Rali de Portugal confirmado no WRC 2018, Polónia de fora…
Se o Conselho Mundial da FIA aceitar o calendário proposto pelo Promotor, o Rali de Portugal será confirmado no WRC 2018, e a Polónia está fora…
Os problemas de segurança existentes no Rali da Polónia foram o pretexto que a FIA e o promotor do WRC necessitavam para trocar uma prova europeia, com a prova polaca a ser substituída pelo Rali da Turquia – como já dissemos, se o Conselho Mundial chancelar, o que costuma fazer sempre – no que é um regresso já que a prova pertenceu ao WRC por seis vezes entre 2003 e 2010. O Promotor e a FIA precisam de colocar no calendário provas novas, e depois do que sucedeu o ano passado com a prova polaca, sucedeu-lhes o mesmo que ao Rali de Portugal em 2001, abriram o flanco e quem de direito, aproveitou a oportunidade. Na altura entrou a Alemanha, desta feita a Turquia regressou.
Em dois anos consecutivos a Polónia teve problemas com o controlo dos espectadores, e desta forma é capaz de ser mais fácil a muitos adeptos portugueses perceberem melhor as repetidas solicitações do ACP quanto à prova portuguesa. Para quem não percebe e se insurge contra o que diz ser o excesso de zelo do ACP, aqui está a resposta, Rali da Polónia fora do calendário. Em 2016 levaram um cartão amarelo, a FIA ficou contente com os melhoramentos, mas este ano tudo piorou novamente e eis o resultado. Para Oliver Ciesla, responsável máximo do Promotor: “Lamentamos a saída da Polónia, é um mercado importante, mas por razões segurança a FIA decidiu deixar a prova de fora em 2018”. Atentem bem nas palavras de Ciesla: “É um mercado importante”. Imaginem, os ralis que não tenham “mercados importantes.”
O calendário deverá permanecer com 13 provas, a Croácia não acordou na data, e a Nova Zelândia não concordou com as finanças exigidas. A prova turca deverá realizar-se em setembro (tal como este ano há seis semanas sem WRC). Contudo, fica espaço entre a prova da Sardenha (meio de junho) e Finlândia (fim de julho): “A Comissão do WRC propôs 13 ralis com as primeiras seis datas confirmadas, mas estamos a discutir com mais dois, Croácia e Nova Zelândia. O primeiro não será difícil o acordo, mas ainda não encontrámos uma data e quanto ao segundo, as equipas não estão muito recetivas ao 14º evento, pois não o têm orçamentado pelo que a Nova Zelândia não deverá estar no calendário. Os organizadores estão a esforçar-se, mas a economia não está a ajudar…” disse Ciesla” ao Autosport inglês.
A prova turca vai realizar-se em Marmaris, e os troços os mesmos (regra geral) do Marmaris Rally. Há doze meses houve planos avançados para a realização da prova este ano, mas problemas políticos no país impediram-no. A última vez que o WRC foi à Turquia, as cinzas vulcânicas de um vulcão na Islândia levaram a que a comitiva não pudesse regressar a casa de avião.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Sr. Jornalista, não há excesso de zelo no nosso rali? Fechar acessos a 8kms, zonas espectáculos por vezes a centenas de metros de distancia do troço, zonas exclusivas a VIP’s? Se isto não é excesso de zelo, só pode ser uma campanha comercial muito bem elaborada para a aquisição do famoso “Rally Pass”. E com esse pass, até é possível chegar depois do carro “0” e atravessar troços (pelos vistos, coisa de pouca importância, já que não foi nem uma nem duas vezes que aconteceu). Mas aí já não há falta de segurança! Os €€€ pagos ao ACP cobrem esse… Ler mais »
O que aconteceu este ano na 2ª passagem de Viana è simplesmente uma vergonha para quem pretender desenvolver este desporto com espectadores. Esperemos que os observadores que por vezes se andam a pavonear pelas classificativas, saibam discernir entre segurança e sede de negócio de venda de passes só para classe alta ou alegadamente amigos, que não nada a ver. Assim a modalidade regride em Portugal.