Ford Fiesta N5: Excelente solução para campeonatos nacionais

Por a 11 Outubro 2017 15:13

João Fernando Ramos voltou ao Rali da Catalunha onde foi o único piloto português a participar nesta edição. Mas o destaque desta presença na ronda do WRC está na estreia que fez ao volante de um carro da categoria N5, em particular o Ford Fiesta desenvolvido pelos espanhóis da RMC. Naquela que era a primeira vez que o carro competia, João Fernando Ramos e Jorge Carvalho aproveitaram para tomar contacto com um carro com um conceito semelhante ao dos R5, mas debateu-se com alguns problemas de juventude que afectaram a prestação da dupla nacional.

“Passámos por um calvário de pequenos problemas que fomos ajudando a resolver”, disse o piloto. Não houve um dia isento de complicações, mas que a equipa encarou como um processo natural. A prestação de Ramos e Carvalho não ficou completa porque no último dia, o turbo provocou o sobreaquecimento de uma peça na cabeça do motor do Fiesta e consequente fuga de óleo. No primeiro dia, nos pisos de terra, foi o cabeçote de um amortecedor dianteiro que cedeu e no dia seguinte, a equipa teve de parar depois da quebra da correia do alternador.

Apesar das dificuldades, João Fernando Ramos não tem dúvidas. “Este carro é muito giro e excelente para os campeonatos nacionais”, afirmou o piloto português. O conceito N5 é muito semelhante ao R5, mas menos competitivo e dispendioso. Tem tracção total, motor 1.6 turbo e caixa sequencial de seis velocidades. “Os travões são tipo os do R5 e o carro é mais leve. As principais diferenças estão nos desempenhos do motor e da caixa de velocidades que não são tão bons”, explicou. João Fernando Ramos equaciona continuar a correr com N5 em 2018. A sua participação no Rali de Portugal está apenas pendente do carro ter homologação nacional como já acontece em Espanha. Actualmente já há vários modelos prontos a correr e o preço de aquisição varia entre os 150 e os 200 mil euros.

João Picado

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
c_s_amaral
c_s_amaral
7 anos atrás

Esse mesmo carro já correu na Madeira pelas mão do Miguel Nunes no Rali do Faial, logo não é verdade “que era a primeira vez que o carro competia”.
O João Fernando Ramos fala que as principais diferenças do carro estão na “estão nos desempenhos do motor e da caixa de velocidades”, mas está a esquecer-se das suspensões que nada têm a ver com as dos R5.
Pelo menos na Madeira, nas mãos de um piloto que liderou o RVM até desistir, o carro nem se aproximou dos melhores RC2N.

c_s_amaral
c_s_amaral
7 anos atrás

A verdadeira estreia
comment image

c_s_amaral
c_s_amaral
7 anos atrás
ernie
ernie
7 anos atrás

Qual é a excelência desta solução que a própria RMC vai abandonar para si, já que acabou de adquirir à Oreca os dois primeiros kits FIA R4 (que custa 108.000€) para montar nos seus Clios que vai usar em 2018 em Espanha. Deve ser excelente para a RMC, que assim tem uma solução para os carros N5 que fez, se os conseguir impingir aos portugueses. Um R4 completo deverá ficar dentro dos valores mais baixos anunciados para os N5, e terá homologação FIA e não Nacional, pelo que poderá ser usado em qualquer campeonato, e visa substituir o vazio criado… Ler mais »

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado