Rali de Monte Carlo: 50 anos sem vitórias inglesas…

Por a 6 Janeiro 2018 13:11

Em 2018 cumprem-se 50 anos desde a última vitória de um piloto britânico no Rali de Monte Carlo. Vic Elford e David Stone, com um Porsche da equipa de fábrica, foram os últimos vencedores. Em 1985, Terry Harryman foi o co-piloto de Ari Vatanen, no momento mais próximo da vitória que os britânicos tiveram desde 1968. Na sua autobiografia, Vic conta a história da especial que lhe deu a vitória, St. Sauveur to Beuil, que passa o Col de la Couillole. Existia muito gelo e neve e Vic escolheu correr com pneus normais, em detrimento de pneus com pregos. O piloto andou quase sempre em quinta e a 200 quilómetros/hora, deslizando por cima da neve e gelo. Com isso, conseguiu terminar com mais de um minuto de vantagem sobre o Renault Alpine de Gerard Larrousse, nos 26 quilómetros do troço. Para Vic, foi uma experiência traumática: “Senti que nunca tinha estado tão nervoso, precisei de três tentativas para acender o meu cigarro”.

Martin Holmes

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
rodríguezbrm
rodríguezbrm
7 anos atrás

E na semana seguinte vence as 24 Horas de Daytona, numa época em que as corridas de Endurance tinham tanta ou mais importância que a F.1, o que constitui sem dúvida uma das grandes proezas da história do automobilismo.

rudicaraciola
rudicaraciola
7 anos atrás

Um dos maiores pilotos do seu tempo. Tive oportunidade de vê-lo no Circuito de Vila Real em 1972 onde fez uma espectacular recuperação de último no arranque para segundo classificado!. Transcrevo abusivamente um pequeno parágrafo de um blog onde o feito é comentado: “Em 1972, surge em Vila Real para delírio de todos os presentes, integrado na Ecurie Bonnier, com Mário Araújo Cabral e Claude Swietlik, o futuro vencedor da corrida. A sua espectacular recuperação foi notória, pois poucas voltas demoraram para o Lola, com as cores da Ecurie Filipinetti chegar ao lugar cimeiro, após o abandono de José Maria… Ler mais »

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado