 Konica Minolta a vencer de forma polémica, depois de ter tocado no #5 de Filipe Albuquerque nos últimos minutos da corrida, provocando um pião e acabando com as esperanças de uma vitória lusa. O #5 da Action Express será uma das máquinas que mais atenção irá suscitar aos fãs portugueses, com João Barbosa e Filipe Albuquerque a fazerem novamente equipa com Christian Fittipaldi. Para além do #10 e do #5 teremos o “Caddy” #31 (Whelen Engineering Racing) e o #90 Spirit of Daytona Racing, uma estreia este ano.

Outra novidade é a entrada dos dois novos Acuras da Penske, com grandes nomes ao volante como Montoya, Castroneves, Pagenaud, Rahal e Taylor. Um projeto que vai certamente dar que falar durante a época. Do ano passado transitam os Nissan #2 e #22 e a Mazda que conta agora com o apoio da Joest, os mesmos senhores que ajudaram a Audi a dominar Le Mans.

O que fará Alonso?

Nos LMP2, destaque para a United Autosports (2 carros: #23 e #32), equipa de Filipe Albuquerque no ELMS, que vem a Daytona com nomes bem conhecidos como Paul Di Resta, Bruno Senna, Lando Norris e Fernando Alonso. É a 2ª experiência “extra-F1” do espanhol em menos de um ano, depois da Indy 500. O objetivo do piloto McLaren é tomar o pulso ao endurance e perceber se quer fazer já este ano as 24 de Le Mans, onde parece ter uma vaga aberta na Toyota. Mas a United não é a única equipa a apostar forte em Daytona e a Jackie Chan DC Racing, que disputou o titulo do WEC até ao final, traz dois carros (#78 e #37) e também uma lista de luxo com nomes como Alex Brundle, Felix Rosenqvist, Daniel Juncadella, Robin Frijns, Lance Stroll e … António Félix da Costa. Da Costa não estará ao comandos do M8 mas em compensação, vai estar num carro competitivo (#78), numa excelente equipa e com possibilidade de vencer à geral.

O programa do evento que se realiza no circuito de 5,730 quilómetros e treze curvas e tem por base a tri-oval de Daytona inicia-se na quinta-feira, estando a partida para a prova de vinte e quatro horas marcada para as 19h40 de sábado, podendo ser seguida em directo no canal Eurosport (a primeira e a última horas de corrida) e na IMSA TV (imsatv.imsa.com).

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado