Subviragem e sobreviragem: o que são?
Possivelmente muitos de nós já experimentaram comportamentos ‘sub’ e sobreviradores ao volante dos seus carros. Muitos sem querer e outros ‘por querer’, previsivelmente, um deles em particular. Mas, afinal o que são estes dois termos na prática:
Subviragem: na gíria é o termo técnico para aquilo que usualmente ouvimos como “saiu” ou “fugiu” de frente. Tecnicamente é um desvio do eixo dianteiro superior ao do eixo traseiro. Numa curva, por exemplo, perdemos a aderência nas rodas dianteiras e estas assumem um deslizar que nos guia para fora da nossa trajetória fazendo o carro sair de frente, ao invés de realizarmos a curva ‘normalmente’. No fundo, há a perda de tração que nos leva a poder ficar à mercê da vontade do deslizar do automóvel, mediante a velocidade a que rodarmos.
Como ajudar a corrigir: Aliviar o pé do acelerador; em simultâneo controlar a direção para garantir que não saímos de estrada.
Sobreviragem: a ‘irmã’ da subviragem mas diz respeito à ‘fuga’ da traseira, podendo redundar no clássico pião. Tecnicamente consiste num desvio superior do eixo traseiro ao do eixo dianteiro. A traseira entra numa ampla deriva pela perda de tração lateral das rodas, com o carro a fazer um arco guiado pela traseira. Geralmente este é aquele tipo de comportamento que quando temos um carro apropriado, como um de tração traseira, gostamos de ‘provocar’.
Como ajudar a corrigir: Com um movimento do volante contrariar a deriva da traseira, a chamada contra-brecagem, podendo, caso o carro e a sua potência o permitam, jogar-se com a aceleração para ajudar no processo.
André Duarte
Por via das dúvidas, aqui ficam dois exemplos mais ‘técnicos’:
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI