Azores Airlines Rallye abre Europeu de Ralis
Ao contrário das últimas temporadas, é nos Açores que arranca este ano o Europeu de Ralis. Sendo o Azores Airlines Rallye um dos mais belos ralis do mundo, não podia haver melhor escolha…
O Azores Airlines Rallye marca este ano o arranque do Campeonato da Europa de Ralis. A prova açoriana reuniu uma excelente lista de inscritos que reflete a nova realidade da série proposta pelo Eurosport bem como terá como protagonistas aqueles que se esperam venham a ser os principais animadores do mais antigo campeonato internacional da modalidade. Em luta pelo título em 2016, Kajetan Kajetanowicz e Alexey Lukyanuk voltam a medir forças este ano na corrida ao ceptro e a prova de São Miguel será também o primeiro duelo entre estes dois pilotos.
Campeão nos dois últimos anos, o polaco Kajetanowicz parte com ligeira vantagem mas terá de esperar muito maior concorrência do seu rival. Ao longo das últimas temporadas, o piloto da Lotos fez uso da sua maior experiência nos eventos para adotar o ritmo certo em provas muito duras em que o mínimo deslize ou percalço é punido de forma severa na classificação para ser muito constante nos pontos mas agora o seu rival também já dispõe de bom conhecimento dos ralis disputados.
Lukyanuk mostrou desde a sua estreia neste campeonato uma velocidade a toda a prova e uma capacidade de adaptação a novos traçados fora do comum. O russo arranca para mais uma época com menor desvantagem pois não só conhece bem o carro que tripula, o Ford Fiesta R5 da H-Racing como já participou na maior parte dos eventos que compõem o calendário. Nestas novas condições, terá mesmo que ser tido como o mais forte candidato ao título caso não incorra num dos seus habituais excessos.
A etapa portuguesa do ERC reproduz outra realidade deste campeonato que é a forte possibilidade dos pilotos dos países em que são disputados os ralis brilharem. Nos Açores, os principais animadores do CNR e do CAR poderão ambicionar a uma boa classificação mas será normal que as atenções estejam centradas em Ricardo Moura e Bruno Magalhães. Moura, vencedor da prova em 2016, conhece o terreno como ninguém e já conhece o seu Ford Fiesta R5 na plenitude enquanto Magalhães, que também venceu este rali em 2010, terá contra si o facto de estar “parado” há sete meses e de se estrear ao volante do, que se supõe seja mais competitivo, Skoda Fabia R5.
Juniores “ao barulho”
O ERC recupera em 2017 uma das características que teve no passado, a par daquilo que o Eurosport conseguiu no IRC, ser uma das fórmulas de promoção dos futuros valores mundiais da modalidade. Com a criação dum campeonato júnior U28, para pilotos até aos 28 anos de idade, os promotores conseguiram reunir um excelente rol de jovens promessas desejosas de cobertura mediática e dos excelentes prémios propostos. Com capacidade para discutir as vitórias ao nível absoluto, estes jovens pilotos serão importante mais-valia isoladamente nas provas e no todo do campeonato.
A temporada arranca com nove pilotos inscritos nesta competição em que o destaque vai inicialmente para Ralfs Sirmacis. O letão dispõe já duma boa experiência tanto do campeonato como do Skoda Fabia R5 e mostrou já o seu valor ao vencer em 2016 nada menos que três ralis ao nível absoluto. Com provas dadas parte igualmente Marijan Griebel, campeão júnior em título. O alemão também estará aos comandos dum Skoda Fabia R5, com o qual, contudo, só disputou duas provas, mas terá como “padrinho” e conselheiro o bem experiente Armin Kremer.
O campeonato que agora começa marca também o regresso da Peugeot Rally Academy que, com o apoio da federação espanhola, inscreverá dois 208 T16 R5 para Jose Suarez e Pepe Lopez. Igualmente apoiado pela federação do seu país está o checo Jan Cerny que regressa a esta série com um Skoda Fabia R5 e já detentor duma muito maior experiência competitiva. Em boa posição para brilhar neste escalão em que se espera grande equilíbrio surgem também o letão Nikolay Gryazin num Skoda Fabia R5 e o irlandês Josh Moffett com um Ford Festa R5.
João F. Faria
HORÁRIO
DIA 0 QUARTA-FEIRA, 29 DE MARÇO
City Show 20h00
DIA 1 QUINTA-FEIRA, 30 DE MARÇO
Qualifying Stage 10h03
Partida 14h30
PE 1, Lagoa Stage (2,40 km) 15h21
PE 2, Soluções M (7,08 km) 15h40
PE 3, Vila Franca São Brás 1 (13,47 km) 16h25
PE 4, Grupo Marques 1 (3,95 km) 17h22
DIA 2 SEXTA-FEIRA, 31 DE MARÇO
PE 5, Pico da Pedra Golfe 1 (7,02 km) 10h43
PE 6, Feteiras Meo 1 (7,46 km) 11h22
PE 7, Sete Cidades 1 (25,62 km) 11h53
PE 8, Pico da Pedra Golfe 2 14h43
PE 9, Feteiras Meo 2 15h22
PE 10, Sete Cidades 2 15h53
DIA 3 SÁBADO, 1 DE ABRIL
PE 11, Graminhais 1 (21,01 km) 10h08
PE 12, Tronqueira 1 (21,96 km) 10h58
PE 13, Grupo Marques 2 12h34
PE 14, Vila Franca São Brás 2 15h03
PE 15, Graminhais 2 15h58
PE 16, Tronqueira 2 16h48
Pódio 18h56
Nota: Hora local (-1 que em Portugal Continental)
LISTA DE INSCRITOS – CLIQUE AQUI
Informação útil – Azores Airlines Rallye
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI