IndyCar desvenda monolugar para 2018
A IndyCar revelou o monolugar que o campeonato vai utilizar a partir de 2018 no Circuito de Indianápolis, que se destaca pela simplicidade e fluidez de linhas e é claramente inspirado nos carros que a competição norte-americana de monolugares utilizou no começo da década de 1990.
O motor do novo carro da IndyCar está colocado numa posição mais baixa, e por isso o capot do mesmo é também mais baixo do que no seu antecessor, o mesmo sucedendo com as ‘asas’ posteriores – na configuração aerodinâmica para pistas ovais –, tendo desaparecido a carenagem atrás das rodas traseiras, consideradas inestéticas para muitos puristas das provas de monolugares.
Foram introduzidas melhorias ao nível da segurança, que incluem proteções inferiores junto dos flancos do carro, que foram desenhados para excederem até os parâmetros da FIA para impactos laterais. Simultaneamente foram feitos reforços para melhorar a proteção contra a penetração do cockpit, e os radiadores de água foram colocados numa posição mais avançada, situando-se agora ao lado do piloto.
O carro foi redesenhado e pensado para mitigar a possibilidade da projeção de rodas para o cockpit e também para evitar que levante ‘voo’ na sequência de piões a 90, 135 ou 180 graus. As ‘asas’ dianteiras também são mais simples e mais reduzidas, de forma a contribuir para menos detritos em caso de acidente e também diminuir custos baixando a manutenção.
Em termos de manutenção o novo monolugar da IndyCar vai gerar 66 por cento do seu apoio aerodinâmico através da parte inferior do carro na configuração de pista convencional e pequena oval, sendo aumentado em 19 por cento relativamente ao gerado pelo atual carro, sendo também alterado no peso para melhorar o seu comportamento.
Mais uma vez haverá a opção entre os motores Chevrolet e Honda V6 Turbo, sendo que o novo monolugar começa agora o período de desenvolvimento na pista de Indianápolis tendo Juan Pablo Montoya e Oriol Servia como pilotos encarregues dessa tarefa. Seguem-se depois novos ensaios em Mid Ohio e Iowa, em agosto, e Sebring, em setembro.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Olha que até não é feio. Volta a estar mais parecido com um formula.
Tem melhor aspecto que os carros actuais que são uns autenticos trambolhos, mas em termos de aerodinâmica comparando com os F1 continua a ser muitíssimo básico.