Botão SOS – só ‘para vista’ ou usa-se mesmo?

Por a 30 Março 2017 13:46

Certamente já todos nós estivemos em veículos que têm um botão SOS para acionarmos o serviço eCall – Sistema de Chamada de Emergência. Pois bem,  este irá passar a ser obrigatório na União Europeia a partir de 31 de março de 2018.

Uma curiosidade que suscita esta funcionalidade é – até que ponto as pessoas recorrem efetivamente a ela?

O Grupo PSA, pioneiro num serviço que incorpora há 14 anos, divulgou alguns dados que podem ajudar a clarificar esta questão. Entre 2014 e 2016 registaram-se, em Portugal, 1863 pedidos a partir de veículos do Grupo PSA. Através do serviço eCall, 111 alertas – que se traduz por 6% do total de pedidos – decorrentes de acidentes mais graves foram transferidos para os serviços de emergência. Números que mostram que, de facto, as pessoas recorrem ao botão SOS e não o veem apenas como um mero ornamento. O Grupo PSA tem cerca de 2 milhões de veículos com este serviço a circular na Europa e revela que anualmente são feitas uma média de 60.000 chamadas.

Chamada de Emergência_CITROËN C4 Cactus

Segundo avança a Peugeot, em comunicado: “De acordo com os dados geridos pelas instituições comunitárias, a presença do eCall em todo o parque automóvel poderia reduzir em 10% as vítimas mortais envolvidas em acidentes de trânsito. Esta mesma norma garante a privacidade dos dados dos utilizadores deste serviço, sendo apenas transmitidos em caso de acidente ou problema técnico, os dados essenciais para localizar e identificar o veículo e informação do número de ocupantes.”

Chamada de Emergência DS 5

O que é o serviço eCall do Grupo PSA?

Sistemas que contam com chamada de urgência e assistência geolocalizada. Estes permitem o envio imediato dos serviços de emergência ou de assistência técnica para o local onde tenha ocorrido um acidente, ou um incidente mecânico, ganhando um tempo que pode ser crítico nos casos mais dramáticos.

Os sistemas eCall ativam-se em caso de indisposição do condutor, acidente ou avaria mecânica. Ao ativar o botão SOS, o veículo é de imediato colocado eletronicamente em contacto com uma plataforma de assistência, onde um operador telefónico fala com o condutor e, levando em conta dados como a localização da viatura e a gravidade dos feridos, ele avisa imediatamente os serviços de emergência competentes. A chamada de urgência também é ativada de forma automática se os airbags dispararem. Caso não haja resposta por parte dos ocupantes do veículo, a plataforma de assistência alerta de imediato os serviços de urgência (112).

Em caso de avaria, pode recorrer-se à chamada de assistência localizada. Funciona de um modo similar ao da chamada de emergência, ativando-se através de um botão. Neste caso é enviada aos serviços de assistência mecânica uma mensagem com a localização via GPS do veículo, podendo-se reparar a viatura no local ou levá-la ao reparador oficial mais próximo.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado