Fórmula E, Hong Kong: Triunfo de Sam Bird, Félix da Costa começa bem…

Por a 2 Dezembro 2017 08:59

Sam Bird, piloto da DS Virgin Racing, venceu a primeira corrida da Fórmula E que se realizou esta manhã em Hong Kong, com Jean-Eric Vergne e Nick Heidfeld a completarem o pódio. António Félix da Costa realizou uma corrida acima das expetativas, e terminou em sexto.

Bom espetáculo na primeira corrida do ano da Fórmula E, pois não faltam incidentes, e muitas ultrapassagens. No que a António Félix da Costa diz respeito e depois de ter assegurado o oitavo lugar na qualificação, o piloto português andou muito tempo em sétimo e sexto, mas com uma troca de carro mais lenta do que seria de esperar, caiu para oitavo, recuperando depois até ao final da corrida mais uma posição em pista, fruto também duma excelente gestão das baterias do seu carro, pois quando chegou às últimas voltas era do que mais energia tinha para gastar. Cortou a meta em sétimo, depois duma bela ultrapassagem a Felix Rosenqvist já na última volta, e ascendeu mais um lugar com a penalização de Maro Engel, que terminou em quarto mas caiu 10 posições.

Lá na frente, mesmo com uma paragem nas boxes falhada e consequente penalização, Sam Bird conseguiu, ainda assim vencer a primeira corrida da temporada de Fórmula E , com o piloto britânico, a correr pela DS Virgin Racing, a bater facilmente Jean-Eric Vergne e Nick Heidfeld. Vergne teve um bom começo da de corrida a partir da pole position, resistiu aos ataques de Heidfeld, mas esta foi interrompida depois do ‘pelotão’ ter ficado preso na chicane quando Lotterer bateu e ficou a impedir a passagem.

Após cerca de trinta minutos, a corrida recomeçou atrás do Safety Car e Vergne conseguiu manter a liderança. Bird manteve a pressão e após 20 voltas, conseguiu finalmente ultrapassar Vergne, passando para o primeiro lugar e nem mesmo um drivetrough devido ao seu incidente na troca de carro em que chegou a atropelar um mecânico, o fez perder a liderança. Mais atrás, boa luta entre Heidfeld e Vergne, mas o alemão não conseguiu passar o francês.

Maro Engel, da Venturi, terminou em quarto, mas foi penalizado, caindo dez posições, terminando na frente de Nelson Piquet Junior, Daniel Abt , António Felix Da Costa, Felix Rosenqvist, com o top 10 a ficar fechado com Edoardo Mortara, Alex Lynn e Nico Prost.

Abt e Grassi, colegas de equipa na Audi andaram ‘epgados’, Buemi também tocou em di Grassi, reavivando ‘velhas’ lutas, com o acidente entre os dois a forçar di Grassi a antecipar a mudança de carro. O brasileiro terminou a corrida na 17ª posição.

Amanhã, a segunda qualificação e corrida. Pode vê-las no Eurosport 1.

03 de dezembro, domingo, 06:15 – 07:00 – Qualificação (em diferido)

03 de dezembro, domingo, 07:00 – 08:15 – 2.ª Corrida

1

bird-formula-e

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
bi04091707
bi04091707
7 anos atrás

Alguém que explique à equipa do António Felix que o vencedor não é o que acaba com mais carga de bateria. É melhor acabar com 0% em primeiro já a desacelerar sem energia que acabar em 8º com 10%.
Outra coisa que não percebi é porque é que o recomeço da corrida demora 30 minutos!

Pity
Pity
Reply to  bi04091707
7 anos atrás

Mas quem tem mais reserva de energia nas últimas voltas, tem vantagem, pois pode acelerar mais e, com isso, ganhar posições. também é melhor terminar em 8º com 10%, do que chegar à última curva em 1º e ser ultrapassado por uma dúzia de carros, porque ficou sem bateria.

bi04091707
bi04091707
Reply to  Pity
7 anos atrás

Claro, o problema é que nem sempre dá para utilizar tudo o que se tem de reserva e nem sempre há oportunidades de ultrapassar. Não me parece uma boa gestão terminar ainda com 10% de carga, aliás, quando se viu algum vencedor terminar assim?

Pity
Pity
7 anos atrás

Atendendo à equipa, que não é das melhores, foi um bom resultado. Só lamento que o Kobayashi não permaneça como colega de equipa, pois já estava a “afiar o dente” para umas lutas entre ambos.

últimas FORMULA E
últimas Autosport
formula-e
últimas Automais
formula-e
Ativar notificações? Sim Não, obrigado