WRC: Franceses, ponham-se a ‘pau’, os finlandeses estão de regresso em força…
Lasse Lampi, agora com 66 anos, foi durante muito tempo um piloto muito respeitado nos ralis finlandeses. Foi um dos poucos privados a ter algum sucesso no WRC (terceiro classificado no Rali da Suécia de 1983), pilotando principalmente Ford Escort e Audi Quattro, passando para a Mitsubishi Ralliart como piloto de testes, onde se tornou grande amigo e confidente do tetracampeão do mundo de Ralis, Tommi Makinen.
Atualmente, com tanto burburinho à volta do jovem Kalle Rovanpera, que começou a sua carreira em países que permitem a menores de 18 anos competir em ralis, Lampi deu-nos o seu ponto de vista relativo aos jovens que estão a emergir nos ralis, no seu país.
“Desde há algum tempo para cá muitos jovens têm investido em categorias como o Grupo F, de carros que têm homologações muito antigas, ou mesmo já não as têm, pilotando à vista, sem notas. Penso que isso é um erro, não muito grande, mas um erro. Mais recentemente, os pilotos têm vindo a perceber que devem investir em carros mais pequenos, mas com homologação, tal como os Fiesta, Peugeot, Citroen ou o que quer que seja, de tração à frente e isso parece que está a resultar. Agora, já se podem comparar uns com os outros, e mesmo a nível internacional. Os que se destacarem, mais tarde evoluem para os R5. Já não é preciso ficar no Grupo N ou em classes similares. Penso claramente que o caminho são os carros de tração dianteira, mas com homologação internacional…” começou por dizer Lasse Lampi, que deu como exemplo o que têm vindo frazer a Tommi Makinen Racing, com os jovens da Toyota, que estão a aprender (Takamoto Katsuta e Hiroki Arai): “A sua velocidade está a melhorar cada vez mais, e deram um grande pulo esta época. Agora, já têm co-pilotos mais experientes, e já não têm tantos acidentes. A sua velocidade está a no campeonato finlandês pode considerar-se a esperada, mas para darem mais um salto é uma conversa bem diferente”.
Agora que Kalle Rovanpera está bem lançado, depois de ter assinado pela equipa oficial da Skoda, quisemos saber de Lasse Lampi em quem tem vindo a reparar no seu país: “Nos campeonato finlandês tivemos um novo vencedor, o Erik Pietarinen (ndr, três vitórias este ano), que já conheço há algum tempo e sei que tem vindo a melhorar de forma muito evidente. Agora foi para os R5, e bateu todos os outros por mais de dois minutos num rali pequeno (ndr, bateu Juha Salo por 1m48). Para além dele temos o Juuso Nordgren que já corre pela Skoda, o Jari Huttunen que está no programa de jovens pilotos da Hyundai, e depois, claro, temos o Esapekka (Lappi), o Teemu (Suninen). Há muitos pilotos a chegar para lá do (Kalle) Rovenpera, está ainda a começar. Vamos ver o que acontece” disse Lampi, que não escondeu em quem acredita mais: “O Esapekka Lappi, claro, mas porque ele já está a competir ao mais alto nível. Depois o Teemu (Suninen). Mas é difícil dizer, que vai passar ao próximo nível. Já é um grande pulo, chegar aos R5, depois de competir nos tração à frente. E o salto dos R5 para o WRC ainda é maior. Eles foram semelhantes em termos do que fizeram nos R5, portanto penso que qualquer um dos dois se vai adaptar bem aos WRC. É impossível dizer quem se vai destacar, mas acredito em todos eles. De qualquer forma, eles precisam de dinheiro, patrocínios, ajuda, mas também não nos podemos esquecer da federação, pois tanto o Teemu, o Jari e o Juuso, todos correram no Rali da Finlândia com a ajuda da federação. Incluindo os prémios ‘Star of the Future’. Penso que estão na direção certa…
Martin Holmes
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI