Lexus LS 500h – 354 cv de razões a ter em conta
O Lexus LS 500h foi apresentado mundialmente no Salão de Genebra. Esta versão full hybrid do novo sedan da Lexus conta com um design mais aprimorado, performances de respeito e as linhas já conhecidas da marca. A Portugal chega no início de 2018.
A um primeiro olhar o carro caracteriza-se por uma longa distância entre eixos e por um perfil baixo, semelhante ao de um coupé. O habitáculo também foi revisto e é centrado no conforto. O modelo é mais comprido do que a anterior versão LS 600h L – 3.090 mm vs 3.125 mm.
O LS 500h está equipado com o novo sistema híbrido Multi Stage da Lexus. O sistema de propulsão usa um motor de V6 de 3.5-litros Dual VVT-i a gasolina e dois motores elétricos que, cumulativamente, produzem uma potência máxima do sistema de 354 cv. Enquanto o LS 500 estará disponível na Europa exclusivamente como modelo de tração integral, já o LS 500h será comercializado nas versões de tração traseira e de tração às quatro rodas. O LS 500h é construído sobre a nova plataforma Arquitetura Global da Lexus – Luxo (GA-L), que assegura um baixo centro de gravidade e uma melhor distribuição de peso.
A elevada rigidez do chassis permite que a nova suspensão multibraços pudesse ser afinada. Na Europa, a Suspensão Adaptativa Variável com suspensão pneumática faz parte do equipamento de série nas versões de topo. O desempenho dinâmico deste modelo beneficia também da coordenação dos sistemas de travagem, direção e estabilidade através do Lexus Dynamic Handling.
O pacote Lexus Safety System+ do LS 500h inclui, adicionalmente, um novo sistema avançado de segurança, que dispõe, em estreia mundial, da primeira função de deteção intuitiva de peões com direção ativa, entre outras tecnologias inovadoras.
No interior o conforto é assegurado pelos bancos dianteiros e traseiros com múltiplas regulações elétricas, além de funções de aquecimento, de ventilação e de massagem. Há também uma configuração opcional do espaço traseiro que oferece uma extensão para pernas – banco otomano – e o espaço para pernas mais generoso de qualquer geração do LS.
As aptidões artesanais Takumi, da Lexus, contribuem para um habitáculo com nos novos revestimentos, materiais e detalhes luxuosos, incluindo um novo tratamento de plissagem e um trabalhado de vidro Kiriko para os painéis interiores das portas.
Motorização híbrida full hybrid
O Sistema Multi Stage Híbrido do Lexus LS 500h combina um motor V6 3.5 litros Dual VVT-i a gasolina com dois motores elétricos, disponibilizando uma potência combinada total de 354 cv (264kW). O motor V6 faz o melhor uso possível do sistema Dual VVT-i (sincronismo variável inteligente de válvulas), com o sincronismo a ser precisamente calibrado em linha com as condições de condução, ajudando a assegurar um elevado binário a todas as velocidades de rotação do motor. Entre as medidas para reduzir as perdas por atrito, e assim melhorar a eficiência do motor, incluem-se a adoção de balancins estreitos e leves e de correias de distribuição de baixa fricção, enquanto a injeção direta de combustível D-4S ajuda a gerar condições de combustão otimizadas, contribuindo para uma boa economia de combustível.
Sistema Multi Stage Híbrido da Lexus
Esta é uma tecnologia que transforma as prestações do sistema de propulsão híbrido. O sistema acrescenta um dispositivo de quatro estágios de engrenagem à combinação do motor V6 de 3.5 litros a gasolina com dois motores elétricos. O resultado é uma resposta mais direta às solicitações do condutor, mantendo-se a suavidade e a eficiência.
Num modelo full hybrid convencional, o rendimento do motor é ampliado pelo motor elétrico através de uma engrenagem de redução, mas com o novo sistema híbrido Multi Stage a potência do motor V6 e da bateria híbrida podem ser incrementadas pelo dispositivo de quatro estágios de engrenagem, permitindo que seja gerada uma potência muito maior nas acelerações de arranque e alcançando uma aceleração de 0-100km/h em 5,4 segundos. É possível alcançar elevadas velocidades de cruzeiros a rotações mais baixas do motor e o LS 500h é capaz de rodar a velocidades mais altas – até 140 km/h – sem que o motor a combustão funcione.
Embora a unidade tenha quatro velocidades, a gama D tem um padrão simulado de controlo de mudanças que proporciona a sensação de condução de uma transmissão de 10 velocidades. À medida que a velocidade do veículo aumenta, a velocidade do motor aumenta também para gerar uma sensação de aceleração linear, direta e contínua e sem o efeito de ‘banda de borracha’ que se sente em algumas transmissões de variação continua.
Na 10ª velocidade, o controlo do tipo e-CVT permite alcançar elevadas velocidades de cruzeiro a baixas rotações do motor para um desempenho silencioso, suave e eficiente em termos de utilização do combustível.
O sistema também inclui DMI (Driver’s Mind Index), o que quer dizer que pode ajustar as passagens de caixa de acordo com o estilo e comportamento do condutor, sem que este tenha que alterar o modo de condução escolhido para obter o tipo de desempenho pretendido da transmissão. Graças ao funcionamento do Sistema Híbrido Multi Stage, o condutor tem à sua disposição um modo M para selecionar e reter as mudanças manualmente, usando as patilhas de passagem de caixa montadas atrás do volante – uma função que não estava disponível anteriormente nos híbridos da Lexus. Graças ao controlo coordenado do Dispositivo de Repartição de Potência e do mecanismo de mudança de velocidades, a mudança de velocidade começará instantaneamente com o computador a receber o sinal da patilha de passagem e a dar uma resposta rápida.
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