WTCC de regresso às ruas de Macau

Por a 14 Novembro 2017 18:30

É neste fim de semana que decorre um dos eventos mais esperados pelos fãs do automobilismo. O Circuito da Guia recebe o 64º Grand Prix de Macau, com motos, GT, turismos e a Formula 3 na ementa.

Para o WTCC é um regresso, depois de dois anos de ausência dos TC1 nas ruas de Macau. A última passagem pelo Circuito da Guia foi de má memória para Tiago Monteiro que teve a vitória ao alcance, mas uma falha técnica impediu o piloto de poder festejar a merecida vitória. A vingança serve-se fria e foi numa atribulada corrida (tal como todo o fim de semana) que Monteiro subiu ao lugar mais alto do pódio, no ano passado, aos comandos de um Civic TCR, um fim de semana memorável para as cores portuguesas, com António Félix da Costa a vencer na Fórmula 3.

Ainda surgiram dúvidas no início do ano se o mundial de turismos competiria em Macau, dada a curta lista de inscritos no início do ano, mas para a corrida do próximo fim de semana teremos 20 carros em pista, com o ingresso de mais 4 pilotos, um deles Ma Qing Hua, que foi piloto Citroen, vencendo inclusive em Vila Real.

Os lastros foram revistos e a grande novidade é o peso “light” dos Citroen que chegam sem lastro ao Circuito da Guia. Para Huff é uma excelente notícia pois o “Sr. Macau” terá em mãos uma máquina capaz e muito mais leve que a concorrência. Os Volvo são os carros mais pesados com 80 Kg, menos 10 que os Honda.

Volvo S60 TC1 – +80kg

Honda Civic WTCC – +70kg

Chevrolet RML Cruze TC1 – +10kg

Citroën C-Elysée WTCC – +0kg

Lada Vesta WTCC – +0kg

Na Honda, Esteban Guerrieri estará de novo aos comandos do Civic TC1 de Tiago Monteiro, que infelizmente não teve autorização para competir no perigoso traçado citadino. Era uma decisão que já se esperava, dada a complexidade da lesão e a necessidade de recuperar a 100%. Monteiro fica assim praticamente arredado das contas do título (se Bjork fizer 32 pontos fica matematicamente afastado), uma tremenda injustiça para o piloto que estava em melhor forma nesta época. A sorte não sorriu a Monteiro.

A ação para os pilotos do mundial de turismo começa logo na quinta com os treinos livres. A qualificação está marcada para sexta, a corrida de abertura para sábado e por fim a corrida principal no domingo. Uma excelente jogada por parte do promotor que assim estende a competição pelos 4 dias de prova, dando mais ênfase ao WTCC e permitindo que as equipas tenham tempo suficiente para reparar os possíveis danos que possam ocorrer, permitindo que todos possam alinhar na qualificação e corridas. O horário das corridas foi também pensado para que o público europeu não tenha de ficar olheiras demasiado grandes.

É difícil apontar um claro favorito à vitória. Os Volvo e Honda são obviamente favoritos, mas tanto Bjork como Catsburg ainda não deslumbraram nos traçados citadinos. Michelisz por seu lado já mostrou que gosta do desafio de correr em ruas fechadas e falta saber se Guerrieri conseguirá manter o nível que mostrou no Japão. Mas sem dúvida que as atenções estarão voltadas para Huff com 7 vitórias neste traçado.

Lista de Inscritos

3 – Tom Chilton – GBR – Sébastien Loeb Racing – Citroën C-Elysée WTCC

4 – Mak Ka Lok – MAC – RC Motorsport – Lada Vesta WTCC

5 – Norbert Michelisz – HUN – Castrol Honda WTC Team – Honda Civic WTCC

9 – Tom Coronel – NED – ROAL Motorsport – Chevrolet RML Cruze TC1

12 – Rob Huff – GBR – Munnich Motorsport – Citroën C-Elysée WTCC

18 – Tiago Monteiro – PRT – Castrol Honda WTC Team – Honda Civic WTCC

24 – Kevin Gleason – USA – RC Motorsport – Lada Vesta WTCC

25 – Mehdi Benanni – MAR – Sébastien Loeb Racing – Citroën C-Elysée WTCC

27 – John Filippi – FRA – Sébastien Loeb Racing – Citroën C-Elysée WTCC

30 – Ma Qing Hua – CHN – Sebastien Loeb Racing – Citroën C-Elysée WTCC

34 – Ryo Michigami – JPN – Honda Racing Team JAS – Honda Civic WTCC

44 – Wong Po Wah – HKG – Campos Racing – Chevrolet RML Cruze TC1

61 – Néstor Girolami – ARG – Polestar Cyan Racing – Volvo S60 TC1

62 – Thed Bjork – SWE – Polestar Cyan Racing – Volvo S60 TC1

63 – Nicky Catsburg – NED – Polestar Cyan Racing – Volvo S60 TC1

66 – Zsolt Szabo – HUN – Zengo Motorsport – Honda Civic WTCC

68 – Yann Ehrlacher – FRA – RC Motorsport – Lada Vesta WTCC

86 – Esteban Guerrieri – ARG – Campos Racing – Chevrolet RML Cruze TC1

88 – Chan Kin Pong – HKG – Campos Racing – Chevrolet RML Cruze TC1

99 – Daniel Nagy – HUN – Zengo Motorsport – Honda Civic WTCC

[soliloquy id=”340018″]

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Pascassio
Pascassio
7 anos atrás

Volvo, claramente a merecer o título de construtores! Honda? Uma vergonha neste campeonato! Em vários sentidos!

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado