Imagens inéditas do fim de semana que ‘matou’ Senna e Ratzenberger

Por a 10 Fevereiro 2017 10:31

É um vídeo forte, pelo simbolismo que encerra. Quem o fez chama-se Thomas Gronvold, é norueguês e filmou o GP de San Marino de 1994, ano que que perederam a vida Ayrton Senna e Roland Ratzenberger. O filme é feito a partir da reta da meta, e daí pode ver-se a última volta realizada por Roland Ratzenberger, a posterior entrada da ambulância em pista, o por fim o monolugar do austríaco e de Ayrton Senna nas boxes. Entre as imagens mais marcantes do vídeo, estão as seguintes:

0m36s – A última volta de Roland Ratzenberger

1m35s – O helicóptero/ambulância entra em pista

1m40s – O Simtek de Roland Ratzenberger

3m32s – Ayrton Senna nas boxes antes da corrida

7m28s – A partida

7m58s – O acidente de JJ Lehto e Pedro Lamy

13m20s – A segunda partida

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
noteam
noteam
7 anos atrás

É um vídeo impressionante que traz consigo um conjunto de memórias associadas a este fim de semana infernal. Já muito se falou acerca deste GP e pouco mais há a dizer, é incrível como apesar de tudo ainda continua a mexer com tanta gente. Não dá para evitar reparar que por esta altura a atmosfera á volta dos GPs era totalmente diferente, completamente lotadas aquelas bancadas, e o que dizer dos som daquelas máquinas? Só de os ouvir a adrenalina aumenta imediatamente, faz lembrar de onde vem a genuína paixão pela f1.

can-am
can-am
7 anos atrás

O Lamy fez um erro de principiante,fruto da sua falta de experiência : toda a gente se desviou do Letho menos ele. Espectadores na bancada feridos, incrivel. Foi um GP azarado, mas o que aconteceu lá podia ter acontecido em qualquer outra prova, apenas foi azar a mais numa prova só. O Ratzenberger bateu muito forte e do lado mau. Mesmo hoje não sei. (embora os bicos hoje estejam bastante melhor protegidos).As frentes naquela época eram muito mais finas do que hoje. O regulamento dava muita liberdade neste campo. A morte do Senna, depois de tanto que se escreveu,foi também… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  can-am
7 anos atrás

O problema era a parte lateral dos carros que era muito desprotegida, e fez com que o Ratzenberger batesse com a cabeça no muro. O azar mesmo foi a asa dianteira ter desprendido numa zona rápida do circuito e o carro ficou sem controlo.

Pity
Pity
7 anos atrás

Foi um fim de semana em que tudo o que podia correr mal, correu mal. Aquele 1º de Maio foi uma das três datas que nunca me vão sair da memória, a par do 4 de Dezembro de 1980 e do 11 de Setembro de 2001. As imagens de Senna deitado no chão, com uma poça de sangue ao lado, Henrique Garcia junto aos destroços do Cesna de Sá Carneiro e as Torres Gémeas a colapsarem, estão tão vivas na minha memória, como se tivessem acontecido ontem.

dumberdog
dumberdog
Reply to  Pity
7 anos atrás

Diria mais, para mim 1 de Maio de 1994 foi o 11 de Setembro da F1.

Pity
Pity
Reply to  dumberdog
7 anos atrás

Boa comparação, sim. Depois do 11 de Setembro, o mundo não voltou a ser o mesmo, depois da morte de Senna, a F1 também não voltou a ser a mesma.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

E isto numa época que não havia telemóveis com câmaras etc. deviam ser poucos que tinham câmaras de gravar video.

lemans1969
lemans1969
7 anos atrás

Apesar de gostar mais de Ralis e de corridas de Sport-Protótipos (daí o meu nickname), naquela altura ainda via F1 porque dava em canal aberto. Lembro-me perfeitamente de ver o acidente do Senna e de ver a cabeça dele tombar para o lado assim que o carro parou e de ter dito a quem estava a ver a corrida comigo “o Senna está morto” ao que me disseram que estaria só desmaiado… mas infelizmente eu tinha razão. Para mim, estou convicto que ele morreu logo naquele momento embora a organização da prova tenha dito que ainda foi com vida para… Ler mais »

can-am
can-am
Reply to  lemans1969
7 anos atrás

O acidente do Senna foi um enorme azar,principalmente porque o braço da suspensão parecia que actuou teleguiado e como uma faca perfurou a parte mais fraca do capacete, atingimdo-lhe o cerebro e provocando lesões irreversiveis da coluna etc. Morte imediata. Hoje a protecção lateral é grande e a altura dos cocpkpits muito maior ( por via desse acidente) e algo semelhante provavelmente não teria consequências mortais, até porque as peças de carbono não são tão”agressivas” como naquela época. O material evoluiu bastante e quando sofrem um colapso molecular perdem imediatamente muita da rigidez inicial). O Senna era Cristão, uma pessoa… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  lemans1969
7 anos atrás

O médico que atendeu o Senna, Sid Watkins, admitiu numa entrevista que o Senna morreu em pista. Foi numa situação lamentável que a organização do GP de Imola no dia anterior fez o mesmo com o Ratzemberger, para evitar ter perdas económicas gigantes. Se a lei fosse cumprida, não teria havido corrida no Domingo. O acidente de Le Mans foi tão grave que ainda hoje têm efeitos: É proibido eventos de automobilismo na Suiça. A própria Mercedes só voltou ao automobilismo em 1989/90 com a parceria Sauber Mercedes em Le Mans e posteriormente na F1. O morte do Senna foi… Ler mais »

rodríguezbrm
rodríguezbrm
7 anos atrás

Safou-se de boa este norueguês. É que no sábado esteve sentado exactamente no ponto da bancada em que houve vítimas devido aos destroços projectados da colisão, tendo mudado de lugar no domingo. “Motorsport is dangerous”.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado