WRC, Rali de Gales/Grã-Bretanha: Uma questão de números

Por a 25 Outubro 2017 12:22

As contas do Rali de Gales/Grã-Bretanha são simples no que à decisão do título de pilotos diz respeito. Para manter o destino do título ‘vivo’ até à prova final, na Austrália, Ott Tänak tem que marcar pelo menos sete pontos a mais do que Sébastien Ogier, enquanto Thierry Neuville, tem que marcar oito… mais.

Esta é a forma mais simples de olhar para a questão do título de pilotos, que permite, como se percebe imensas permutações de resultados. Por exemplo, se Ott Tanak vencer o rali com Ogier em segundo, tem que bater o francês também na PowerStage.

Esta é, como se percebe, a primeira oportunidade de Ogier conquistar a sua quase mais do que certa quinta coroa mundial consecutiva. E para a equipa britânica M-Sport World Rally Team, vencer em casa e assegurar os títulos seria perfeito.

Os números são muito mais simples no campeonato de construtores, na qual a ‘privada’ M-Sport está a uma distância muito curta de bater três das maiores empresas construtoras de automóveis do mundo, a Toyota, Citroën e Hyundai.

A M-Sport detém uma vantagem de 83 pontos sobre a Hyundai, com um máximo de 86 disponíveis nos ralis da Grã-Bretanha e Austrália. Isso significa que a equipa britânica precisa de apenas quatro pontos para conquistar o seu primeiro título desde 2007, quando ainda era ‘oficial’/Ford.

De resto, o Rali de Gales/Grã-Bretanha tem na sua lista de inscritos 17 World Rally Car, 23 WRC2 e dois WRC3 para um total de 79 inscrições, para o qual 27 são concorrentes do campeonato britânico. Juntamente com os concorrentes no evento nacional, o total dos dois eventos é de 160 carros.

Este ano o Rali da Grã-Bretanha será a penúltima prova do Mundial de Ralis 2017, e última prova europeia. Mais uma vez, a prova estará sediada em Deeside, perto da cidade inglesa de Chester, mas quase todo o evento é disputado ‘dentro’ do País de Gales. A conexão transfronteiriça estende-se a uma ‘parada’ de 20 minutos no centro turístico de Chester na noite de sexta-feira, e um troço de asfalto no sábado na propriedade do castelo inglês Cholmondeley, tal como sempre foi habitual na história do Rali RAC.

De resto, as novidades deste ano incluem uma super especial numa pista de corridas de cavalos no norte do País de Gales e no sábado à noite, a prova regressa ao centro do País de Gales, para mais dois troços à noite depois de visitar o Castelo de Cholmondeley. Tudo o resto realiza-se na tradicional zona da floresta galesa.

Martin Holmes

Itinerário

Quinta-Feira, 26 de Outubro

Shakedown (Clocaenog) 3.32 km 08:00

PE1 Visit Conwy Tir Prince 1.49 km 26. 10. 19:00

service Service A – Deeside – 15 min 27. 10 07:15

Sexta-Feira, 27 de Outubro

PE2 Myherin 1 20.28 km 10:20

PE3 Sweet Lamb 1 4.24 km 11:00

PE4 Hafren 1 35.14 km 11:15

PE5 Myherin 2 20.28 km 14:31

PE6 Sweet Lamb 2 4.24 km 15:11

PE7 Hafren 2 35.14 km 15:26

Sábado, 28 de Outubro

PE8 Aberhirnant 1 13.91 km 07:55

PE9 Dyfnant 1 17.91 km 08:47

PE10 Gartheiniog 1 12.61 km 09:59

PE11 Dyfi 1 25.86 km 10:28

PE12 Gartheiniog 2 12.61 km 12:08

PE13 Dyfi 2 25.86 km 12:37

PE14 Cholmondeley Castle 1.80 km 15:45

service Service D – Deeside – 30 min 16:52

PE15 Aberhirnant 2 13.91 km 18:52

PE16 Dyfnant 2 17.91 km 19:44

Domingo, 29 de Outubro

PE17 Alwen 1 10.41 km 08:34

PE18 Brenig 1 6.43 km 09:08

PE19 Gwydir 7.49 km 10:07

PE20 Alwen 2 10.41 km 11:10

PE21 Brenig 2 [Power Stage] 6.43 km 12:18

Nota: Neste momento temos em Portugal Continental a mesma hora do rali, mas no domingo (dia 29) a ‘nossa’ hora muda, ‘atrasando’ 60 minutos, que têm de ser considerados no horário acima. Portanto, há que considerar menos 60 minutos…

[soliloquy id=”307653″]

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado