Triunfo controverso da Wayne Taylor Racing nas 24 Horas de Daytona

Por a 29 Janeiro 2017 19:39

 

A 55.ª edição das 24 Horas de Daytona foi emocionantes e disputada até final, mas decidia por uma manobra pouco ortodoxa de Ricky Taylor, que no Cadillac DPi-V.R. # 10 da Wayne Taylor Racing deu um toque em Filipe Albuquerque que o atirou para fora da pista.

Infelizmente a IMSA não aplicou qualquer penalização ao norte-americano, privando provavelmente a equipa da Mustang Sampling de uma vitória na mais importante corrida do campeonato IMSA.

Depois de uma situação de bandeiras amarelas, Filipe Albuquerque estava na frente da corrida, e no reatamento veio o esperado ataque de Ricky Taylor, que à imagem do que havia feito uma hora antes tentou a ultrapassagem ao português.

O Cadillac # 5 chegou a ter o # 10 a seu lado, mas desta vez Filipe não concedeu espaço a Ricky, que teve de se manter atrás do carro da Mustang Sampling para evitar a colisão, que ocorreria na tentativa seguinte, quando o norte-americano não fez qualquer cerimónia em atirar o português para fora da pista.

Quase decalcada da luta que decorria na frente, a luta pelo triunfo em GT Le Mans esteve ao rubro, só que com mais protagonistas, ainda que nos últimos se tenha centrado entre Dirk Mueller e Patrick Pilet

A diferença é que neste duelo tudo foi mais leal, e o alemão levou o Ford # 66 a um triunfo justo, diante de um Porsche # 911 RSR bastante eficaz, que deu ao francês um segundo lugar muito ‘transpirado’ diante do ataque final de James Calado.

Em GT Daytona a luta não foi menos intensa, com Michael Christansen no Porsche 911 GT3R # 28 a garantir o triunfo também na volta final, batendo Christopher Mies, no Audi R8 LMS # 29.

Já Pedro Lamy teve de contentar-se com a 12.ª posição com o Aston Martin #98 que mais uma vez dividiu com Mathias Lauda e Paul Dalla Lana.

Classificação final

1.º R.Taylor/J.Taylor/Gordon/Angelelli (Cadillac) 659 voltas

2.º Barbosa/Fittipaldi/Albuquerque (Cadillac) a 0,671

3.º Goosens/Van der Zande/Rast (Multimatic Riley) a 1 volta

4.º Sharp/Dalziel/Derani/Hartley (Nissan) a 3 voltas

5º Mueller/Hand/Bourdais (Ford) a 7 voltas

6º Pilet/Werner/Mackowiecki (Porsche) a 7 voltas

7.º Fisichella/Calado/Vilander (Ferrari) a 7 voltas

8.º Garcia/Magnussen/Rockenfeller (Chevrolet) a 7 voltas

9.º Tinknell/Priaulx/Kanaan (Ford) + 7 voltas

10.º Estre/Vanthoor/Lietz (Porsche) a 7 voltas

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F1_4ever
7 anos atrás

Foi mesmo favorecimento por o Ricky Taylor ser americano, interrompem a corrida com bandeiras amarelas por qualquer coisita e neste caso, não fazem nada. espero bem que a equipa do Filipe Albuquerque proteste o resultado da corrida.

five
five
Reply to  F1_4ever
7 anos atrás

Embora com cores diferentes equipa é a mesma, e o R. Taylor é inglês, mas sem dúvida que foi beneficiado e o Filipe prejudicado.

ng.sousa
ng.sousa
7 anos atrás

Isto parece mais escrito por um adepto do que por um jornalista. Na minha opinião o Filipe cometeu um erro e deixou espaço para o Taylor colocar a frente. Qd quis fechar já lá estava o outro. Se tivesse feito a curva sem fechar tanto tinha conseguido ficar a frente pq o Taylor não ia conseguir sair rápido. Acontece nas corridas.

ernie
ernie
Reply to  ng.sousa
7 anos atrás

Consegue mandar-me o link do video? Agradecia. Não pude ver o final da corrida, e não gosto de “cagar” postas de pescada à toa. É um favor. Cumprimentos.
Já não é preciso. Já vi. O Taylor não tem direito à trajectória.
Mais uma vez o Filipe apanhou. É mais uma corrida à americana, ou seja: Manipulada. Ainda não percebo como há tantos portugueses que gostam destas corridas de M+rda. F+ck’em.

ng.sousa
ng.sousa
Reply to  ernie
7 anos atrás

Vi em directo no site da IMSA TV. Não sei se já teem vídeos do toque

Edit: está na outra notícia do AS

ernie
ernie
Reply to  ng.sousa
7 anos atrás

https://www.youtube.com/watch?v=13vH85hj6fo

Isto não é um incidente de corrida. O Filipe é tão bom piloto como bom rapaz, e depois vem um malandro e dá nisto. Filipe Albuquerque e João Barbosa são os novos mexicanos, depois de Esteban Gutierrez ter sido despedido da HAAS F1, 3 dias depois de Trump ganhar as eleições com poucos votos.

estrela38
estrela38
Reply to  ng.sousa
7 anos atrás

Só pode estar a brincar ?? ***.youtube.com/watch?v=_3VCQuogKBQ

ng.sousa
ng.sousa
Reply to  estrela38
7 anos atrás

Por acaso não estou. Custou-me ver este final mas acho que foi um incidente de corrida e com mais responsabilidades para quem fechou a porta. não foi o primeiro erro que ele teve nas últimas voltas naquela curva. O Taylor estava com o carro mt mais estável em travagem naquelas voltas.

five
five
7 anos atrás

Que vergonha de final de corrida. Depois de quase 24H sem dormir, levar com um final destes é no mínimo decepcionante. Sinceramente estava a pensar neste comentário elogiar tanto os pilotos, como a cobertura e a equipa de media, bem como a direção da corrida, mas no final borraram a pintura toda. O toque do Ricky Taylor que mandou o Filipe Albuquerque para fora foi claramente na traseira, e se não tivesse acontecido ele não teria espaço para passar entre o #5 e a barreira de pneus. Foi uma manobra desesperada, de um piloto que nas últimas duas voltas provou… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

Vi os últimos 15/20 minutos. Faltavam 5 minutos e empurram o Albuquerque para fora… palhaçada.
Vale tudo!

MVM
MVM
7 anos atrás

Adoro o João Barbosa. É o piloto português por quem tenho mais admiração, com o bónus de ser da minha cidade. Gostava muito que ele tivesse ganho, mas infelizmente não aconteceu. Não atribuo culpas a ninguém – nem ao Ricky Taylor, que deu o toque, nem ao F. Albuquerque, que cometeu um erro ao abrir a trajectória. Quando o nosso favorito ultrapassa numa manobra mais audaciosa e toca o adversário, pomo-nos logo a citar o Ariston Senna com a cantiga do «if you don’t go for a gap you’re no longer a racer». Quando é outro a tocar o nosso… Ler mais »

rc
rc
7 anos atrás

O Filipe quando fechou já foi tarde, incidente de corrida.

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