WRC sem mudanças, para já, nas chicanes…

Por a 13 Outubro 2017 11:05

O encontro da semana passada entre organizadores do WRC, que decorreu em Espanha, terminou sem propostas concretas de como reduzir a velocidade de forma artificial em algumas especiais. Existia a esperança de que fossem encontradas soluções para tornar as chicanes mais eficientes, seguras e justas para todos, mas no final, as recomendações foram para se usar três ou quatro fardos de palha ‘pesados’, mas minimamente movíveis, a cerca de 10 metros de distância, o que já tinha sido usado nos reconhecimentos.

Esta solução apresenta um problema, uma vez que se estas chicanes estiverem numa estrada pública, os fardos terão de ser retirados após os reconhecimentos. Nenhuma proposta foi feita sobre penalizações por bater nas chicanes, porque ficou assumido que um impacto estragaria o carro, o que já seria uma penalização suficiente para a equipa.

Ficou ainda definido que se a chicane for movida deverá ser reposta no lugar o mais rápido possível. Não foram igualmente feitas propostas sobre escapatórias para as chicanes e não existiu nenhuma explicação por parte da FIA sobre o porque de se querer as chicanes. Será apenas para diminuir a velocidade dos carros em locais especialmente rápidos ou em ambientes mais perigosos ou para baixar a velocidade média geral dos carros nas etapas em questão?

São boas questões numa situação que serve apenas para mascarar o verdadeiro problema, a incapacidade de algumas organizações de encontrar troços que não sejam demasiado rápidos. Só que há uma questão que ninguém fala. Um troço pode ter, por exemplo 15 Km de zonas extremamente rápidas e muito perigosas, com precipícios, por exemplo, e nos outros 5 Km, ganchos muitos lentos, uns atrás dos outros. A média baixa imenso, o troço fica ‘dentro’ dos limites, mas a zona muito perigosa está lá, em 75% do percurso. O problema vai muito para lá das chicanes artificiais…

Martin Holmes

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado