Daniel Ricciardo foi votado pelos adeptos como Piloto do Dia no GP de Itália de Fórmula 1. Veja o vídeo e perceba porquê. Partindo bem lá de trás devido à enorme penalização que sofreu, Daniel Ricciardo andou tão bem que chegou a ser uma ameaça para o terceiro lugar de Vettel. Isto diz tudo quanto à sua prestação em pista. O australiano tinha uma árdua tarefa pela frente, depois de a troca de diversos componentes da sua unidade de potência o ter enviado do terceiro lugar da grelha de partida para o décimo sexto.
Uma vez mais, o Ricciardo evidenciou uma capacidade para efetuar ultrapassagens acima da média e, enquanto Max Verstappen ganhava muitos lugares no arranque – subiu de décimo terceiro para oitavo na primeira volta – para terceira passagem pela linha da meta estar já nas boxes devido a um toque com Felipe Massa, o australiano ia subindo com segurança na classificação, alcançando o décimo posto na sexta volta.
Com uma estratégia que passava por adoptar pneus macios para a primeira parte da corrida – os dez primeiros usaram supermacios – Ricciardo espelhou o ‘timing’ dos primeiros para a sua única paragem nas boxes, perdendo mais de trinta e oito segundos para Hamilton até então.
Depois da troca de pneus, então com supermacios contra os macios dos homens da frente, o piloto passou a imprimir um ritmo intenso, quase chegando ao terceiro lugar. Veja o vídeo.