WTCC: Bjork Vs Michelisz – O confronto final

Por a 28 Novembro 2017 15:39

O campeonato do mundo de turismos 2017 deu várias cambalhotas e ofereceu várias surpresas aos fãs. Está a chegar a hora de distribuir os títulos e surgem dois nomes em destaque… Thed Bjork e Norbert Michelisz.

Bjork foi o piloto que desde início esteve na luta pelo titulo. Na primeira metade do campeonato teve a forte concorrência de Tiago Monteiro e do colega de equipa Nick Catsburg. Mas Catsburg teve uma segunda metade de campeonato menos positiva e Monteiro foi obrigado a ficar em casa devido ao já famoso acidente, que lhe tirou a liderança das mãos.

Michelisz seguramente que imaginou lutar pelo titulo no inicio do ano, mas por certo não esperava estar nesta posição depois das primeiras rondas. O húngaro não teve um inicio de campeonato bom e aquando da ronda portuguesa, a distância para o primeiro era considerável. Mas a Honda este ano tem uma máquina muito competitiva e Michelisz fez uma recuperação notável, mesmo com a desclassificação na prova chinesa. Os pilotos chegam separados por apenas 6.5 pontos e jogam o tudo por tudo em Losail.

Thed Bjork nasceu a 14 de Dezembro de 1980 em Vretstorp, Suécia. Iniciou-se nos karts mas notabilizou-se na Formula 3 sueca e nórdica, conquistando os dois títulos em 1999. Foi para os Estados Unidos competir na Barber Dodge Pro Series, onde conseguiu prestações interessantes em 2000 e em 2001 competiu em várias categorias, com mais sucesso nos GT´s onde acabou 3º, com 11 pódios em 12 provas. Participou também pela primeira vez no STCC para substituir Roberto Colciago, conseguindo um 2º lugar numa das provas do fim de semana. Competiu também na Formula 3000 e nas 24h de Le Mans, assim como no DTM.

Mas foi no campeonato sueco de turismos que fez o seu nome com um campeonato conquistado em 2006 e dois vice-campeonatos em 2005 e 2009. Com a criação do campeonato escandinavo de turismos (que agregou o campeonato sueco e o dinamarquês) em 2011, Bjork encontrou o seu terreno de caça mais profícuo com 3 títulos consecutivos (2013,2014,2015), todos eles com a Volvo. Foi uma das escolhas para iniciar o projeto do WTCC, juntamente com Dahlgreen e Ekblom, mas foi o único que se manteve, tendo mostrado desde inicio que era o mais forte do trio. É dele a primeira vitória no WTCC, na China, no ano passado. Este ano equipa esperava ser mais competitiva, num projeto que queria ter sucesso em 3 anos e que está a conseguir esse objetivo, com o titulo à vista já este ano, tanto de construtores como de pilotos. Bjork tem feito da consistência a chave do seu sucesso e tem este ano 2 vitórias e mais 5 pódios em seu nome.

Norbert Michelisz, nasceu a 8 de agosto de 1984 em Himesháza. O seu talento nos simuladores valeu-lhe um teste em Hungaroring, onde impressionou os responsáveis da Zengo que apostaram nele. Em 2006 venceu a taça húngara em Suzuki Swift, para no ano seguinte ganhar a taça Clio. Mudou-se para a Leon Supercopa e foi vice-campeão e foi em 2008 que teve o primeiro contacto com o WTCC ao volante de um Seat da Sunred. Em 2009 manteve na Eurocup, onde tinha competido no ano anterior e os bons resultados valeram-lhe mais uma amostra do WTCC desta vez em Brands Hatch. Participou no ETCC onde acabou em 3º e em 2010 fez a sua primeira época completa no WTCC. Conseguiu no ano de estreia um pódio no Japão e uma vitória em Macau. Nos anos seguintes competiu de BMW320 e consegui idas ao pódio, mas foi com a mudança para o Honda Civic que o sucesso começou a ser nota dominante. Em 2013 conquistou 7 pódios (dos quais uma vitória) em 2014 apenas dois pódios, mas terminando a época em 4º. Os bons resultados e boas prestações foram-se sucedendo e em 2015 conquistou por mérito próprio um lugar na equipa oficial da Honda. No ano passado terminou a época em 4º, logo atrás de Monteiro e este ano com 6 pódios (3 como vitórias) está na luta pelo titulo de campeão do mundo. É um dos pilotos mais rápidos e respeitados do WTCC, com já dois títulos no troféu de Independentes (2012 e 2015) e um talento especial para traçados citadinos.

São estes os homens que estão mais próximos de conquistar o titulo e são estes os “pontas de lança” das respetivas equipas no esforço para vencer o campeonato. O WTCC tem reservado um final emocionante para todos os seguidores.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Sapo
últimas Autosport
sapo
últimas Automais
sapo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado