Yves Matton: “Loeb? julgo que ambas as partes querem fazer qualquer coisa”
Yves Matton falou um pouco do presente e futuro da Citroën Racing, deixando claro que é uma forte possibilidade Sébastien Loeb fazer algo com a equipa em 2018
O que pode dizer acerca deste rali?
“Em primeiro lugar, gostava de dar os meus parabéns a Sébastien Ogier, a Julien Ingrassia e a Malcolm Wilson e à sua equipa M-Sport pela conquista dos Campeonatos do Mundo. Tiveram um temporada inteligente, conseguindo combinar ‘performance’ e consistência. Foi graças a esta consistência que conseguiram vencer os títulos numa altura em que ainda falta disputar uma prova do calendário. Quanto ao rali propriamente dito, penso que seria muito difícil competir com o Elfyn Evans, que contou com uma escolha de pneus particularmente adequada para este tipo de piso e para estas condições. E foi isso que se passou, mas o desempenho do Elfyn foi, de qualquer forma, absoluamente notável.”
E acerca das formações da Citroën?
“Sabíamos que as posições do Kris Meeke e do Craig Breen na ordem de partida para a primeira etapa podiam ser uma desvantagem. Nos primeiros troços, contudo, os nossos pilotos estavam com um bom andamento: Kris estava entre os líderes e o Craig também podia ter lá chegado se não fosse o furo lento de sexta-feira de manhã. A etapa de sábado acabou por ser decisiva. Devido a uma série de acontecimentos de pouca importância, o Kris perdeu tempo mas nunca andou muito longe do segundo lugar. No domingo, Meeke deixou bem claro – juntamente com o Craig – com fizemos enormes progressos neste tipo de pisos. Além do resultado final do Kris, em sétimo lugar, estou principalmente satisfeito com o ‘feeling’ que os nosso pilotos tiveram do carro. Ambos referiram que, este fim-de-semana, sentiram imenso prazer ao volante dos C3 WRC, e que o carro estava eficaz, rápido e agradável de conduzir. Isto são recompensas adicionais para todo o trabalho que fizemos antes do verão.”
Os vossos testes pré-rali foram no Sul de França. Não teria sido preferível testar no Reino Unido?
“Nos últimos meses, o trabalho feito nos testes tem sido, fundamentalmente, para preparar a temporada de 2018, com o objetivo de ampliar a janela de trabalho do C3 WRC. Além disso, temos de trabalhar dentro de um certo limite orçamental e os custos de reparação das estradas britânicas é particularmente elevado. Por isso, escolhemos estradas que apresentam algumas semelhanças com as que encontramos no País de Gales, e o ‘feedback’ desta sessão de testes foi útil para os nossos pilotos neste fim-de-semana.”
Este fim-de-semana, o Sébastien Loeb esteve no Parque de Assistência… Vamos poder vê-lo num rali num futuro próximo?
“Bem, seja qual for o caso, foi certamente uma estreia para ele trabalhar como comentador televisivo em Gales. Foi bom para toda equipa ver o Seb outa vez por aqui a falar daquilo que podemos vir a fazer juntos em 2018. É ainda um pouco cedo para dizer mais do que isto, mas julgo que ambas as partes querem fazer qualquer coisa.”
Falta agora apenas uma ronda para terminar a temporada… Quais são os vossos objetivos para a Austrália?
“Antes de Espanha, dissemos que, em 2017, queríamos vencer um rali e ter um pódio. Alcançamos o objetivo de vencer um rali, mas penso que os nossos pilotos tem boas hipóteses de vencer outra vez na Austrália. O Kris Meeke, o Craig Breen e o Stéphane Lefebvre formam o nosso alinhamento para a Austrália e contam com excelentes lugares na ordem de partida para a primeira etapa. Acho que podemos ter ambições para esta última prova, antes de nos focarmos totalmente em 2018 .”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Matton,o Loeb ficava bem, era no teu lugar…