O ano de 2018 vai trazer três novos R5 ao mercado dos ralis. Além dos muito falados Volkswagen Polo GTI R5 e Citroën C3 R5, junta-se o Proton Iriz R5, a nova aposta da marca malaia para os ralis, depois do Proton Satria S2000. O Iriz R5 deverá ser homologado já a 1 de janeiro de 2018 e deverá ter uma equipa oficial da Proton no WRC2 e no APRC, campeonato da Ásia-Pacifico, apesar dos poucos pormenores confirmados nesta altura.
“Começámos a trabalhar neste projeto o ano passado e ficámos excitados com o Iriz na versão de estrada, tem o tamanho e o formato perfeito para os ralis. Está tudo no lugar perfeito: o tamanho é menor que o Satria, mas é mais largo e tem uma frente grande, o que é perfeito para arrefecer o carro. Temos uma grande base e os ingredientes certos. O motor é fantástico, potente e leve. É o motor do Mitsubishi Lancer Evo X, mas com 1600cc, um processo que o torna ainda mais forte. A transmissão é da Xtrac, os amortecedores são da Reiger, travões da Brembo e a eletrónica é Cosworth. Penso que teremos um bom carro entre os R5”, explicou Chris Mellors, o responsável da MEM, que está a desenvolver o carro e que já tinha sido responsável pelo Satria S2000.
Oliver Mellors já fez três ralis locais com o carro, tendo vencido no início de dezembro o Grizedale Stages, à frente de alguns WRC, R5 e S2000. Marcus Gronholm também testou o carro em novembro.
Veja alguns vídeos do Iriz R5 e do Grizedale Stages.