Mais de 21 Grandes Prémios de Fórmula 1 em 2019?
A temporada de 2019 pode ter mais de 21 Grandes Prémios, segundo Sean Bratches, atual responsável pelo marketing da Fórmula 1. Bratches está a trabalhar com Ross Brawn na definição do calendário do próximo ano que, já se sabe, vai contar com as entradas das corridas da França e Alemanha, mas com a saída da Malásia, fazendo com que estejam previstas 21 provas em 2018.
Contudo, o objetivo é aumentar ainda mais este número, com o interesse em ‘reforçar’ as provas na Europa e a aumentar o interesse nos Estados Unidos da América, Ásia e na América Latina: “Queremos trabalhar com as equipas para determinar o caminho, mas a nossa visão é ultrapassar os 21 Grandes Prémios anualmente. Queremos ser mais pró-ativos e mais ofensivos nos mercados para onde formos. Estamos a fazer um estudo de impacto para perceber a 100% quais os benefícios de ter a F1 numa cidade, país ou principado. Depois de percebermos isto, temos de identificar um calendário que consideremos ótimo, em boas regiões e onde nos possamos sentar e apresentar a nossa proposta, em vez de esperar por elas. Temos de trabalhar com as equipas para perceber qual é o limite anual de corridas e que faça sentido para todos”.
Uma das ideias que Bratches tem para reduzir o cansaço físico e a pressão é reduzir o número de corridas seguidas, mas isto poderá levar a um inverno mais curto ou ao desaparecimento das férias de verão: “Não queremos ter tantos fins de semana seguidos. Estamos a tentar conciliar ainda mais as provas por região, mas isto pode ser difícil por razões climatéricas ou mesmo contratuais“.
Bratches acrescentou ainda que que quer evitar que a F1 seja no mesmo fim de semana que outras grandes provas, tendo-se encontrado com os responsáveis da WEC, Fórmula E e do MotoGP: “Queremos fazer o melhor pelos nossos adeptos e como tal queremos evitar ter muitas provas no mesmo dia. Por exemplo, no próximo ano, se mantivermos o fim de semana do GP da Grã-Bretanha teremos no mesmo dia a final de Wimbledon e a final do Mundial de Futebol, não seria nada bom”.
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Muito bem quantos mais GPs melhor. Agora se é mais pistas Made by Tilke, iguais a N outras e sem personalidade, por favor não. Agora volto a repetir algo muito simples : para alguma vez a F1 ter êxito nos States, tinha simplesmente de fazer uma coisa muito básica: correr um ou mais provas em ovais. Certamente penso que alguèm lá dentro já deve ter pensado nisso. E efectivamente,reclamando-se a F1 o topo do automobilismo, ela só assim seria completa em termos de circuitos. Existem desde sempre GPs urbanos, em autodromos que são mais ou menos todos parecidos uns com… Ler mais »
Só uma pergunta, os carros de F1 estão preparados para correr em ovais? Melhor dizendo, as características dos F1 adaptam-se a fazer uma prova quase integralmente de acelerador a fundo?Pergunto isto porque, quando correram em Indianapolis, só utilizaram uma parte da oval e em sentido contrário, tiveram de fazer uma parte de circuito dito “normal”.
Com tanta aerodinâmica que a F1 têm agora os carros levantavam voo logo na primeira volta. E a McLaren era certo que não ia terminar a corrida pois o motor não aguentaria
Pois… não basta desejar, como o can-am, é preciso pensar se é viável.
Já agora, se nós, europeus, assimilámos tanto da cultura americana, está na altura deles assimilarem um pouquinho da nossa.
Eu não sei como é que querem aumentar o número de corridas, mas fazendo com que não coincidam com outras categorias, e sem que haja dois fins de semana consecutivos de corridas. Não é que eu ainda vou ter razão, quando há tempos disse que ainda íamos ter corrida a dia de Natal? 🙂 Espero que não!
E os motores e cada vez menos peças vão aguentar tanta corrida? É que cada vez mais corridas e cada vez menos motores, parece-me um pouco esticar a corda.
Qualquer dia vai ser 1 motor por época para 30 corridas. Se forem corridas de 2 voltas se calhar ainda aguenta.
Era bom, assim poupavam dinheiro e o Helmut já não se vinha queixar que os motores são muito caros.
Mais meses = mais dinheiro para as operadoras de TV. 5 corridas num mês 1 no outro, o mais normal é cancelar o serviço no tal mês só com uma corrida. 30 € por 2 corridas por mês durante 12 meses, será essa a intenção deles? Quando acabar a RTL e acabar os streamings, temos pena mas não sou rico, até a bola sai mais barato, quantos jogos dão por mês no pacote de 2 canais por 10€?
Eu já deixei de dar dinheiro para esses senhores. Prefiro ver a corrida mais tarde e na transmissão da SKY F1, que é bem melhor a nível de informação (especialmente naquela hora antes da qualificação e da corrida, além que transmitem o prévio antes do pódio e até deixam ouvir o que os três pilotos que vão ao pódio falam entre si na sala). Sem falar que durante a corrida calam-se quando há transmissões de rádio, coisa que em Portugal continuam a falar por cima com patacuadas e lugares comuns que não interessam a ninguém.