Audi com vasta gama de novidades
A Audi apresentou várias e interessantes propostas no Salão de Genebra, em que, pelas suas características, se destaca o Audi Q8 sport concept, que é alimentado por um motor 3.0 TFSI V6 com um sistema mild hybrid. A par deste, podem encontrar-se também os modelos desportivos de topo: RS 5 Coupé; RS 3 Sportback; e SQ5 TFSI. Há ainda para ver o Audi A5 Sportback g-tron. Este último movido a gás natural.
Audi Q8 sport concept
Para a marca é o modelo que representa o máximo prestígio, desportivismo e tecnologia. Combina um motor de seis cilindros 3.0 TFSI com um sistema mild hybrid e um compressor elétrico que se revela uma estreia mundial. Com uma potência de 476 Cv e um binário máximo de 700 Nm, acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,7s e atinge uma velocidade máxima de 275 km/h.
A autonomia é superior a 1.200 km. O efeito visual do Audi Q8 sport concept é acentuado pelos seus defletores aerodinâmicos característicos. A frente é dominada pela imponente grelha Singleframe octogonal com inserções em favo de mel e pelas grandes entradas de ar laterais. Em relação a o Audi Q8 concept que a marca apresentou em Detroit, foram adicionados 12 mm à largura das cavas das rodas.
O cunho desportivo é atribuído por um spoiler longo no topo do tejadilho, um difusor em alumínio e um sistema de escape oval distinto. O novo conceito de controlo baseia-se em ecrãs de grande dimensão sensíveis ao toque, no Audi virtual cockpit aprimorado e no head-up display. O display utiliza a tecnologia inteligente de realidade aumentada que combina os mundos real e virtual.
Audi RS 5 Coupé
Equipado com um motor 2.9 TFSI V6 biturbo debita uma potência de 450 Cv e oferece um binário máximo de 600 Nm – mais 170 Nm do que seu antecessor.
O modelo de topo da gama A5 acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos. Com o pacote dinâmico RS, opcional, atinge uma velocidade máxima de 280 km/h. A potência do motor V6 é transmitida a uma caixa de configuração desportiva Tiptronic de oito velocidades e, ao sistema de tração permanente quattro de distribuição assimétrica de 40:60 entre os eixos.
Para o RS 5 Coupé, os designers inspiraram-se em diferentes detalhes do célebre Audi 90 quattro IMSA GTO. Na parte dianteira, o caráter deste GT é dado pela forma larga e plana da grelha Singleframe e por entradas de ar sólidas. Os “blisters” quattro nos flancos enfatizam as pronunciadas protuberâncias sobre os guarda-lamas, que foram ampliadas em 15 mm. A utilização de um difusor RS específico, os tubos ovais do sistema de escape RS e um spoiler fixo completam a aparência dinâmica. No interior, o carácter desportivo do coupé de alto desempenho é sublinhado pelos bancos desportivos RS, o volante de couro desportivo RS de fundo plano, um ecrã RS especial no Audi virtual cockpit e logotipos RS.
Audi RS 3 Sportback
Incorpora um novo motor TFSI de cinco cilindros que debita uma potência de 400 cv e desenvolve um binário máximo de 480 Nm. Tem um registo de 4,1s de aceleração dos 0 aos 100 km/h.
A carroçaria conta com uma grelha Singleframe, completada com o logótipo quattro, grandes entradas de ar e guarnições angulares. Na parte traseira, destaque para o spoiler RS no topo do tejadilho, para o difusor e as grandes saídas de escape ovais RS. Em relação ao modelo base, apresenta vias mais largas, a direção progressiva, o eixo traseiro de quatro braços e uma suspensão com nova regulação. As características do sistema quattro variam com o modo selecionado no Audi drive select, juntamente com a direção, a gestão da caixa S tronic e gestão do motor e o som de escape – juntamente com a suspensão RS sport com controlo de amortecimento regulável, opcional.
O condutor pode variar individualmente o funcionamento destes componentes entre os modos comfort, auto e dynamic. A agilidade excecional está associada ao Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC) com vectorização seletiva do binário e ao modo sport especialmente ajustado ao RS3. Detalhes específicos RS no interior e o viciante som característico do motor de cinco cilindros aumentam a experiência emocional de condução.
Audi SQ5 TFSI
O modelo de topo da gama Q5 obtém a sua potência a partir do motor turbo de 3.0 V6 com 354 cv. O binário máximo é de 500 Nm, disponível a partir das 1.370 rpm. Estas características permitem a aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,4s.
A tração quattro permanente e a rápida caixa de velocidades Tiptronic de oito velocidades contribuem para o comportamento desportivo. A agilidade do SQ5 é reforçada pelo diferencial traseiro desportivo que distribui ativamente o binário entre as rodas traseiras e pela direção dinâmica com desmultiplicações variáveis, ambos opcionais. Para além destes dois componentes, o sistema Audi drive select também altera as características do motor, da caixa Tiptronic e da suspensão com controlo de amortecimento. A suspensão pneumática opcional permite ao condutor ajustar a altura da carroçaria à situação de condução específica. Entre outros equipamentos, o SQ5 inclui de série os bancos desportivos em Alcantara / couro, faróis em LED e jantes de liga leve de 5 raios duplos em estrela, de 20 polegadas.
Audi A5 Sportback g-tron
Depois do A3 Sportback g-tron e do A4 Avant g-tron, o Audi A5 Sportback g-tron é o terceiro modelo da Marca que pode funcionar com gás natural.
É alimentado por um motor 2.0 TFSI com 170 Cv (125 kW) de potência e um binário máximo de 270 Nm. O módulo de gás consiste em quatro depósitos muito leves, mas notavelmente robustos, com uma capacidade total de 19 kg. Permite uma autonomia superior a 500 km quando realizado exclusivamente com CNG (gás natural comprimido). E com o depósito adicional de gasolina de 25 litros, a autonomia total é aumentada até 950 km. No novo Ciclo de Condução Europeu (NEDC), o A5 Sportback g-tron com caixa S tronic utiliza apenas 3,8 kg de CNG por 100 km, equivalente a emissões de 100 g CO2/km. A Audi torna-se, assim, no primeiro construtor premium a oferecer um motor a gasolina com valores de emissões inferiores aos de um motor diesel equivalente, no segmento B. As combustões limpas e a elevada eficiência do sistema de acionamento garantem menores custos ao proprietário. Comparado com um motor a gasolina equivalente, os custos de combustível são marcadamente mais reduzidos e as emissões reduzidas de CO2 colocam o g-tron mais atrativo em termos de fiscalidade. Em combinação com a tecnologia Audi e-gas, o A5 Sportback g-tron é ainda mais amigo do ambiente na estrada.
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