CPR: Armindo Araújo é importante, mas a vinda da Hyundai não é menos…

Por a 30 Dezembro 2017 14:59

É muito importante o regresso de Armindo Araújo ao CPR, mas não o é menos a vinda de mais uma marca a nível oficial, a Hyundai, para a nossa principal competição de estrada…

Quando há três anos a Citroën decidiu regressar ao Nacional de Ralis com uma estrutura oficial, seis anos depois da última equipa oficial (Peugeot Total) se ter retirado do campeonato, pensou-se que outras poderiam seguir o mesmo caminho. O CPR estava a ganhar notoriedade (e continua a estar), e neste momento, sendo extremamente positivo o regresso de Armindo Araújo ao Campeonato de Portugal de Ralis, nem de perto é menos importante o facto da Hyundai Portugal ter decidido envolver-se a nível oficial na competição.

Sérgio Ribeiro, CEO da Hyundai Portugal, explicou que “nos sentimos muito entusiasmados com a dupla de pilotos que estamos a apoiar e vamos seguramente lutar para garantir os dois primeiros lugares do campeonato. É um projeto que está a ser preparado há já algum tempo porque nos quisemos certificar que tínhamos as melhores condições, equipas e pilotos para vencer” e sendo verdade que a marca sul coreana entra com dois grandes trunfos na competição, é também muito sintomática esta vontade de vir para o CPR. Há três anos questionava-se se o projeto da Citroën/DS poderia incentivar outras marcas a apostarem também, mas a verdade é que isso só faria sentido caso a luta fosse pelos melhores lugar da geral – foi, por exemplo a razão aduzida pela Renault, dizendo que só o ponderavam se tivessem um R5 – e por isso tendo a Citroën como equipa oficial, só restam a Hyundai, Ford, Skoda, Peugeot e a partir do próximo ano, a Volkswagen.

Como se percebe, a Hyundai anuncia agora a sua entrada, a Ford está há muito arredada destas lides do CPR, a Skoda, através da SIVA, importador nacional, apoia de alguma forma Pedro Meireles e Miguel Barbosa, a Peugeot, estando a Citroën, talvez não seja tão evidente, e a partir do próximo ano, há um novo carro, o Volkswagen Polo GTI R5. Poranto, num ‘mundo perfeito’ teríamos neste momento, quatro equipas oficiais, temos duas, o que já é muito significativo.

Recorde-se que 2009 foi – antes da chegada da DS3 Vodafone Team, o último ano em que o Campeonato Nacional de Ralis teve uma equipa oficial. Nessa altura, a formação da Peugeot Total estava já a planear o seu regresso às lides internacionais com Bruno Magalhães a apontar para o IRC, depois de ter assegurado o seu terceiro título consecutivo. Foi um duro golpe no Nacional de Ralis. A equipa liderada, tecnica e desportivamente, por Carlos Barros deixava orfão o Nacional de Ralis em matéria de estruturas oficiais e terminava com uma das ligações mais profícuas que os ralis nacionais conheceram. Os pilotos privados agradeceram, mas a notoriedade da disciplina não tardou a entrar em queda acentuada, mesmo se não faltaram emoções fortes aos campeonatos dos anos seguintes…

Seis anos foi o tempo necessário para um importador de uma marca ganhar novamente fôlego e abraçar um projeto oficial no Nacional de Ralis, e todos concordam que a equipa DS3 Vodafone Team, tem dado um bom colorido à competição, mesmo se a estrutura seja diferente do que eram as equipas oficiais no passado. Os meios técnicos e humanos eram de outro calibre e havia departamentos de competição dentro das marcas que trabalhavam os seus projetos de A a Z, muitas vezes, numa lógica quase megalómana para a dimensão do país e, talvez até irracionalmente, para o volume de vendas dos seus automóveis que ajudavam a pagar os projetos.

Basta dizer que na primeira década do novo milénio, marcas havia em que 1 % do valor de cada carro vendido revertia a favor do projeto de ralis. Hoje, isso é impensável não só porque o volume de vendas de automóveis não atinge, nem de perto, nem de longe, os valores desses tempos, e depois porque os departamentos de competição simplesmente se eclipsaram, deixando de fazer sentido (é sempre difícil a uma marca justificar um departamento de competição quando muitas vezes se vê a braços com ordens despedimentos noutros departamentos).

Em vez desses departamentos, os importadores de marcas como a Renault, Toyota ou Skoda (só para revelar alguns exemplos nacionais) há muito que tinham percebido que era preferível subcontratar equipas para ficarem responsáveis pela gestão técnica dos carros antes, durante e após os ralis, numa ‘convenção’ que, de resto, se acabou por generalizar por toda a Europa, ao ponto de hoje os papéis se terem até invertido de tal modo que até há marcas oficiais que adotam os serviços de equipas para as suportarem no terreno (como a Citroën com a PH Sport). Mais do que uma moda, o outsourcing nos ralis é uma questão de racionalização de meios económicos e de aproveitamento de sinergias que já provaram dar bons resultados.

Neste contexto e sabendo-se que cada piloto vai ter a sua estrutura técnica por trás, fica claro que também a Hyundai segue esse caminho, não deixando de ser muito significativo o envolvimento oficial. Até porque, não duvidamos que os ralis ajudam a criar nas pessoas uma boa perceção quando à marca em termos gerais a aquele modelo em particular, sendo o pináculo dessa situação o que aconteceu com a Subaru, que passou duma marca quase desconhecida para uma espécie de ‘religião’ por parte dos seus adeptos, fruto da sua presença nos ralis.

Neste momento já estão certos três Hyundai i20 R5 no CPr para Carlos Vieira, Armindo Araújo e Manuel Castro, sendo muito forte a possibilidade de um quarto carro. E isto só pode ser positivo para a Hyundai em Portugal.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
1981ColinPinheiro
1981ColinPinheiro
7 anos atrás

Então onde andam os cromos dos foristas???!!! O AS adianta a hipotese de mais um hyundai e os haters não aparecem a dizer que foi copy e past??!!! Ou leram agora em primeira mão???!!! Dói não doi!! Continua JLA….abraço

últimas CPR - CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS
últimas Autosport
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
últimas Automais
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado