GP Bahrein F1, Alonso: “Nunca corri com tão pouca potência na minha vida”

Mais um fim de semana e mais um duplo abandono para a McLaren, sendo que Stoffel Vandoorne nem conseguiu arrancar por problemas na ‘unidade de potência’ similares ao que já tinha sofrido na sexta-feira. A equipa de Woking é última no campeonato e sendo que os seus monolugares já desistiram cinco vezes em seis possíveis e Vandoorne, o único a conseguir terminar, ficou em último lugar no Grande Prémio da Austrália.
Fernando Alonso chegou a rodar em 11º, mas a duas voltas do fim foi forçado a abandonar por problemas no motor, e foi possível ouvir na comunicação via rádio o seu desagrado pela situação. “Como é que eles me podem ultrapassar? Eles estão 300 metros atrás de mim e passam-me numa reta; nunca corri com menos potência na minha vida”, desabafou. Vandoorne também não gostou da situação e respondeu com uma foto no Twitter a fazer exercício numa passadeira com a legenda “Vou correr, e vocês, alguma coisa para fazer este domingo?”
Yusuke Hasegawa disse não sabia a causa das falhas. “É algo em redor dos rolamentos, eles estão todos ‘mortos’ e por isso temos dos substituir. Nós não temos certeza porque isso aconteceu três vezes aqui, mas suspeitamos que tem a ver com o ambiente, possivelmente porque as temperaturas são muito altas”, afirmou o responsável da Honda para a F1. Alonso também no sábado mostrou o seu desagrado com a Honda: “Não pudemos completar uma volta ou fazer o resto da qualificação, ainda não consegui terminar uma corrida este ano e agora já nem consigo terminar a qualificação”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
A desenvolver uma UM desde 2014 e TRÊS anos depois, a Honda continua literalmente às cegas!…
De que raio estão à espera para fazer uma das duas abaixo?
1) Admitir o fracasso e abandonar esta aventura, ou,
2) Admitir o fracasso e contratar gente experiente e competente de uma vez por todas
Talvez valesse a pena aprenderem como teve que fazer a Toyota no WEC.
Eu não tinha nenhuma ilusão de que esta aliança McLaren-Honda fosse ter o mesmo sucesso que teve entre 1988 e 1991, mas também nunca imaginei que se fosse tornar neste pesadelo. A não participação do Stoffel Vandoorne no GP do Bahrein foi um dos momentos mais confrangedores que vi na F1, só comparável às peripécias de equipas como a Life, a Andrea Moda e a Lola MasterCard. É ridículo que a Honda admita publicamente desconhecer as causas para os problemas das suas unidades motrizes; é uma admissão pública de incompetência. Até para mim, que não simpatizo com o Alonso, é… Ler mais »
O regulamento proíbe a utilização do McLaren-Dallara-Honda de Indianápolis no GP do Canadá de F.1?
É v6 turbo na mesma. Em long Beach oa carros da Andretti avariaram todos, também não é bom indicador.
Alguém com poder tem de tomar a decisão de ruptura total e imediatamente, um dos carros de uma equipa não conseguir alinhar na grelha de partida só é admissível se trata-se de uma equipa amadora ou sem carro de reserva, nunca numa McLaren que tem mais dinheiro que a Sauber e a Williams juntas. Ver o potencial do Vandoorne desperdiçado assim, é de lamentar e ver um piloto como o Alonso a lutar por terminar o GP, nem interessa em que lugar já, é assinar uma certidão de óbito porque para o ano só Kvyat quer ir para lá. A… Ler mais »
Miguel, os carros de reserva acabaram há muito. nenhuma equipa tem, agora, um carro de reserva. Tem peças para reconstruir um carro, mas não um carro pronto na box, à espera. Não sei em que momento deram pelo problema no carro do Vandoorne, mas certamente não houve tempo de o substituir. Isso pode acontecer em qualquer equipa, em qualquer momento. Não seria grave, se não houvesse antecedentes, mas tendo-se tornado “o pão nosso de cada dia”, é que é grave.
Sim eu sei que acabaram, estava a ironizar com aquelas situações do antigamente em que os pilotos iam a correr buscar a viatura de reserva ou aquelas equipas sem muito dinheiro que só tinham um carro a mais e ia para o primeiro piloto que avariasse. É gravíssimo esta situação da McLaren, uma caricatura arrisco-me a dizer.
Da última vez que a Honda deu de frosques da F1, o chassis foi campeão do mundo com o motor certo, os tais das flechas prateadas. Deviam ir embora imediatamente e a McLAren montar os Motores Mercedes, o Alonso arriscava-se a voltar aos pódios e vitórias.
A solução é… motores iguais para todos. Mas como disse o Hamilton, que não sejam Honda!
E será que o Minardi de 2001 tinha mais potência que o carro actual?
Mas… Então não era ele que era um canhão com monolugares inferiores? Ele devia ganhar corridas com este também. Ai espera…
O Alonso anda claramente a pressionar a Mclaren a mudar de motorização em 2018. Acredito que se mudarem para a Mercedes, o Alonso vai continuar na Mclaren. Mas caso tal não aconteça acho que ainda o vamos ver na Renault, que agora tem uma equipa de fábrica.
Tenho muita consideração pela Honda, e por tudo o que já fez na F1, mas quando há uns anos esteve como construtor com a equipa que é hoje a Mercedes, não podemos dizer que tenha brilhado, e agora temo que esta fase como motorista acabe por ser efémera e um dos maiores fracassos da história da F1, maior até que o da Toyota, caso os accionistas decidam fechar a torn€ira. Acho que a McLaren vai tentar ter motores Mercedes para 2018 já que duvido que a Ferrari colabore (Stepneygate), e é se quer segurar Alonso ou atrair outro piloto de… Ler mais »