F1: Renault com carro completamente novo em 2018
A época 2017 tem sido recheada de desilusões para o construtor francês. Espicaçados pela insatisfação da Red Bull, desde a entrada em cena dos motores turbo-híbridos e pelo pouco relevo que a marca teve aquando das conquistas dos Bull, a Renault apostou no regresso à competição como construtor.
O primeiro ano foi de clara aprendizagem, com a utilização dos restos do projecto Lotus que começava a dar sinais de enfraquecimento, depois das excelentes épocas com Kimi Raikkonen como figura principal. O segundo ano, já com um projecto 100% Renault e com regras novas, esperava-se que a marca do Losango se aproximasse mais do top 5, mas a fiabilidade apresentada este ano deixou a desejar.
Para 2018 a equipa pretende fazer um carro completamente novo, aproveitando os ensinamentos retirados desta máquina. Depois do resultado desapontante do México em que ambos os carros passaram à Q3 mas não terminaram a corrida fruto de falhas no motor, a equipa foca-se agora em 2018, com ensaios a decorrerem já no GP do Brasil.
Cyril Abiteboul afirmou que não quer ver mais falhas daquelas, que considerou inaceitáveis. Dos 6 carros com motores franceses, apenas um não apresentou problemas e curiosamente foi mesmo esse que levou Verstappen ao primeiro lugar no final da corrida. O México terá sido a melhor caricatura de 2017… um ano onde se viu muito potencial mas que foi pródigo em resultados menos conseguidos.
Poderá haver quem menospreze a capacidade da Renault e os números podem enganar. Como construtor tem apenas 2 títulos em seu nome (2005 e 2006), em 21 épocas com um total de 35 vitórias, 51 poles e 100 pódios. Mas a marca francesa tem um registo mais impressionante que esse: como fornecedora de motores ajudou em 12 títulos de construtores (os seus 2 incluídos) e participou directamente em 11 títulos de pilotos, com 168 vitórias em 596 GP, 213 poles e 453 pódios em 36 épocas. Desengane-se pois quem pensar que a Renault não sabe vencer.
A vontade de provar a todos que conseguem ser competitivos e que conseguem conquistar títulos sem a ajuda da Red Bull será o grande factor de motivação, que terá de se fazer sentir em 2018. Mas com as previsíveis melhorias na fiabilidade dos motores e um chassis mais evoluído, ao que se junta dois excelentes pilotos, a Renault deverá reunir os ingredientes para dar que falar em 2018.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI