Fórmula 1: Quem se deu melhor nas lutas internas?

Por a 14 Dezembro 2017 09:05

O ano de 2017 está a chegar ao fim e é tempo de balanços e avaliações em praticamente todas as áreas do desporto e a F1 não é exceção. Um dos fatores mais importantes na avaliação da época de um piloto é a comparação de performance com o seu colega de equipa, o único piloto com quem pode verdadeiramente ter algum termo de comparação, por usarem o mesmo material e por terem à sua volta a mesma equipa.

As nuances são obviamente mais complicadas de avaliar, mas é ponto assente que o primeiro homem a bater na grelha é o próprio colega de equipa. É tempo então de avaliar, equipa por equipa os confrontos diretos.

Nos próximos dias, vamos publicar dez artigos, logicamente um por cada equipa. A análise será feita relativamente aos pontos, melhor resultado entre colegas de equipa, qualificações, voltas mais rápidas, voltas no top 10 e melhor resultado, sempre entre colegas de equipa.

Na Mercedes não restam dúvidas entre quem foi melhor, mas curiosamente, Valtteri Bottas teve um item a seu favor, face a Hamilton, as voltas na liderança. De resto, ‘perdeu’ tudo.

Na Ferrari, quase tudo foi também favorável a Sebastian Vettel, exceção feira às voltas mais rápidas, em que Kimi Raikonen bateu o alemão.

A Red Bull terminou o ano com Max Verstappen a bater Daniel Ricciardo por 4-2, naquela que terá sido a batalha mais equilibrada do ano dentro duma equipa. O holandês ‘venceu’ mais, mas por pouco, mas onde verdadeiramente interessa, nos resultados de corridas e qualificações, Verstappen foi quase sempre melhor..

Na Force India, todos falamos de Esteban Ocon, e da sua excelente época, mas a verdade é que ‘perdeu’ em tudo para o seu experiente colega de equipa, Sergio Pérez, e a diferença pontual foi mesmo a menor de todos os restantes itens. Como sempre, o mexicano ‘solta’ o melhor que há nos colegas de equipas… mas bate-os.

A Williams terminou a época com Felipe Massa a ‘bater’ Lance Stroll por 4-2, com o jovem canadiano a bater o brasileiro nas melhores voltas em corrida e no melhor resultado do ano, fruto daquele pódio de Baku.

Na Renault, Nico Hulkenberg ‘bateu’ sempre Jolyon Palmer, exceção feita a um empate nas voltas mais rápidas. No resto foi abismal a margem. Com Carlos Sainz a ‘música’ foi mais ou menos a mesma, mas sem diferenças tão grandes.

A Toro Rosso, enquanto lá esteve Carlos Sainz, dominou por completo a questão sendo apenas batido por Daniil Kvyat nas voltas mais rápidas.

Na McLaren, Stoffel Vandoorne só bateu Fernando Alonso nas voltas mais rápidas.

A Haas foi uma equipa equilibrada, e isso e espelhado no ‘resultado’ final. 3-3. Romain Grosjean ‘venceu’ nos pontos, Qualificações e melhor resultado, enquanto Kevin Magnussen ‘ganhou’ nos melhores resultados em corrida, 7-6, voltas mais rápidas e voltas no top 10.

A Sauber é um caso curioso, pois Pascal Wehrlein ‘bate’ Marcus Ericsson em tudo, exceto nas voltas mais rápidas em corrida e no fim do ano o escolhido para continuar na equipa é o sueco. Bons padrinhos também é bom na Fórmula 1…

Maior detalhe, nos artigos separados…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
so23101706
so23101706
6 anos atrás

Estas estatísticas dizem rigorosamente zero quanto à correlação de forças dentro das equipas. O Grosjean superou clara e consistentemente o Magnussen, mas segundo este “filtro” os dois pilotos fizeram mais ou menos o mesmo. Isto só para dar um exemplo. O Fábio Mendes já está a entrar no clima do AutoSport, a escrever artigos que não dizem nada e com erros de gramática e sintaxe. É uma pena, porque os artigos dele, até agora, eram bem escritos e interessantes. Ah, e gosto daquelas fotos nas capas do AutoSport em que o segundo classificado do campeonato surge num segundo plano distante,… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  so23101706
6 anos atrás

E só para acrescentar. Porque raio usam uma foto de 2014??? Não têm fotos do conjunto de pilotos de 2017? É que ir ver a foto e olha, Alonso voltou para a Ferrari. Magnussen voltou para a Mclaren, voltou Maldonado, Ocon e Verstappen não existem…

No mínimo ridículo usar uma foto que nem sequer aparecem alguns dos pilotos falados no texto…

Mas pronto… Jornalismo AutosportPT.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Entretanto actualizaram a foto, ainda bem. Sempre serve de alguma coisa ser queixinhas. 😀

*RPMS*™
Reply to  so23101706
6 anos atrás

Oh senhores jornalistas do AutoSport, façam lá o favor de dar mais destaque ao segundo classificado nas capas do jornal senão aqui o forista do so(i) começa a ficar incomodado…

És ridículo pá! E que tal uma estatística de onde andaste em 2014 e 2016?

Cumpr(i)mentos

no-team
Reply to  so23101706
6 anos atrás

Tanta azia por causa de um artigo que se limita a mostrar factos. Eu gostava era de o ver a escrever aqui no AS, tenho a certeza que seria um show de imparcialidade.

*RPMS*™
Reply to  no-team
6 anos atrás

Muitíssimo bem escrito! Cumprimentos

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado