Lamborghini Huracán Performante – 640 cv de prazer
A Lamborghini apresentou no Salão de Genebra uma versão refinadamente mais desportiva do Huracán LP 610-4 Coupé – o Huracán Performante que estará disponível a partir do próximo verão. Se o primeiro já é uma beleza, o que esperar deste segundo?
Mantendo o bloco V10 de 5.2 litros do Huracán LP 610-4, este passou a debitar mais 30 cv, 640 cv, para um binário máximo de 600 Nm, mais 40 Nm. Ganhos conseguidos através da alteração da tomada de ar da admissão de ar, da adoção de válvulas de titânio e de um sistema de escape restritivo que produz uma contra pressão menor.
Em números são 2,9s dos 0 aos 100 km/h e 8,9s aos 200 km/h. A velocidade máxima é de 325 km/h. A potência é transmitida ao chão através da tração às quatro rodas e da transmissão automática de 7 velocidades com dupla embraiagem.
O modelo tem um peso de 1382 kg em vazio. A repartição de pesos é de 43:53 – frente/atrás. Para conseguir a maior leveza possível, a marca aumentou a utilização de fibra de carbono em várias partes da carroçaria e chassis: aileron traseiro; os apêndices aerodinâmicos do pára-choques dianteiro; a cobertura do motor; para-choques traseiro; e difusor aerodinâmico posterior.
A nível aerodinâmico, há vários elementos que se destacam: a parte inferior do pára-choques dianteiro e a cobertura do motor possuem peças amovíveis que modificam a sua posição de forma automática para melhorar a aderência em curva ou diminuir a resistência aerodinâmica. O Lamborghini Huracán Performante pode produzir uma carga aerodinâmica 750% mais elevada do que o Huracán LP 610-4.
Já a suspensão mantém a geometria dos restantes da gama Huracán – paralelogramo deformável em ambos os eixos – mas as molas e os amortecedores são novas – 10% mais rígidos em ambos os casos – e as barras estabilizadoras – 15 % mais rígidas.
Opcionalmente pode-se optar por amortecedores de dureza variável do tipo ‘magnetoreológico’ – um fluído cuja resistência varia consoante a ação de um campo magnético. A direção também tem uma nova regulação e três modos de funcionamento: Strada; Sport; e Corsa. Os pneus de série são Pirelli PZero Corsa desenvolvidos especificamente para este veículo, ainda que opcionalmente possam ser montados pneus Pirelli Trofeo R, cujo rendimento em circuito é mais elevado – também são legais para circular em estrada.
Além das alterações mecânicas, o Huracán Performante distingue-se das restantes versões da gama Huracán pela montagem de diferentes pára-choques, saídas dos tubos de escape em posição mais elevada, jantes em alumínio de 20 polegadas com um desenho exclusivo pintadas numa tonalidade bronze e por um difusor aerodinâmico posterior inspirado no do Huracán que participa no campeonato Super Trofeo.
O painel de instrumentos, como em outros modelos da gama Huracán, é formado por um ecrã configurável que inclui um menu específico com informações do funcionamento dos elementos aerodinâmicos amovíveis. No fundo, uma bomba em movimento.
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Porque é que os Lamborghinis parecem todos iguais ?
Tanta falta de criatividade.
Os velhos Miura e Countach ainda dão uma lição a estes modelos modernos que parecem todos declinações do mesmo ! Muito mau. Olhem para a vulgar Ford no que ela fez no GT.
Talvez aprendam qualquer coisa !