WEC: Porsche e Ferrari campeãs, Lamy e LMP2 em ‘stand by’…
A categoria principal do Mundial de Resistência, a LMP1 ficou ‘resolvida’ com a corrida do passado fim de semana em Xangai, com a Porsche campeão. Na LMP2 a decisão ‘segue’ para a derradeira prova no Bahrein, nos GTE Pro, A Ferrari também assegurou o título e na GTE Am, Pedro Lamy regressou ao comando, mas a decisão dar-se-à somente na última prova.
Agora, fica a faltar uma corrida para o fim da época 2017 do WEC e também para a despedida da Porsche, que em quatro anos de WEC, assegurou três títulos de pilotos e construtores e três vitórias em Le Mans. A Porsche sai com o sentimento de dever cumprido e de ter dado um contributo importante para a modalidade, tanto a nível de tecnologia como visibilidade.
Com tudo ganho e com pouca concorrência a decisão de sair é no fundo algo que se entende. Mas para a história ficam os números e esses mostram o domínio de um projecto bem estruturado e executado. A derradeira prova do campeonato está agendada de 16 a 18 de novembro, no Bahrein.
A Toyota não tinha intenções de facilitar a tarefa ao adversário (que vinha com vontade de abrir o champanhe na pista de Shangai) e mostraram sempre um ritmo forte durante os treinos, onde foram constantemente os mais rápidos. Na qualificação, as coisas ainda se complicaram e Mike Conway ficou atrás dos dois Porsches de Tandy e Hartley. Mas o seu colega de equipa, Kobayashi, tratou de reestabelecer a normalidade sentida até então e colocou o Toyota TS050 Hybrid #7 no primeiro lugar da tabela, alcançando a pole que fugia desde Nurburgring. O Porsche #2 de Lotterer, Jani e Tandy ficou com a segunda posição e a fechar o top 3, o Toyota #8 de Davidson, Nakajima e Buemi. Os líderes do campeonato apenas conseguiram o 4º posto, à frente dos homens mais rápidos em LMP2.
Bruno Senna e Julien Canal colocaram o Rebellion Oreca 07 #31 na pole da sua categoria. A tripulação do Oreca da G-Drive fez o segundo melhor tempo (nesta prova com a estreia de Nico Muller, piloto que habitualmente alinha no DTM) à frente do segundo carro da Rebellion. Os líderes do campeonato (#38 da Jackie Chan DC Racing) seguiram o exemplo dos líderes em LMP1 e fizeram o 4º melhor registo. Em GTE Pro foi a dupla dinamarquesa do Aston Martin #95 a fazer o melhor tempo e em GTE AM, Pedro Lamy e Paul Dala Lana conquistaram a 6ª pole do ano.
Na corrida ficou claro que a Toyota tinha argumentos para colocar os dois carros no pódio e assim levar as contas do título para a última prova, mas José Maria Lopez esteve em dia não, e a Porsche aproveitou. Logo na primeira hora de corrida, o argentino teve um toque com o Oreca da G-Drive, que já tinha levado o toque do Rebellion de Senna nas primeiras curvas. Mesmo depois deste incidente tudo parecia sorrir à Toyota pois o Porsche #1 teve um problema no sensor do acelerador, obrigando o carro a regressar às boxes. Numa corrida com apenas um Full Course Yellow provocado pelo abandono do Porsche #92, recuperar o tempo perdido era uma tarefa mais difícil.
Quando tudo parecia encaminhado para uma dobradinha da Toyota, José Maria Lopez teve novo toque, desta vez com o Porsche #91, que provocou um furo e danos na transmissão, que obrigaram a reparações mais demoradas. O Toyota #8 ficou com o lugar que era de Lopez e liderou o resto da corrida sem problema, mas a grande festa foi da Porsche que para além de festejar o título de construtores, colocando dois carros no pódio, festejou também o título de pilotos da tripulação do #2. Timo Bernhard, Brendon Hartley e Earl Bamber apenas precisavam do 3º lugar, mas o segundo foi ainda melhor e as contas em LMP1 ficaram assim encerradas.
