BMW X4 xDrive 20d – Ensaio

Por a 19 Dezembro 2017 10:00

BMW X4 xDrive 20d

Texto : José Luís Abreu

O BMW X4 é um bem conseguido ‘downsizing’ do imponente X6. baseia-se no X3, mas faz uma mistura do SUV com um Coupé. Apesar do peso, é ágil e mesmo este motor 2.0d chega bem para as ‘encomendas’.

O BMW X4 não e novo, o seu ‘nascimento’ deu-se no verão de 2014, quando a marca bávara decidiu transportar o conceito de sucesso do seu X6 para um SUV de ar desportivo, mais pequeno, num modelo que visou combinar a potência típica dos modelos BMW X e a estética dos coupés, nomeadamente do X6. Tratou-se basicamente duma transferência de um conceito já conhecido e bem sucedido.

Ainda que esta versão X4 xDrive 20d, com um motor, 2.0 turbodiesel de 190cv, não seja a mais destacada em termos de performances, pois temos ainda a versão X4 xDrive 30d de 258 cv e a xDrive 35d de 313cv, a verdade é que o motor chega e sobra para a maioria das ‘necessidades’. Ser mais pequeno, também torna este X4 mais prático. Por exemplo, tem cinco lugar ao invés dos quatro do X6. Ainda por cima, este carro surge com o Pack Desportivo M, que oferecem ao X4 um visual ainda mais dinâmico.

Este Pack desportivo M inclui elementos exteriores na cor da carroçaria, volante M em pele e multifunções bem como o pack aerodinâmico M, que surge com para-choques dianteiros e traseiros pintados na cor da carroçaria e um difusor em Dark Shadow metalizado. O revestimento das embaladeiras, frisos das cavas das rodas e portas possuem todos a mesma cor da carroçaria. A presença desportiva fica ainda mais destacada com frisos exteriores individuais Shadowline, molduras laterais dos vidros, frisos das portas, triângulo dos retrovisores e molduras dos retrovisores exteriores em preto brilhante. A tudo isto, junta-se o célebre e mítico logótipo ‘M’ nas superfícies laterais e jantes exclusivas de liga leve de 18 polegadas.

Já no interior, podemos contar com bancos desportivos para o condutor e passageiro, as funções mais importantes encontram-se facilmente acessíveis, graças ao volante M em pele multifunções, o seletor de velocidades M e apoios M para os pés.

Estética arrebatadora

O BMW X6 é enorme e imponente, mas este BMW X4 é bem mais ‘maneirinho’, mas tem igualmente uma excelente presença. A estética depende do gosto de cada um mas não  deve haver muita gente a ficar indiferente a este X4. A grelha é enorme, como grandes são também as entradas de ar. Depois os para-choques desportivos, uma linha de ombros ampla, contornos bem definidos da linha de tejadilho, o vinco lateral duplo e visto de traseira, também fica clara a aparência robusta. Transpira dinamismo.

Neste BMW X4, o condutor e passageiro estão sentados 20 mm mais baixo que no X3, e os passageiros traseiros, 28 mm mais baixos, facto que aumenta a aumenta a sensação desportiva. A posição de condução é boa, embora o espaço não abunde, facto que é ainda exacerbado com o habitual túnel de transmissão. Nada a dizer quanto à visibilidade, exceção feita a quando se olha pelo retrovisor interior, pois aí, vê-se muito pouco lá para trás. Pode sempre acrescentar a câmara de visão traseira.

O conforto estático é bom, mas não é esse que mais importa. Nada a dizer da acessibilidade, sendo que o habitáculo não é perfeito para três pessoas atrás, ainda mais com o estilo Coupé, mas essas são cedências normais, quando se quer algo, como uma estética bem mais interessante, podem perder-se outras valências, como espaço no interior. Ter mais do que 1,80m e viajar atrás, pode bater com a cabeça no teto se a estrada for demasiado irregular. Já o espaço para as pernas é bom e o passageiro do meio atrás também não viaja nada mal.

De resto, na capacidade da mala perde cerca de 50 litros para um BMW X3, mas os 500 litros chegam bem para 99% por cento dos casos. O tampa da mala é automático de série. O interior tem a qualidade já conhecida da BMW.

Tecnologia e sistemas de informação

Os habituais Serviços ConnectedDrive da BMW fornecem um conjunto de informações, entretenimento e serviços em viagem sendo que o BMW Online inclui informações de notícias locais, meteorologia, viagens, pesquisa online e outras funções. É possível aceder ainda a outras opções como “webcams”, informação sobre estacionamento, guias turísticos e guias de hotéis. Pode utilizar diretamente o seu smartphone, bem como as aplicações BMW Connected.

Em termos de assistência ao condutor, destaque para o BMW Head-Up Display a cores, que projeta todas as informações relevantes no campo de visão do condutor permitindo-nos concentrar-se inteiramente na estrada.

O assistente de condução combina os sistemas de aviso de saída da faixa de rodagem, de embate na traseira e de colisão com transeuntes, com o sistema de aviso de travagem urbana. O sistema de aviso de saída da faixa de rodagem reconhece as marcações da estrada e a partir de 70 km/h, avisa o condutor através de leves vibrações no volante, sempre que o veículo sai involuntariamente da faixa de rodagem. O sistema não reage quando são acionadas as luzes indicadoras de mudança de direção.

O aviso de embate na traseira com função de travagem urbana reage quando o veículo se aproxima da traseira da viatura que segue à frente. Por outro lado, o sistema de aviso de colisão com transeuntes com função de travagem urbana reage ao perigo de atropelamento. O sistema avisa o condutor do perigo de colisão através de um símbolo luminoso no painel de instrumentos, ao que se segue um sinal acústico (a velocidades entre os 10 e os 60 km/h). Quando surge o perigo de colisão, o sistema de travões prepara-se para uma eventual travagem de emergência. Em casos extremos, o sistema efetua por si próprio a respetiva travagem. Esta função poderá encontrar-se limitada por condições ambientais, como a ausência de luz ou nevoeiro.

O assistente de condução Plus (só disponível apenas com esta transmissão Steptronic) inclui não só o aviso de embate na traseira do veículo que segue à frente e o aviso de saída involuntária da faixa de rodagem, como também o Cruise Control ativo com função Stop&Go.

Pode contar ainda com o sistema de navegação Professional com controlador iDrive touch, que apresenta um vasto conjunto de serviços e é de fácil utilização , com comando iDrive e controlador iDrive touch, que estão incluídos.

O sistema inclui o kit mãos livres com ligação USB e comando por voz, rádio BMW Professional com leitor de DVD e capacidade de memória interna de 20 GB para ficheiros áudio. Com os Serviços ConnectedDrive permite ainda a utilização do sistema de informação de trânsito em tempo real. Um ecrã LCD fixo a cores de 8,8″, preparado para projetar várias imagens em simultâneo (ecrã principal e suplementar) possibilita uma perfeita leitura e uma excelente visibilidade.

O controlador iDrive Touch permite uma utilização intuitiva, apresentando uma superfície sensível ao toque onde é possível introduzir informação para o sistema de navegação. O sistema pode ser comandado alternativamente através de teclas de seleção direta e de oito teclas favoritas ou mediante voz. A navegação torna-se uma fascinante experiência visual, graças aos mapas com visualização tridimensional, imagens de satélite e locais turísticos através de imagens fotorrealistas.

O assistente das luzes de máximos permite uma condução noturna bem mais tranquila e segura, pois permite-nos ver o melhor possível, e sempre que há cruzamento com outros veículos, o sistema evita o encandeamento dos outros condutores. O assistente das luzes de máximos deteta os outros automobilistas, excluindo-os do raio de alcance dos máximos, evitando desta forma o encandeamento. O raio de alcance de 400 metros permite reconhecer atempadamente perigos na estrada e melhorar o rigor direcional.

Por fim, o sistema Surround View oferece uma vista panorâmica de 360º em redor do veículo através das câmaras instaladas nos retrovisores exteriores, da câmara frontal com objetiva grande-angular e da câmara traseira. Ajuda ainda o condutor nas manobras de estacionamento e na condução em estradas estreitas e na condução em situações de fraca visibilidade. Inclui a câmara traseira com top view e side view. A primeira revela a área lateral, tornando as manobras mais fáceis. A câmara grande-angular de vista lateral montada entre as barras da grelha frontal e a câmara traseira proporcionam uma vista panorâmica para a frente e para trás. O sistema avisa o condutor através de barras amarelas visíveis nas extremidades da imagem, acompanhadas de um triângulo amarelo, contra eventuais perigos no trânsito cruzado. A função câmara de vista lateral é desativada automaticamente em velocidades superiores a 15 km/h. O condutor poderá optar por ativar a câmara traseira, a câmara top view ou panorama side view. O sistema é ativado na engrenagem da marcha atrás ou quando ativados pontos pré-programados. A imagem é projetada no ecrã de controlos.

Outro pormeno que destacamos é o aquecimento auxiliar, e com o comando à distância podemos fazer atingir rapidamente a temperatura desejada no interior do carro sem a colocação do motor em funcionamento. O aquecimento auxiliar é comandado através do controlador iDrive ou do controlo à distância. A regulação do aquecimento é projetada no ecrã central de controlos. Um aquecedor de água é alimentado com energia produzida pelo sistema de combustível e atua como fonte de aquecimento. O motor frio é também pré aquecido através deste sistema de aquecimento, permitindo reduzir o consumo na fase inicial de aquecimento do propulsor. O aquecimento encontra-se programado para entrar em funcionamento com temperaturas exteriores abaixo de 15º C, podendo ser ligado diretamente com qualquer temperatura exterior.

Motor

Este BMW X4 xDrive 20d vem equipado com um motor turbo diesel, 1995cc, com 190cv às 4000 rpm, para um binário máximo de 400 Nm entre as 1500 e 3000 rpm, um dos célebres motores BMW TwinPower Turbo. Não é o motor perfeito para locomover um carro com mais de 1700 Kg, mas quem compra um X4 não o faz pelas suas esplendorosas prestações, pelo menos não com este motor. Tem que haver um conjunto abrangente de pormenores que levam as pessoas a comprar um carro destes, e aí então sim. Analisado no contexto, é interessante de guiar, apesar do peso.

A força deste motor está longe de impressionar, mas lá está, tem força e potência que chega para 95% das situações, tem uma resposta homogénea, e o facto de neste caso estar ligado a uma caixa automática de oito velocidades, e a ter tração total, a sua performance dinâmica é interessante, pois conseguimos uma condução minimamente ágil. Convém, nas ultrapassagens, conhecer bem as suas capacidades para não ter surpresas. quando embala, fá-lo bem, mas precisa de ‘respirar’ fundo para sair do sítio.

De qualquer forma, o conjunto dá confiança, e em estradas mais sinuosas a tração integral permanente faz grande diferença. A afinação da suspensão está bem conseguida, mas o motor não permite sequer arriscar procurar melhor os limites do carro, ou seja, há (mesmo muito) mais chassis, do que motor. Ainda assim, o carro é desenvolto quanto baste, mesmo em percursos mais sinuosos. Como é habitual, os diversos modos de condução permitem termos diversos tipos de sensibilidade do acelerador, diferenças na rapidez das mudanças de caixa, , dureza da direção, que é bem direta e informativa.

Ainda que a afinação da suspensão esteja mais virada para a performance dinâmica do que para o conforto, viajamos de forma confortável, o carro é muito estável, sendo que o sistema inteligente de tração integral xDrive tem uma afinação que só permite ‘deslizes’ se estivermos mesmo a ‘abusar’ muito. Claro que o peso e a altura do carro estão longe de permitir que se guie como uma berlina, muito longe, mss ainda assim permite ritmos bem interessantes. O xDrive e o controlo dinâmico de estabilidade (DSC) mantêm sempre uma boa estabilidade direcional ao X4 pois o sistema xDrive distribui a força de tração de modo flexível entre os dois eixos.

Não testámos o carro fora de estrada, mesmo em piso de terra simples, pois os pneus não são absolutamente nada indicados para isso. Andámos, sim, um pouco em piso de terra, mas com muito bom piso, notando-se essencialmente a boa prestação do sistema xDrive. Mas foi pouco para ser destacado…

Este alargamento de gama da BMW coloca este X4 em luta direta com carros como o Mercedes GLC Coupé, Jaguar F-Pace, Porsche Macan e Range Rover Evoque. Se estivéssemos a falar de uma competição desportiva este era um ‘Grupo da morte’, tão forte que é. Em resumo, o carro é fácil de conduzir, mas a relação peso/motor, nota-se muito.

Outro pormenor que não é muito interessante são os consumos, e sendo verdade que não houve uma grande preocupação com esse particular, depois de ter passado algum tempo sem olhar para a média, fiquei um pouco surpreendido e depois de ter andado mais um dia já com maiores cuidados, desceu para valores mais razoáveis, mesmo assim bem acima dos 7l/100 Km. Se o andamento for calmo, os consumos facilmente se mantêm à volta dos 7,5l/100 Km, mas sobem na direta proporcionalidade à pressa com que estejamos, especialmente quando o pé ‘obriga’ a caixa automática de 8 velocidades a desmultiplicar-se muito mais vezes.

Mais: Estética, Dinâmica, Equipamento

Menos: Motor, consumo

Ficha Técnica

Motor 4 cil., inj.direta, Common Rail, turbo, 1995 cm3; Potência 190 cv/4000 rpm; Binário 400 N.m/1750-250 rpm; Transmissão 4X4, Cx. Automática de 8 velocidades; Suspensão Independente tipo McPherson à frente e eixo de torção atrás; Travagem DV/DV; Peso 1825 kg; Mala 500-1400 litros; Depósito 67 litros; Velocidade máxima 212 km/h; Aceleração 0 a 100 km/h 8 segundos; Consumo médio 5,2 l/100 km; Consumo médio AutoSport 7,5 l/100 km; Emissões CO2 136 g/km.

Preço (base) 60.192,72€

Versão ensaiada 84.320,71€

 

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