Em LMP2, foi novamente uma excelente operação para o Rebellion #13 (o carro mais rápido do fim de semana), que ultrapassou o Oreca #38 da Jackie Chan DC Racing (Ho-Pin Tung, Oliver Jarvis e Thomas Laurent) na tabela. Os homens da equipa chinesa tem motivos para ficarem descontentes com dois incidentes provocados pelos adversários (curiosamente um deles provocados pela máquina da G-Drive, que teve uma corrida para esquecer) que permitiram a subida ao 2º posto do #36 da Signatech Alpine e do Rebellion #31 (que mais uma vez teve uma corrida com alguns toques à mistura.) A discussão do título vai para a derradeira prova, mas o momento de forma dos homens da Rebellion parecem indicar que poderemos ter o nome Vaillant no topo.
Lamy de novo líder
Em GTE Pro, depois da desistência do Porsche #92, a luta pela vitória deu-se entre o Ford #67 e o Porsche #91, cujo esforço para passar a máquina americana foi “por água abaixo”, depois do toque de Pechito Lopez. Nada que preocupasse a Ferrari que com o 3º lugar do #51 conquistou o título de construtores em GT. Uma vitória notável a todos os níveis dado que o Ferrari considerado como o GT mais “puro” em comparação com os adversários, com alguns tiques de protótipos disfarçados. A vitória da Ford foi digna de registo, depois da excelente luta com o #91 mas os Porsche tiveram o azar do seu lado e talvez apenas por isso não tenham ficado com o lugar mais ambicionado.
Em GTE AM, o Aston Martin #98 de Lamy não deu hipótese à concorrência, que ficou reduzida depois de um toque com um LMP2 (#37 da Jackie Chan DC Racing) que atirou os Ferrari para fora de pista e da luta pela vitória. Foi a 50ª vitória da Aston e a 17ª para o piloto português.
Classificação
1º Toyota Gazoo Racing/BUEMI/DAVIDSON/NAKAJIMA Toyota TS050 Hybrid LMP1 6:00:40.777s
2º Porsche LMP Team/BERNHARD/BAMBER/HARTLEY Porsche 919 Hybrid LMP1 a 1 Voltas
3º Porsche LMP Team/JANI/LOTTERER/TANDY Porsche 919 Hybrid LMP1 a 1 Voltas
4º Toyota Gazoo Racing/CONWAY/KOBAYASHI/LOPEZ Toyota TS050 Hybrid LMP1 a 7 Voltas
5º Vaillante Rebellion/CANAL/PROST/SENNA Oreca 07 – Gibson LMP2 a 12 Voltas
6º Signatech Alpine Matmut/LAPIERRE/MENEZES/NEGRÃO Alpine A470 Gibson LMP2 a 12 Voltas
7º Vaillante Rebellion/BECHE/HEINEMEIER HANSSON/PIQUET JR Oreca 07 Gibson LMP2 a 13 Voltas
8º Jackie Chan DC Racing/TUNG/JARVIS/LAURENT Oreca 07 – Gibson LMP2 a 13 Voltas
9º CEFC Manor TRS Racing/GONZALEZ/TRUMMER/PETROV Oreca 07-Gibson LMP2 a 13 Voltas
10º TDS Racing/PERRODO/VAXIVIERE/COLLARD Oreca 07 – Gibson LMP2 a 13 Voltas
14º Ford Chip Ganassi Team UK/PRIAULX/TINCKNELL Ford GT LMGTE Pro a 25 Voltas
21º Aston Martin Racing/DALLA LANA/LAMY/LAUDA Aston Martin V8 Vantage LMGTE Am a 29 Voltas
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Atenção à confusão de números na Rebellion: o carro que tem tido vários toques, nesta prova e em algumas anteriores, é o n.º 13 de Piquet, Beche e Hansson. O carro n.º 31 é o de Senna, Prost e Canal, que têm feito um excelente campeonato. Senna tem sido mesmo o piloto mais consistente da LMP2 e muitas vezes é também o mais rápido. Merecia ter ganho em Spa e em Le Mans até Prost esteve rápido, mas tiveram problemas quando lideravam. Esperemos que consiga o seu primeiro título mundial no Bahrein, o que também seria uma justa recompensa para… Ler mais »